Catálogo de cores do MP Lafer

Mensagem de Custodio Saraiva ao site mplafer.net, em 7 de outubro de 2007:

"Estou escrevendo novamente para relatar um fato que, de uma certa forma, demonstra a importância deste site no resgate de material a respeito do MP Lafer, e até mesmo de fatos até então retidos na memória das pessoas.

Há dias encontrei um amigo, entusiasta de carros antigos,a quem comentei da existência do site MP Lafer. Ele achou muito interessante a idéia e então me relatou que na década de 70 (cerca de 1978) viajou à São Paulo, na condição de arquiteto a serviço de uma empresa, para orçamento de móveis de escritório, tendo visitado a fábrica de móveis Lafer e ficando agendada uma visita ao setor dos carros - o que não se concretizou pela necessidade que teve em retornar mais cedo à Porto Alegre.

Meu amigo falou que talvez ainda tivesse guardado, em algum canto de sua casa, material de divulgação do carro e inclusive a cartela de cores que na época havia ganho por ocasião da visita em São Paulo.

Ontem meu amigo deixou em minha casa cópia do material que envio para colaboração. Meu amigo se chama Roberto Ferraz e mora em Porto Alegre."

As imagens foram digitalizadas em 12 de novembro de 2007. Para ver ampliado basta clicar sobre cada uma delas:

A capa do catálogo é dobravel, dividindo-se em três partes.

No interior, duas fileiras para a carroceria, e uma para a tapeçaria e capota.

No detalhe, a primeira fileira, com legendas anotadas manualmente nesta cópia.

O mesmo vale para a segunda fileira da carroceria. Preservou-se o original.

Cores disponíveis para a tapeçaria e capota. As tarjetas são texturizadas.

Fotos complementares do Arquiteto Roberto Ferraz, enviadas por Custodio Saraiva - agradecemos aos amigos do Sul pelo inestimável presente aos leitores do site:

As tarjetas - amostras - ficam sobre a descrição da cor.

A Lafer, no entanto, também aceitava encomendas de cores personalizadas.

Atualmente, a gama de cores e texturas para a capota e tapeçaria aumentou.

Recebemos também um material publicitário do MP Lafer, que pretendemos compartilhar em breve, aguardem!

21 comentários:

  1. Guilherme Vollu16/11/12 18:27

    Essas cores eram específicas para cada ano ou os Mp`s poderiam sair de fabrica com qualquer cor desse catalogo independente do ano?

    ResponderExcluir
  2. Caro Guilherme,
    Este catálogo era uma base para a escolha das cores. Na verdade a Lafer aceitava encomenda de cores específicas. O Jô Soares, por exemplo, encomendou um MP Lafer cor de rosa para presentear sua namorada na época.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos queria saber se ainda fabricam a carroceria de fibra de vidros para mp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última carroceria de MP Lafer, construída pela Lafer, saiu da forma em 1988. Alguns MPs forma terminados até 1990. Depois disso só fabricaram réplicas de maneira esporádica.

      Excluir
  4. gostaria de saber quais cores saíram em 1975

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse catálogo era perene, não renovado a cada ano.

      Excluir
  5. Elvis Nascimento3/6/16 16:07

    Olá Jean,
    Estou restaurando meu Mp e estou com dificuldades de conseguir a cor azul agua metalico que consta no catalogo da Lafer.
    Vc saberia algum codigo ou cor semelhante?
    Elvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Elvis, pelo ano de seu MP Lafer, pesquise o catálogo de grandes marcas para encontrar o azul metálico mais próximo do que você deseja, preservando a originalidade do veículo, dado que a Lafer aceitava encomenda de cores específicas, além do seu catálogo base.

      Excluir
    2. Elvis Nascimento4/6/16 11:37

      Obrigado pela resposta Jean !!!! Grande abraço

      Excluir
  6. Oi João,

    Gostaria de saber o porque de dois estepe, um atrás em cima do porta mala traseiro e um dentro do porta mala dianteiro.
    Obg pelo retorno.
    At.
    MiTchel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o estepe traseiro é apenas estético e atua como respiro do motor refrigerado a ar. Já o estepe dianteiro é funcional.

      Excluir
  7. Bom dia João,tenho um MP ano 1985 prata e gostaria de pinta-lo de cor vinho igual a este do site, você
    sabe me dizer que vinho e esse ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo pelo João, a cor vinho do MP Lafer na testada do site (versão desktop) é da linha Ford. Para você não perder o direito da placa preta no seu MP, procure por um tom que a Ford já usava em 1985 ou antes, pois as cores dos carros da Lafer podiam ser escolhidas na fábrica.

      Excluir
  8. Olá boa noite. MG SPAIC e MG ENSEADA... Alguém poderia me falar sobre estes carros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes carros estão comentados no livro do MP Lafer.

      Excluir
  9. Olá Jean tudo bem? Recentemente adquiri um MP lafer TI 1979, porém tem um Step na lateral e a cor dele é um bordo/vinho... gostaria de saber se consigo pesquisar em algum lugar a cor original dele, é também se teve algum modelo TI com Step na lateral. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a Lafer chegou a fazer um protótipo de MP Lafer com estepe na lateral, para expor num salão do automóvel em São Paulo, em 1985. Porém, provavelmente seu MP Lafer TI foi modificado. O catálogo de cores da Lafer era sugestivo, mas a empresa aceitava cores diferentes por encomenda. Infelizmente os registros de cores usadas em cada carro produzido se perderam quase completamente quando a empresa vendeu suas instalações em São Bernardo do Campo, em meados dos anos de 1990. Um funcionário ficou com algumas coisas, mas ele não abre seu arquivo para ninguém.

      Excluir
  10. Gostaria de saber o nome do verde metalico da MP Lafer TI que aparece dentro de um Shopping ,desejo pintar nesta cor a minha. Quem pode me ajudar neste quesito Agradeço, antecipadamente atençao. .

    ResponderExcluir
  11. Felipe Franco28/4/23 22:17

    Prezados, podem me informar se as grades traseiras, (aquelas em cima do compartimento do motor), vinham originalmente na cor do carro. Ou eram em inox? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, depende do ano de fabricação do MP Lafer. Nos primeiros anos essa grade era de fibra, na cor da tampa do motor. Posteriormente, com o uso de grelha metálica, esta passou a ter aspecto cromado, mas podendo ser preto fosco ou da mesma cor do carro, na versão TI.

      Excluir
  12. Felipe Franco29/4/23 19:20

    Perfeito Jean, muito obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.