Restauração passo-a-passo 1

MP em LimeiraO MP Lafer que os irmãos Martines foram buscar em Limeira, interior de São Paulo. Carro aparentemente em ordem, mas com muito trabalho a ser feito.

Gilberto Martines escreve em 07 de abril de 2008:

"No dia 10 de março de 2008 recebi um telefonema do meu amigo Toninho, da Tony-Car, me contando que um senhor em Limeira estava precisando vender um MP Lafer, marrom ano 1979, com certa urgência, me passando também seu contato.

No dia seguinte liguei para o dono do carro e pedi para ele me enviar fotos do mesmo por e-mail. Gostei do que vi e liguei novamente para combinarmos uma visita para ver o MP em Limeira, no sábado, dia 15 daquele mês.

Naquela data, logo cedo, eu me meu irmãos seguimos para Limeira e, chegando lá, o carro não era bem o que eu imaginava. Tinha muita coisa para fazer: capota, painel, cromados, tapeçaria, reparos na pintura. Mas o motor estava bom e a fibra bem alinhada, sem trincas - o que em minha opinião é o mais importante na hora da compra.

Avaliei a documentação e após muita conversa chegamos a um preço bom para ambas as partes, fechando o negócio. Pagamos e resolvemos trazer o carro para São Paulo. Meu irmão guiou o carro com que fomos e eu voltei dirigindo o MP.

Ao sair da casa do vendedor o carro falhava muito. Parei no primeiro posto na Rodovia Anhangüera e abasteci. O MP ainda continuava a falhar, principalmente em baixa rotação. Pensei que não chegaria em São Paulo. Fui até a borracharia do posto e emprestei uma chave 10. Tirei os dois parafusos que regulam a marcha lenta para limpar. Deste modo conseguimos retornar para casa."

Traseira do MPA lâmina do pára-choque traseiro está levemente danificada. A tampa de acabamento central para a calota decorativa de antálio não possui relevo e coloração. As lentes plásticas das lanternas estão desbotadas.

Tapeçaria para corrigirA tapeçaria perdeu a aderência em relação à carroceria, junto à guarnição flocada para vedação do vidro vigia traseiro. Na porta do passageiro, falta o suporte de acrílico na parte superior da janela lateral, usado para movimentar a mesma.

Painel desgastadoO painel de madeira recebeu acabamento fora do padrão original, tendo sofrido com a ação do tempo. Faltam pontos de fixação deste na fibra de vidro, assim como os tapetes sobre o revestimento básico do assoalho.

38 comentários:

  1. Gilberto, li toda a sua reportagem a respeito da restauração do MP Lafer marrom. Que espetáculo que ele ficou, heim?
    Bem, sou uma apaixonada pelo MP e gostaria de saber, se for possível pra vc, por quanto vc o comprou do senhor lá de Limeira e por quanto ficou a restauração completa do carro. Espero não estar sendo inconveniente...rs. Mas como já faz alguns anos, creio não haver inconveniência, não é?
    É evidente o meu desejo em possuir um MP Lafer como o do seu irmão, como pode ver. Adquiri esse gosto por carros antigos com o meu pai, desde pequenininha.
    Vcs já venderam o MP Lafer marrom metálico, ou ainda o possuem?
    Se vcs tiverem intenção em vendê-lo, por gentileza, me informem o valor e entrem em contato comigo.
    Ou se souberem de alguém com um MP como esse (ou quase) com um preço bom, me avisem, por gentileza, ok? Ficaria muito grata.
    Sou de BH, mas moro atualmente no norte de Minas Gerais, onde sou paisagista e decoradora; mas tenho contatos em SP, Campinas, Valinhos, onde moram alguns familiares muito queridos e onde vou de vez em quando a trabalho e para visitá-los.
    Finalizando, parabenizo a equipe do Tony pelo trabalho magnífico que realizaram e a vcs também que se dedicaram a essa restauração com tanto carinho. Aguardo seu retorno.
    Um abraço forte e fraterno.
    Juny Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juny Carvalho,
    Envie um e-mail para mplafer@tosetto.net que encaminharemos sua mensagem diretamente para o Gilberto Martines, que poderá responder pessoalmente os seus questionamentos.
    Atenciosamente,
    Jean Tosetto - editor

