A Lafer é pioneira, de novo

Reprodução da pagina inicial do site da Lafer em novembro de 2012.

O Brasil era um país de feições agrárias quando a Lafer passou a projetar e fabricar móveis, além de simplesmente vendê-los, em 1961 - um período no qual a indústria nacional de automóveis estava apenas ensaiando seus primeiros passos. Se haviam dificuldades inerentes a um país de dimensões continentais e muita coisa ainda estava para ser feita em termos de infraestrutura, haviam também grandes possibilidades para crescimento econômico e empresarial.

Tal potencial somente seria alcançado nas bases da criatividade e do pioneirismo. Isso nunca faltou para a Lafer. A Lafer foi pioneira em proteger suas criações através de patentes. A Lafer foi pioneira na exportação de móveis brasileiros para a Europa e América do Norte. A Lafer foi pioneira no manuseio da fibra de vidro em escala industrial, o que lhe permitiu forjar o primeiro molde das cabinas telefônicas conhecidas até hoje como "orelhões".

A Lafer foi pioneira até mesmo quando lançou um automóvel com linhas nostálgicas e apelo esportivo no Brasil - e mesmo nisso ela vem sendo copiada desde então. Quatro décadas depois da apresentação do MP Lafer ao público, a Lafer volta a ser pioneira em relação ao carro, ao apoiar institucionalmente a iniciativa da publicação de um livro contando a sua história.

- Visite o site oficial da Lafer
- Curta a Lafer no Facebook
- Siga a Lafer no Twitter

A história da indústria brasileira automobilística é muito rica, mas ainda precisa ser devidamente registrada. Por enquanto isso é feito por gente abnegada, que luta contra o descaso que aparentemente predomina na memória das grandes empresas do ramo.

Felizmente, no caso do MP Lafer, isso não aconteceu. O livro que relata a sua trajetória está repleto de imagens históricas fornecidas pela própria Lafer. O idealizador do MP, o arquiteto Percival Lafer, foi o principal colaborador do escritor Jean Tosetto, que também é arquiteto. A capa da publicação teve o aval da empresa, que recomendou o ID - Bureau de Criação para a tarefa.

O livro está concluído, mas a colaboração da Lafer continua, numa demonstração de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Neste período festivo de comemoração dos 40 anos do MP Lafer, o site da empresa está divulgando o lançamento de "MP Lafer: a recriação de um ícone" em sua página inicial. Isso nos enche de orgulho, mas aumenta a nossa responsabilidade - é preciso ter muito respeito com aqueles que são pioneiros.



Livro do MP: as primeiras impressões

O Ronaldo Medina já recebeu o exemplar dele em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Nos últimos dias a ansiedade tem tomado conta aqui na redação do site mplafer.net - primeiramente pela expectativa de receber os exemplares da gráfica, depois para saber se os livros estão chegando em ordem para os primeiros leitores e por fim para saber a opinião deles. Não conseguimos resistir aos primeiros retornos que o livro está gerando e vamos dividir com você uma amostra do carinho que estamos recebendo.

"Boa tarde Jean! Seu livro já está aqui nas minhas mãos e estou ansioso para 'devorá-lo'. Agora, tenho uma boa leitura para este fim de semana. Grande abraço."

- Ronaldo Medina

Os MPs que participaram do rali da Mantiqueira, organizado pelo CAAT, cujo dirigente já encomendou um exemplar.

 O Aldo Fusco, de Taubaté, tem um lindo MP Lafer na vesão TI, agora com placas pretas. Ele já encomendou seu exemplar e está divulgando o livro para os seus amigos do CAAT - Clube de Autos Antigos de Taubaté.

"Li a sinopse e achei muito, muito bom. Parabéns. 
Neste último fim de semana tivemos nosso rali e dois MPs participaram brilhantemente. Um deles foi o meu, que foi pilotado por minha filha caçula e ou outro é um 1985 (não tenho certeza) maravilhoso, com vidros elétricos originais, odômetro parcial e outros mimos. Segundo o proprietário, este carro é de uma série que foi feita para exportação mas acabou ficando no Brasil.
Novamente receba meus parabéns pelo livro, que vem preencher uma lacuna na literatura sobre automóveis nacionais, valorizando a história deste carro tão querido, tão carismático."


- Aldo Fusco

O professor Rogério Novaes veio buscar seu livro pessoalmente, no escritório do autor.

"Indicação cultural: 'MP Lafer a recriação de um ícone' de autoria do meu amigo Jean Tosetto é simplesmente imperdível para quem admira e cultua o mundo automobilístico. Resultado de um trabalho impecável e dedicado; cheio de momentos históricos da marca Lafer no Brasil. Fotos marcantes e que traduzem a relação apaixonante de um jovem arquiteto e urbanista pelo automobilismo; em especial pelo MP Lafer. Indico e recomendo este maravilhoso trabalho que nasce para transcender o que o mercado editorial já viu sobre carros no Brasil."

