O livro mais esperado dos últimos 40 anos *

Em novembro de 1972 uma equipe entusiasmada construiu o primeiro protótipo do que viria a ser o MP Lafer. Quarenta anos depois, você tem a oportunidade de conhecer as páginas desta história através de um livro escrito pelo mesmo autor do site mplafer.net:

(clique na capa para ampliar)

MP LAFER: 
A RECRIAÇÃO DE UM ÍCONE

Autor e editor: Jean Tosetto
ISBN: 978-85-914220-0-5
Páginas: 168
Edição: 1 (2012)
Formato: A4 210x297 mm
Coloração: colorido
Tipo de papel: couché fosco
Acabamento: capa dura brilhante

Versão impressa: preço de capa: R$ 150,00 + frete

Quer seu livro com dedicatória? 

Encomende um exemplar diretamente com o autor, através do e-mail jean@tosetto.net via PIX ou depósito bancário.

(Para que a resposta não caia na caixa de spam, marque este endereço como confiável em sua caixa de entrada.)

Versão eletrônica: https://amzn.to/3O0VJey

Sinopse

O MP Lafer foi o primeiro veículo fora-de-série do Brasil com linhas nostálgicas, resultado do pioneirismo e da incessante busca de qualidade e aprimoramento que a Lafer aplicava em suas criações no início dos anos 70, numa época em que a diversificação de atividades estava na agenda da notória empresa fabricante de móveis de alto padrão em design.

Líder na criação, produção e exportação de mobílias refinadas, a Lafer resolveu investir na produção de artefatos de fibra de vidro, passando a atuar também no ramo do mobiliário urbano, de onde se destaca o desenvolvimento do molde do ainda onipresente Orelhão, a partir dos esboços da arquiteta Chu Ming Silveira, e posterior fabricação em série para todas as companhias telefônicas brasileiras.

A despeito das limitações tecnológicas e especificações mecânicas de então - áreas na qual a Lafer não atuava - o MP foi um modelo que encantou gerações de entusiastas que não deixaram sua trajetória se esvair, mesmo com o fim da produção, em 1990. Desde então surgiram clubes e sites dedicados à marca, que congrega proprietários no Brasil e diversos países para onde o automóvel foi exportado.

Para compreender a história do MP Lafer, é preciso percorrer a origem dos veículos fora-de-série no Brasil, bem como rememorar os gloriosos anos da britânica MG, cujo modelo TD serviu de base para o arquiteto Percival Lafer recriar o ícone, cujo sucesso se reflete no aparecimento de outros carros com linhas nostálgicas no Brasil.

A partir do MP, a Lafer desenvolveu a versão TI, com mais liberdade de inovar no desenho de um carro de linhas consagradas. Já com o revolucionário projeto LL a empresa abriu suas portas para estudantes universitários de uma importante faculdade de engenharia industrial.

Querido por celebridades e anônimos, o MP Lafer segue como referência em desenho industrial, fruto de uma época em que a paixão e a criatividade sobrepujavam as frias decisões empresariais.

Sobre o autor

Jean Tosetto é arquiteto e urbanista formado pela FAU PUC de Campinas. Desde 1999 realiza projetos residenciais, comerciais, industriais e institucionais. Em 2006 atuou como professor convidado da efêmera Faculdade de Administração Pública de Paulínia, onde ministrou os cursos de Mobilidade Urbana e Transportes, e Habitação Social. É editor dos sites mplafer.net, tosetto.com e luterno.com, mas já escreveu diversos artigos sobre temas arquitetônicos, viagens, música e esportes, publicados em outros sites e blogs, além de colaborações com jornais e revistas. Este é seu primeiro livro.

Visualize algumas páginas
(clique nas imagens para ampliar) 








Lançamento
(clique no convite para ampliar)




Veja também



* pelos laferistas!

17 comentários:

  1. Jean, Parabéns desejo que esse seja o primeiro de muitos livros. sucesso, sucesso e muito sucesso, é muito lindo ver o seu entusiarmos com o MP, é muito bom dividir com você esse amor Pelo MP.
    Um abraço
    Maria De Lourdes Bissi Ambrosio

    ResponderExcluir
  2. Jean,
    Parabéns, desejo que esse seja o prmeiro de muitos. É muito bom dividir com você o amor pelo MP.
    Sucesso, sucesso e muito sucesso.