    ResponderExcluir
  3. A onde compro carroceria de mp lafer? por favor entre em contato: caio.massariolli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Não existem carroceiras avulsas de MP Lafer para vender. O que for encontrado no mercado são réplicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo Jean Tosetto boa noite, meu nome e leonardo carbonelli e recebi como parte de pagamento uma suposta carroceria de MP lafer 1982 ?? em bom estado ja usada o que me surpreendeu foi a otima qualidade da sua fibra das portas e tambem muito bem estruturada porem gasta pelo tempo e provavelmente por ter tido mau uso do carro na sua epoca, motivo que acho sobrou somente essa carroçeria e que com certeza acabou em um ferro velho da vida,, nao estou afirmando que essa carroceria seja de um MP Lafer porem aqui em Petropolis tem o Andre que possui uma oficina de restauraçoes de carros antigos e e muito conceituado com clientes vindo restaurar seus carros como karmann ghia; pumas, pumas GTB ,MP lafer, Puma DKW etc inclusive trazendo os ai de Sao Paulo para sua oficina para restaura los porem , um funcionario antigo dele, MAIS NAO FOI O ANDRE, viu essa carroceria e como trabalhou la muito tempo, salvo engano desse funcionario me disse que bem provavelmente seja uma carroceria original de MP lafer ,pela qualidade da fibra qualiade das portas e seu acabamento sua maçaneta que e igualzinha a do MP lafer 1982 porem , sei que possuem e possuiam no Mercado da epoca varias replicas das replicas de MP lafer como o Agnis o Enseada etc , estou pesquisando pra me certificar e me chamou atençao num pequeno detalhe que na frente dos MPS lafers originais alguns tem uma pequena abertura logo em baixo aonde pega a grade antes dos farois de milhas e outros nao como vi numa reportagem de um lafer exatamente ano 1982 que nao possuia essa pequena entrada ou um corte logo abaixo da grade era fechada tambem igual essa minha carroceria desculpe o longo texto sao duvidas que talvez o sr ou alguem desse maravilhoso grupo possa me ajudar ! pra encerrar nas carrocerias dos MPS lafes originais vinham algum tipo de numeraçao de fabrica ? e se vinham em que lugar ficam ? veja bem nao a numeraçao do chassi e sim da carroceria OK ? e parabens pelo seu livro contando a historia do MP lafer como faço pra comprar o seu livro ? vende em livrarias ? grato pela atençao atenciosamente leo carbonelli meu email leocarbonelli19@gmail.com abrasom

      Excluir
    2. Caro Leonardo, a carroceria do MP Lafer de 1982 não possui abertura na base da grade frontal, pois essa abertura ocorria somente nos primeiros anos do modelo. A numeração dela, bem como do chassi e do motor, fica numa plaqueta afixada dentro do porta-malas, perto do porta-luvas. O livro do MP Lafer pode ser encomendado via e-mail (jean@tosetto.net). Informe seu endereço com CEP para o cálculo do frete. Agora os Correios estão pedindo para informar o CPF do destinatário. Grato!

      Excluir
  5. Observei que existem dois posicionamentos para o logotipo "Lafer" na tampa traseira. A maioria delas está localizada na parte direita em baixo, porém a do meu amigo (que não acessa a internet) fica localizada na parte direita superior. As duas posições estão corretas? Foi alguma alteração introduzida em algum ano ou modelo? Agradeceria se pudessem me esclarecer.

    ResponderExcluir
  6. Jocelyn, a assinatura da Lafer na tampa do motor não tem uma posição fixa especificada, salvo ficar no lado direto da roda estilizada. Ela é mais um acessório do que um item obrigatório.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/2/15 14:04

    Existe MP Lafer com painel em vinil de fábrica ? Estão me alegando que também fabricaram sem a madeira de lei a vista. É verdade?
    Roberto Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Roberto, fique tranquilo pois a alegação procede. O vinil negro imitava a textura do couro em alguns exemplares.

      Excluir
  8. Duas duvidas: todo MP tem friso no capo que divide o mesmo longitudinalmente? Qual e o volante original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MP Lafer Ti não possui frisos e partes cromadas - já a versão clássica, sim. Os primeiros MPs tinham volantes da marca Panther e depois eram da própria Lafer.

      Excluir
  9. como eu tiro o painel e a chave de seta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai precisar de uma chave de fenda e uma chave Philips.

      Excluir
    2. e onde ficam localizados estes parafusos?
      eu ja olhei tudo e na vi eles.