- Rogério Novaes

"Tenho motivos de sobra para indicar este livro a todos os meus contatos.
Primeiro, porque é um levantamento fiel sobre um dos ícones da indústria automobilística e que desperta a atenção por onde passa. Segundo, porque seu autor Jean Tosetto é um profissional ímpar, dedicado e que tem neste livro o sinal da sua competência e dedicação a cada projeto que realiza.
Vale a pena conferir!"

- João Vedovello

O arquiteto e urbanista Alan Cury, presidente do IAB em Campinas, levou um exemplara para si mesmo e mais dois para sortear entre os colegas de profissão.

"Meu mais novo livro de cabeceira. Leitura divertida e emotiva, para quem entende a paixão por um sonho material. Este não é o meu sonho, mas o que me atrai é o conto daquele que realizou o seu, e eternizou em um livro, um mito brasileiro de uma era poética, criativa e divertida. Parabéns Jean Tosetto!"

Alan Cury

"Ao caminhar pelo prefácio do seu livro, me vi em minha infância, onde em um Natal ganhei de meu avô um jipinho vermelho, de lata, que me deu muitas alegrias. A diferença é que algumas partes do carrinho ainda estão aqui no sítio. Aprendi a dirigir neste pequeno bólido: manobras, cavalos de pau e outros malabarismos que depois de alguns anos exerci em veículos de verdade - aliás, isso é outra história..."

- Sylvio Zanetti

Você já leu o livro do MP? A sua opinião é muito importante. Escreva para nós!


MP Lafer: a recriação de um ícone



Amigos laferistas,

Depois de dois anos de pesquisas, viagens, entrevistas, incontáveis horas escrevendo e lidando com imagens - sempre de olho no prazo idealizado para coincidir com o aniversário de 40 anos do MP Lafer, em novembro de 2012 - finalmente posso apresentar para vocês o livro do MP Lafer.

Este livro era um sonho antigo que surgiu pouco depois do site mplafer.net ganhar sua versão em flash, no já longínquo 2002, motivado pela boa receptividade que a publicação teve entre os entusiastas do MP Lafer, o que me convenceu da  necessidade de registrar essa paixão de um modo definitivo.

No começo não havia rumo definido e patinei em algumas decisões sobre como deveria ser o estilo da obra. Foi quando optei por uma linguagem mais informal, já que não sou jornalista ou historiador, que o projeto deslanchou. Porém, nem por isso deixei de lado o critério da seriedade para checar as informações.

No caminho aprendi muitas coisas ao aderir ao slogan "faça você mesmo" pois, num trabalho como esse, terceirizar funções significa um investimento vultoso. Preferi investir meu tempo, usando os conhecimentos adquiridos com o site do MP: a fluência na escrita e o modo de enquadrar as imagens.

A diagramação foi um desafio, pois um livro em formato de folha sulfite se comporta de modo muito diverso de uma página eletrônica com barra de rolagem. Estudei várias soluções e optei por um caminho mais seguro. A revisão foi outra tarefa exaustiva, mas compensadora, com a ajuda da Renata Tosetto.

Quero agradecer o apoio institucional da Lafer, pela concessão de dezenas de imagens de arquivo, e em especial ao arquiteto Percival Lafer, pelas mensagens de incentivo e pelo contato com o talentoso Luiz Gustavo Petri, responsável pela capa do livro.

Apresentei o projeto para algumas editoras. As grandes do ramo pedem seis meses para responder e o aniversário de 40 anos do MP Lafer não podia esperar. As editoras de menor porte se interessaram pelo livro, mas neste caso teria que ser solidário nos custos de impressão e distribuição da obra.

Foi neste ponto que decidi me tornar um editor autônomo: providenciei o ISBN - uma espécie de CPF do livro - obtendo também o prefixo editorial que me permitiu solicitar a ficha catalográfica na CBL - Câmara Brasileira do Livro. Foi como conquistar um segundo diploma - o primeiro foi o de Arquitetura.

Faltava contratar a gráfica. Algumas empresas exigiam uma tiragem alta demais - outras não tinham como me atender a tempo. Felizmente conheci a Gráfica Gandrei de Santa Catarina. Eles me receberam muito bem, pediram um preço justo e cumpriram o prazo combinado, entregando os exemplares com capa dura e miolo de papel couché, com a qualidade que se espera de um livro como este.

Acabou o trabalho? Não. Agora precisamos fazer a divulgação, pois distribuir um livro de um editor autor não é fácil, uma vez que o sucesso dele  depende mais do leitor realizar a encomenda do que a livraria fazer a oferta na vitrine.