    Um abraço
    Maria de Lourdes Bissi Ambrosio

    ResponderExcluir
  3. Prezada Maria de Lourdes,

    Obrigado pelos votos de sucesso. Este livro é um sonho realizado que, tal qual o elo de uma corrente, está ligado com outro que vem pela frente.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Jean.
    O livro já é um sucesso. A realização de um sonho, seja ele qual for, é algo muito prazeiroso e gratificante. Tenha muito orgulho de seu livro pois só você sabe o trabalho que deu. Muitos teriam desistido no meio do caminho. Mas quem tem fibra vai longe. O MP Lafer que o diga!

    ResponderExcluir
  5. Caro Francisco Paz,

    O livro está pronto mas ainda há muito trabalho por fazer e sola de sapato para gastar. Estou batendo na porta de grandes livrarias para colocar o livro na praça e aos poucos a gente vai conquistando o espaço que o livro do MP merece.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Jean, parabéns pelo lançamento do livro MP Laafer!

    Eu não sabia que estava escrevendo um livro, mas sempre soube do seu amor pelo MP Lafer e da sua competência para este grande feito.

    Que Deus continue te abençoando muito com esse dom da escrita!

    Estamos orgulhosos de você!
    Beijos Lila e Leo

    ResponderExcluir
  7. Oi Lila, oi Leo!
    Obrigado pelas palavras de incentivo. Como vocês constataram, escrevi este livro em silêncio, trabalhando de noite e em parte dos fins de cada semana.
    As pessoas que sabiam deste projeto foram justamente as que participaram dele, de algum modo. Não queria criar muitas expectativas antes de ter certeza de que o livro seria publicado.
    Agora vamosa em frente, sempre agradecendo ao Grande Criador.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Jean! Quero muito ler esse livro e comparecer ao seu lançamento. Por favor, me passe as informações sobre local e data através do e-mail do Adverdriving: www.adverdriving@gmail.com

    A propósito, meu irmão Livio Levi, já falecido, também era arquiteto e foi amigo de Percival Lafer. Se não me engano, anbos foram colegas de faculdade no Mackenzie.

    Grande abraço,

    Paulo Levi - blog Adverdriving

    ResponderExcluir
  9. Caro Paulo Levi,
    Será uma honra receber você no lançamento do livro. Já encaminhei um e-mail com o convite e mais informações.
    Adianto aqui que seu valoroso blog foi citado nas fontes de consulta do livro, quando escrevi o capítulo dedicado aos MGs.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Caro Jean, parabéns pelo belíssimo trabalho!
    Um trabalho árduo de quem é apaixonado pelo que faz!
    Grande abraço!
    João Paulo Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Obrigado João, em breve vamos elaborar um artigo sobre a sua Porsche amarela. Vamos contar em detalhes como você construiu esta bela máquina.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Jean, como temos heróis em nosso país. Permita-me, pelo belo trabalho, enquadrá-lo com tal.
    Kaio Castro - Presidente
    Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro
    www.primeiroclubedoonibusantigo.com

    ResponderExcluir
  13. Prezado Kaio Castro,
    Acompanho seu trabalho em prol da história do transporte rodoviário brasileiro, então agradeço a honra de ser considerado um herói por alguém que já está no panteão há bem mais tempo. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Agnus Romano Veloso12/3/14 15:45

    Jean, o livro superou totdas as minhas expectativas. Espero que em breve você nos brinde com outro grande e minucioso trabalho, seja na àrea automobilística ou na área voltada para a arquitetura, minha outra grande paixão depois dos automóveis. Já li seu livro 3 vêzes, tamanho é o prazer de degustar tão bela obra. Continue a escrever amigo, pois você é muito bom nisso. Logo que conseguir arrecadar o valor necessário (e não vai demorar se Deus quizer), quero enccomendar um projeto seu para uma nova residência para minha família. Abraços. Agnus Romano Veloso,Manaus-Am.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Agnus,
      Existe recompensa melhor para um escritor do que saber que seu livro foi bem recebido? De minha parte, duvido.
      Suas palavras representam um incentivo para continuar. Tenho planos, sim, de escrever um segundo livro, um terceiro, e se me deixarem não paro mais. Do mesmo modo será um prazer e uma honra poder colaborar com o projeto de sua futura casa, já que uma casa nunca é produto de apenas uma mente. Grande abraço!

      Excluir
  15. Prezado parabéns por esse excelente projeto. Estou muito ansioso por está leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Unknown. Este projeto já é uma realidade.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.