      Excluir
    3. Entre na seção de contato do site em envie fotos do local para tentarmos entender melhor a questão.

      Excluir
  10. Bom dia, preciso de comprar bancos originais para o meu MP, você sabe me informar onde compro os originais?

    Nelo Franco / BH-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelo, leia os artigos indexados neste link:
      http://www.mplafer.net/p/pecas.html
      Grato!

      Excluir
  11. Bom dia, estou tentando restaurar um MP Lafer 1976 que foi do meu pai estou precisando de algumas peças básicas, como setas dianteiras e traseiras, e gostaria de cromar algumas peças que estão oxidadas. Resido em Igarassu-PE, contato:
    kielgankas@yahoo.com.br Whatsap: 081 99930-0896 quem tiver informações onde eu consigo fico muito grato pois meu pai desde de sua adolescência tinha um sonho de adquirir esse veiculo e hoje tomei o gosto por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com a restauração de seu MP Lafer. Navegue pelas seções do site mplafer.net e você terá a resposta para seus anseios.

      Excluir
  12. Boa noite, como eu faço para zerar o odômetro parcial do MP Lafer Clássico 1980?....Os mostradores são VDO. A única pista que eu tenho é um buraco debaixo do painel......mas lá não tem nada,,,seria algo ali?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o odômetro é justamente concebido para não ser "zerado". O odômetro do MP Lafer só marca a quilometragem total. Se o modelo que está no seu carro marca a quilometragem de percurso, deveria ter um botão específico para zerar a marcação.

      Excluir
  13. Boa tarde. No meu carro tem o odômetro total e também o parcial. Isso significa que o mostrador não seria original? Sim...e deveria ter um botão específico...rsss...e a pergunta que não quer calar: onde fica esse botão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande uma foto do seu odômetro para mplafer@tosetto.net - vamos tentar entender este mistério! Grato.

      Excluir
  14. Boa noite Sr. Tosetto, é possível adquirir uma capote rígida?? Grato, Beraldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Beraldo, desconheço quem reproduza esse componente. Peça original, só de segunda mão e penso que é difícil de encontrar. Seria mais fácil comprar um MP que já tenha uma.

      Excluir
  15. Boa noite Sr.Tosetto.Estou precisando comprar o suporte que segura a tampa do motor do mp.Pode me informar onde consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hugo Loureiro, essa peça tem pouca procura e provavelmente não haverá estoque para ela. Para dificultar, o suporte pode variar de acordo com o ano do carro. Em todo caso, telefone para a Tony-Car para saber se há alguma alternativa: (11) 4352 0901.

      Excluir
    2. Vcs. tem a borracha do vido e a borracha da canaleta do vidro da porta do MP/76?

      Excluir
    3. Gerson, a gente não vende peças de MP Lafer.

      Excluir
  16. JC XAVIER3/12/18 22:00

    Onde obtenho informações sobre capota do MP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Mercado Livre várias pessoas vendem a capota do MP Lafer. Tem até um vendedor que oferta a armação e outro que tem uma capota rígida seminova. A questão é confiar nestas ofertas. Na dúvida, consulte quem historicamente trabalha com peças de MP Lafer. Na seção "Peças & |Manutenção" deste site tem mais informações sobre eles.

      Excluir
  17. Boa Tarde Jean. A Mira do capô foi original de algum ano, ou é uma peça adaptada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, o MP Lafer saia de fábrica sem mira, apenas com a pseudo-tampa do colete da grade frontal. As miras são objetos decorativos posteriores ao encerramento da produção do carro.

      Excluir
  18. Sr Tosetto, boa tarde. Estou recuperando um MP e minha dificuldade está sendo obter os vidros laterais e suas armações, bem como os vidros do quebra vento. Os vidros das portas vieram no carro. O senhor pode, por obséquio, nos informar como adquiri-los e aonde.Desde já, muito grato. Abs amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste link tem uma relação de profissionais que trabalham com peças e serviços de MP Lafer:
      https://www.mplafer.net/p/pecas.html
      Sucesso com seu trabalho de restauração!

      Excluir
  19. Gloria Chaves14/8/22 21:51

    Gostaria de saber o endereco ou site do Toni car, por gentileza, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site está fora do ar. O jeito é entrar em contato via WhatsApp: (11) 9-9834-5502.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.