Restauração passo-a-passo 1

MP em LimeiraO MP Lafer que os irmãos Martines foram buscar em Limeira, interior de São Paulo. Carro aparentemente em ordem, mas com muito trabalho a ser feito.

Gilberto Martines escreve em 07 de abril de 2008:

"No dia 10 de março de 2008 recebi um telefonema do meu amigo Toninho, da Tony-Car, me contando que um senhor em Limeira estava precisando vender um MP Lafer, marrom ano 1979, com certa urgência, me passando também seu contato.

No dia seguinte liguei para o dono do carro e pedi para ele me enviar fotos do mesmo por e-mail. Gostei do que vi e liguei novamente para combinarmos uma visita para ver o MP em Limeira, no sábado, dia 15 daquele mês.

Naquela data, logo cedo, eu me meu irmãos seguimos para Limeira e, chegando lá, o carro não era bem o que eu imaginava. Tinha muita coisa para fazer: capota, painel, cromados, tapeçaria, reparos na pintura. Mas o motor estava bom e a fibra bem alinhada, sem trincas - o que em minha opinião é o mais importante na hora da compra.

Avaliei a documentação e após muita conversa chegamos a um preço bom para ambas as partes, fechando o negócio. Pagamos e resolvemos trazer o carro para São Paulo. Meu irmão guiou o carro com que fomos e eu voltei dirigindo o MP.

Ao sair da casa do vendedor o carro falhava muito. Parei no primeiro posto na Rodovia Anhangüera e abasteci. O MP ainda continuava a falhar, principalmente em baixa rotação. Pensei que não chegaria em São Paulo. Fui até a borracharia do posto e emprestei uma chave 10. Tirei os dois parafusos que regulam a marcha lenta para limpar. Deste modo conseguimos retornar para casa."

Traseira do MPA lâmina do pára-choque traseiro está levemente danificada. A tampa de acabamento central para a calota decorativa de antálio não possui relevo e coloração. As lentes plásticas das lanternas estão desbotadas.

Tapeçaria para corrigirA tapeçaria perdeu a aderência em relação à carroceria, junto à guarnição flocada para vedação do vidro vigia traseiro. Na porta do passageiro, falta o suporte de acrílico na parte superior da janela lateral, usado para movimentar a mesma.

Painel desgastadoO painel de madeira recebeu acabamento fora do padrão original, tendo sofrido com a ação do tempo. Faltam pontos de fixação deste na fibra de vidro, assim como os tapetes sobre o revestimento básico do assoalho.

18 comentários:

  1. Gilberto, li toda a sua reportagem a respeito da restauração do MP Lafer marrom. Que espetáculo que ele ficou, heim?
    Bem, sou uma apaixonada pelo MP e gostaria de saber, se for possível pra vc, por quanto vc o comprou do senhor lá de Limeira e por quanto ficou a restauração completa do carro. Espero não estar sendo inconveniente...rs. Mas como já faz alguns anos, creio não haver inconveniência, não é?
    É evidente o meu desejo em possuir um MP Lafer como o do seu irmão, como pode ver. Adquiri esse gosto por carros antigos com o meu pai, desde pequenininha.
    Vcs já venderam o MP Lafer marrom metálico, ou ainda o possuem?
    Se vcs tiverem intenção em vendê-lo, por gentileza, me informem o valor e entrem em contato comigo.
    Ou se souberem de alguém com um MP como esse (ou quase) com um preço bom, me avisem, por gentileza, ok? Ficaria muito grata.
    Sou de BH, mas moro atualmente no norte de Minas Gerais, onde sou paisagista e decoradora; mas tenho contatos em SP, Campinas, Valinhos, onde moram alguns familiares muito queridos e onde vou de vez em quando a trabalho e para visitá-los.
    Finalizando, parabenizo a equipe do Tony pelo trabalho magnífico que realizaram e a vcs também que se dedicaram a essa restauração com tanto carinho. Aguardo seu retorno.
    Um abraço forte e fraterno.
    Juny Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juny Carvalho,
    Envie um e-mail para mplafer@tosetto.net que encaminharemos sua mensagem diretamente para o Gilberto Martines, que poderá responder pessoalmente os seus questionamentos.
    Atenciosamente,
    Jean Tosetto - editor

    ResponderExcluir
  3. A onde compro carroceria de mp lafer? por favor entre em contato: caio.massariolli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Não existem carroceiras avulsas de MP Lafer para vender. O que for encontrado no mercado são réplicas.

    ResponderExcluir
  5. Observei que existem dois posicionamentos para o logotipo "Lafer" na tampa traseira. A maioria delas está localizada na parte direita em baixo, porém a do meu amigo (que não acessa a internet) fica localizada na parte direita superior. As duas posições estão corretas? Foi alguma alteração introduzida em algum ano ou modelo? Agradeceria se pudessem me esclarecer.

    ResponderExcluir
  6. Jocelyn, a assinatura da Lafer na tampa do motor não tem uma posição fixa especificada, salvo ficar no lado direto da roda estilizada. Ela é mais um acessório do que um item obrigatório.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/2/15 14:04

    Existe MP Lafer com painel em vinil de fábrica ? Estão me alegando que também fabricaram sem a madeira de lei a vista. É verdade?
    Roberto Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Roberto, fique tranquilo pois a alegação procede. O vinil negro imitava a textura do couro em alguns exemplares.

      Excluir
  8. Duas duvidas: todo MP tem friso no capo que divide o mesmo longitudinalmente? Qual e o volante original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MP Lafer Ti não possui frisos e partes cromadas - já a versão clássica, sim. Os primeiros MPs tinham volantes da marca Panther e depois eram da própria Lafer.

      Excluir
  9. como eu tiro o painel e a chave de seta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai precisar de uma chave de fenda e uma chave Philips.

      Excluir
    2. e onde ficam localizados estes parafusos?
      eu ja olhei tudo e na vi eles.

      Excluir
    3. Entre na seção de contato do site em envie fotos do local para tentarmos entender melhor a questão.

      Excluir
  10. Bom dia, preciso de comprar bancos originais para o meu MP, você sabe me informar onde compro os originais?

    Nelo Franco / BH-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelo, leia os artigos indexados neste link:
      http://www.mplafer.net/p/pecas.html
      Grato!

      Excluir
  11. Bom dia, estou tentando restaurar um MP Lafer 1976 que foi do meu pai estou precisando de algumas peças básicas, como setas dianteiras e traseiras, e gostaria de cromar algumas peças que estão oxidadas. Resido em Igarassu-PE, contato:
    kielgankas@yahoo.com.br Whatsap: 081 99930-0896 quem tiver informações onde eu consigo fico muito grato pois meu pai desde de sua adolescência tinha um sonho de adquirir esse veiculo e hoje tomei o gosto por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com a restauração de seu MP Lafer. Navegue pelas seções do site mplafer.net e você terá a resposta para seus anseios.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.