Por enquanto o livro do MP Lafer está disponível aqui no site, através de venda virtual com entrega pelos Correios. A Bookstore é a primeira livraria do Brasil a acreditar no potencial do livro e também somos gratos por isso.

Você pode nos ajudar, caso não queira comprar o livro pelos Correios ou ir até o centro de São Paulo: encomende o livro na sua livraria favorita, basta informar para o gerente da loja as seguintes informações:

Título: "MP LAFER: A RECRIAÇÃO DE UM ÍCONE"
Autor e editor: Jean Tosetto
ISBN: 978-85-914220-0-5


Deste modo você poderá aferir se a livraria faz jus ao ofício de vender livros. Estamos dispostos a atender a todas as livrarias do Brasil.

Percebi que já escrevi demais, porém é o meu jeito de ser. Estou vivendo dias muito felizes e ficarei honrado se puder contar com um exemplar do meu primeiro livro na estante da sua casa.

Grande abraço!
Jean Tosetto

O livro mais esperado dos últimos 40 anos *

Em novembro de 1972 uma equipe entusiasmada construiu o primeiro protótipo do que viria a ser o MP Lafer. Quarenta anos depois, você tem a oportunidade de conhecer as páginas desta história através de um livro escrito pelo mesmo autor do site mplafer.net:

(clique na capa para ampliar)

MP LAFER: 
A RECRIAÇÃO DE UM ÍCONE

Autor e editor: Jean Tosetto
ISBN: 978-85-914220-0-5
Páginas: 168
Edição: 1 (2012)
Formato: A4 210x297 mm
Coloração: colorido
Tipo de papel: couché fosco
Acabamento: capa dura brilhante

Versão impressa: preço de capa: R$ 180,00 + frete (últimos exemplares)

Quer seu livro com dedicatória? 

Encomende um exemplar diretamente com o autor, através do e-mail jeantosetto@hotmail.com via PIX ou depósito bancário.

(Para que a resposta não caia na caixa de spam, marque este endereço como confiável em sua caixa de entrada.)

Versão eletrônica: https://amzn.to/3O0VJey

Pedido de compreensão:

Este site tem uma estrutura bem enxuta. Não somos um marketplace, como a Amazon ou o Mercado Livre, que entregam as encomendas no mesmo dia ou no dia seguinte. Nós, ao contrário, despachamos os livros do MP Lafer pelos Correios, via Sedex ou PAC. Ou seja, leva alguns dias para cada livro chegar ao seu destino. Assim, não espere pela véspera das datas festivas para encomendar seu exemplar, seja para você ou para dar de presente para uma pessoa querida.

Nós também não fazemos atendimento via WhatsApp. Não se trata de uma questão antipática da nossa parte. Simplesmente escolhemos não embarcar no sentimento de urgência que tomou conta do mundo. Apreciar ou guiar um MP Lafer já é um indicativo de que estamos remando na direção contrária, no sentido de desacelerar para curtir a paisagem, ao invés vê-la como um borrão na tela de um celular. Assim, será um prazer receber seu e-mail, como será um prazer responder com a calma e a atenção que você merece.

Sinopse

O MP Lafer foi o primeiro veículo fora-de-série do Brasil com linhas nostálgicas, resultado do pioneirismo e da incessante busca de qualidade e aprimoramento que a Lafer aplicava em suas criações no início dos anos 70, numa época em que a diversificação de atividades estava na agenda da notória empresa fabricante de móveis de alto padrão em design.

Líder na criação, produção e exportação de mobílias refinadas, a Lafer resolveu investir na produção de artefatos de fibra de vidro, passando a atuar também no ramo do mobiliário urbano, de onde se destaca o desenvolvimento do molde do ainda onipresente Orelhão, a partir dos esboços da arquiteta Chu Ming Silveira, e posterior fabricação em série para todas as companhias telefônicas brasileiras.

A despeito das limitações tecnológicas e especificações mecânicas de então - áreas na qual a Lafer não atuava - o MP foi um modelo que encantou gerações de entusiastas que não deixaram sua trajetória se esvair, mesmo com o fim da produção, em 1990. Desde então surgiram clubes e sites dedicados à marca, que congrega proprietários no Brasil e diversos países para onde o automóvel foi exportado.

Para compreender a história do MP Lafer, é preciso percorrer a origem dos veículos fora-de-série no Brasil, bem como rememorar os gloriosos anos da britânica MG, cujo modelo TD serviu de base para o arquiteto Percival Lafer recriar o ícone, cujo sucesso se reflete no aparecimento de outros carros com linhas nostálgicas no Brasil.

