Clube MP Lafer USA

Os Beatles já eram muito famosos na Inglaterra em 1963, mas o mundo apenas conheceu eles, de fato, em 1964, após a histórica viagem aos Estados Unidos. Sem dúvida, com o final da Segunda Grande Guerra, os norte americanos assumiram a condição de primeira potência mundial. As decisões políticas tomadas neste país, influenciam o destino de várias outras regiões do planeta. Eles colocaram o homem na Lua, eles reúnem 400 mil pessoas para assistir a uma corrida em Indianápolis, eles jogam basquete como ninguém. Bem, desde 2006 eles possuem um clube dedicado ao MP Lafer!

Tudo começou quando Linda e Aaron White adquiriram um MP Lafer num leilão da Internet, em setembro de 2005. Desde então, o contato com o site mplafer.net foi estabelecido pelo Aaron:

"Eu comprei o MP no Ebay semana passada. Ele é um 1979 original não restaurado, assim espero! Quanto mais eu pesquiso sobre os MPs, mais eu fico apaixonado por eles.

O MP está localizado na Califórnia e está esperando para ser transportado. Realmente não sei as condições dele. Tenho tantas coisas para perguntar que não sei por onde começar.

Nós temos uma pequena pousada localizada nas montanhas do oeste da Carolina do Norte. Ela é uma casa de estilo muito especial, copiada de um modelo antigo. Eu construí em honra os meus familiares ancestrais... Homens e mulheres da Escócia, que ocuparam esta área da América no começo do século 18."


Ao contrário do Brasil, onde o MP saía da fábrica da Lafer, 100% montado, nos Estados Unidos o modelo era comercializado na forma de kit-car, pois desde 1977 severas normas governamentais proibiram a importação de vários tipos de chassis (bases) e motores, entre eles os que equipam o MP. Neste caso, era necessário terminar a montagem do carro sobre a base e motor de um Fusca (Beetle para os americanos) pré-existente no país.

Mas o interesse do Aaron pelo conversível apenas foi aumentando, conforme nova mensagem, de outubro de 2005:

"Tenho agora em minhas mãos uma excelente cópia do Manual do MP Lafer em nossas línguas, portuguesa e inglesa. Vou reeditar ele, agora que tenho os arquivos de cada página copiada exatamente do modo como foi feita. Preciso checar o custo e preço para fazer este serviço."

Alguns meses passaram e já em junho de 2006 veio a boa notícia:

“Estou tentando começar um Clube aqui. Tenho o emblema projetado. Estou trabalhando para pôr assentos novos em meu carro. Os assentos padrão estão ficando danificados nas laterais. Minha esposa não gosta da maneira que os originais a mantém dentro ao carro enquanto dirigimos rapidamente em torno das montanhas. Ela se sente um pouco solta.”


Em julho, a confirmação do caso de paixão, não reversível, do casal White com os MPs:

"Me sinto realizado! Eu comprei um MP “ZERO”. Estava em um depósito e nunca foi montado. É azul com a capota azul. Está na condição de "CARRO DE EXPOSIÇÃO”. Tem somente 21 quilômetros no velocímetro!!!"

Finalmente, em agosto do mesmo ano, recebemos uma cópia do seguinte informe:

"Segue em anexo um formulário para coleta de informações e registros do nosso Clube. Os dados não serão repassados ou usados para enviar qualquer tipo de solicitação. É minha tentativa de encontrar e registrar automóveis da marca MP Lafer nos Estados Unidos e no Canadá. Necessitamos começar nosso clube de modo que possamos melhorar a assistência aos seus membros, com a cooperação e a comunicação sobre eventuais problemas, as peças, através do companheirismo. Além ao benefício como um clube, nós podemos ajudar a encontrar, comprar e negociar MPs. Acredito que como um clube, podemos manter a qualidade da melhor forma e valorizar o nosso amável automóvel. Estima-se que o MP Lafer é a MELHOR réplica construída.

O emblema para carros do Clube MP Lafer USA está pronto para ser manufaturado. Necessito fazer um pedido de compra de no mínimo de 25 peças. Por favor demonstre seu compromisso para comprar uma ou mais unidades com seu registro na sociedade. O custo mínimo atual da manufatura é $25.00 por cada peça. Você será cobrado somente pela manufatura e custos de embalagem e remessa pelo correio.

Por favor retornar os formulários preenchidos assim que for possível. Também por favor, repassar este e-mail a outros proprietários que você conhece. Quanto mais, tanto melhor! Precisamos planejar logo um “PASSEIO”. Algum voluntário?"


Com a vinda de 2007, mais informações:

"O clube foi listado no site da Hemmings Motor News and Classic Car. Estou pedindo para todos os nossos membros para enviar novas fotos de seus MPs."

Quando, no final de maio de 2007, o site mplafer.net ganhou uma versão em inglês, gerada por um serviço de tradução automática do Google, recebemos o retorno do presidente do Clube MP Lafer USA:

"Enviarei para todos os nossos membros o link para o site. Eles querem saber mais sobre seus carros. Este será um fim de semana de trabalho para mim. Somos proprietários e operamos uma pequena pousada nas montanhas da Carolina do Norte. A casa está cheia de turistas para o fim de semana... Nosso lugar poder ser visto, através do link abaixo."


É com a ajuda e dedicação de pessoas como Linda e Aaron White que a história do MP Lafer é preservada. No Brasil, nos Estados Unidos, em qualquer lugar do mundo.

Veja também:


9 comentários:

  1. Porqu em todos os anuncios de vendas de péça do Lafer nunca se ve o da articulação da capota. Quando aparece alguma coisa é "alguem" que ainda vai construíla e pela hora e o preço é "pela hora da morte"?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,
    Você deve elaborar esta questão para os anunciantes, nos sites onde as ofertas são veiculadas. Este site se limita a publicar anúncios gerais do Google e, em breve, promoverá o lançamento de um livro sobre o MP Lafer. Aqui não vendemos peças do carro e nem o carro. Saudações cordiais.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de contatar o clube do MP dos EUA.
    Pode me enviar o email?
    Tenho um MP Lafer 1975, muito original.
    lobojr75@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que nos consta, o Clube do MP Lafer nos EUA infelizmente está inativo. O e-mail deles ao menos está encerrado.

      Excluir
  4. Ola amigo do clube..tenho um mp lafer 1980 branco e queria entrar pro clube do mp lafer. Como faço. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Sou de Angra dos Reis rj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson, pelo que nos consta, o Clube MP Lafer USA encontra-se inativo há alguns anos. Você pode ser membro do Clube MP Lafer Brasil gratuitamente. Visite o artigo sobre ele aqui no site. Grato.

      Excluir
  6. Boa tarde a todos. Tem alguem de BH neste grupo?

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.