A partir do MP, a Lafer desenvolveu a versão TI, com mais liberdade de inovar no desenho de um carro de linhas consagradas. Já com o revolucionário projeto LL a empresa abriu suas portas para estudantes universitários de uma importante faculdade de engenharia industrial.

Querido por celebridades e anônimos, o MP Lafer segue como referência em desenho industrial, fruto de uma época em que a paixão e a criatividade sobrepujavam as frias decisões empresariais.

Sobre o autor

Jean Tosetto é arquiteto e urbanista formado pela FAU PUC de Campinas. Desde 1999 realiza projetos residenciais, comerciais, industriais e institucionais. Em 2006 atuou como professor convidado da efêmera Faculdade de Administração Pública de Paulínia, onde ministrou os cursos de Mobilidade Urbana e Transportes, e Habitação Social. É editor dos sites mplafer.net, tosetto.com e luterno.com, mas já escreveu diversos artigos sobre temas arquitetônicos, viagens, música e esportes, publicados em outros sites e blogs, além de colaborações com jornais e revistas. Este é seu primeiro livro.

Visualize algumas páginas
(clique nas imagens para ampliar) 








Lançamento
(clique no convite para ampliar)




Veja também



* pelos laferistas!

Clube MP Lafer Brasil convida:


Almoço de Confraternização de 2012 

Bom dia Laferista,

Quem estava com saudade de colocar o pé na estrada pode se preparar, pois chegou a hora de realizarmos nosso almoço de confraternização.
O local não poderia ser mais típico, pois trata-se do Restaurante Vila Antiga, que tem vários carros antigos espalhados no local. Lá existe também um mini museu com várias antiguidades. É muito interessante.

Vamos lá?

Data: 8 de dezembro de 2011 (sábado).
Local de saída: Rodovia Bandeirantes, km 28 – Posto BR.
Horário de saída: 10:00 horas. 

Local de destino: “Restaurante Vila Antiga” – Rua Araçandiva, 401 - Alphaville Extra - Campinas.
Cardápio: Self-service com vários pratos, com predominância de comida goiana.
Preço negociado: R$ 36,90 por pessoa, com sobremesa, fora bebidas, mais 10% de serviços. 

Trajeto: Rodovia Bandeirantes até o final, continuando pela Rodovia Anhanguera. Entrar na Rodovia Dom Pedro II até a Rodovia Ademar de Barros. Após 1 km entrar na estrada do Alphaville, à direita, passar ao lado do condomínio, passar pelo posto de gasolina que fica à direita, subir à direita contornando os muros do condomínio e entrar à esquerda ao fim da subida.

Não esqueça de ir uniformizado.
Até lá,

Walter Barboza Arruda – Presidente – 11-97122.6260
Romeu Nardini – Diretor  – 11-99154.4536

 
São Bernardo do Campo 2011
São Roque 2010

Parque da Mooca 2012 - por Gilberto Martines

Quatro MPs do Clube MP Lafer Brasil no Parque da Mooca.

Gilberto Martines escreve em 21 de outubro de 2012:

"Estou enviando algumas fotos do 2º Encontro de Veículos Antigos Especiais e Hot Rods do Parque da Mooca. 

Em virtude do cancelamento dos eventos do Parque da Juventude, a Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo estará agora realizando todo 3° domingo do mês o Encontro de Veículos Antigos Especiais e Hot Rods num novo espaço,  no tradicional e querido bairro da Mooca, mais precisamente no Clube Escola Parque da Mooca junto a Sub Prefeitura da Mooca em São Paulo -  local que por sinal é muito agradável com bastante espaço para os carros que ficam espalhados entre arvores.

No encontro estavam presentes vários clubes, sendo que o Clube MP Lafer Brasil compareceu com quatro MPs. O evento contou com a presença de barracas alimentação, peças, miniaturas e da banda Máquina Riff, que tocou músicas dos anos 50 e 60.

A entrada é gratuita, basta fazer a inscrição com o senhor Carlos Guimarães (11 8207 6544), hoje o acesso foi feito pelo portão da Rua Bresser e podemos dizer que é uma boa opção para os 3° domingos do mês.

Gostaria de parabenizar aos organizadores do evento e de convidar todos o amigos laferistas para participarem deste encontro. Um abraço a todos."

Volkswagen Sedan: o Fusca é o carro mais popular também entre os antigos.

Este Ford estava com adesivo de portador de necessidades especiais?

Um Santa Matilde conversível: tão belo quanto raro nos eventos.

Fusca conversível com pintura "saia-e-blusa" e uma placa preta na tampa do motor.


Veja também:

Palácio das Indústrias 2010 - por Gilberto Martines
Quintas no Ibirapuera 2009 - por Gilberto Martines
Memorial da América Latina 2007 - por Romeu Nardini
Índice de álbuns