Perguntas & Respostas

Ao longo dos últimos anos temos recebido milhares de mensagens enviadas por internautas de várias regiões do Brasil e do exterior, aos quais somos muito gratos pela atenção. Nesta oportunidade, reunimos as perguntas mais freqüentes, além das mais abrangentes, relativas ao tema central deste site:

1) Pretendo vender - ou comprar - um MP Lafer. Vocês podem me ajudar?

O site mplafer.net não possui fins comerciais e, portanto, não mantém uma seção de classificados. Somos constantemente questionados sobre este fato, mas não dispomos de tempo e equipe especializada para manter um serviço como este constantemente atualizado.

Eventualmente podemos auxiliar em alguns contatos, desde que haja conhecimento pessoal entre as partes, mas esta não é a regra e não temos qualquer compromisso ou responsabilidade sobre eventuais transações comerciais.

Existem sites especializados na compra e venda da carros antigos, mantido por agentes em caráter profissional. Dentre eles podemos citar o site Maxicar Old, devido à conduta acreditada de seus editores.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

MP Lafer anunciado no site Maxicar Old.

2) Quais os cuidados que devo ter na compra de um MP Lafer?

Além dos cuidados essenciais na compra de qualquer veículo, como seu estado geral, itens de segurança e documentação, é preciso verificar se o carro em vista é mesmo um MP Lafer, pois nos anos oitenta surgiram algumas “réplicas da réplica” (algumas com acabamento bem inferior) como Matis, CBP e WB, sem mencionar o modelo Enseada, facilmente distinguível de um MP autêntico.

Uma dica: se a intenção é adquirir um MP para restaurar, dê atenção aos detalhes: maçanetas, retrovisores, grade frontal, faróis e lanternas, pára-choques, capota, rodas, painel de instrumentos, volante, borrachas de vedação e vidros, uma vez que tais partes originais são mais difíceis de adquirir fora de São Paulo.

O estado da fibra de vidro e pintura, assim como a tapeçaria, são itens que podem ser contornados por profissionais com boas referências. Já o conjunto mecânico (motor, câmbio, suspensão e chassis da Volkswagen) é bem mais simples de recuperar, por razões óbvias.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

3) Quanto vale um MP Lafer?

Não existe uma tabela de valores fixos para um carro especial e fora de linha a mais de uma década. Mais do que o ano de fabricação, importa agora o estado de conservação e a estima que o modelo desperta em seus interessados.

Com o passar dos anos, temos verificado que um MP Lafer em bom estado possui valor semelhante a um carro popular zero quilômetro com 1.400 cc. No entanto, variações de até 50% para mais podem ocorrer em modelos recém restaurados ou originais muito bem conservados. O mesmo se aplica para valores menores, em casos de veículos apenas em condições de rodar.

4) Gostaria de entrar em contato com outros proprietários de MP. Existe algum clube dedicado à marca?

A troca de informações com outros proprietários é um importante auxílio para a conservação dos MPs. Temos cadastrados neste site seguintes agremiações:

Clube MP Lafer Brasil, de São Bernardo do Campo, São Paulo. Clique aqui.

MP Lafer Auto Clube do Paraná, de Curitiba. Clique aqui.

Clube MP Lafer USA, Estados Unidos. Clique aqui.

Amigos do MP Lafer, Rio de Janeiro. Clique aqui.

Clube MP Lafer Pernambuco. Clique aqui.

Novos clubes podem divulgar suas atividades neste site, enviando seus dados em e-mail para: mplafer@tosetto.net

Agremiações dedicadas ao MP Lafer: o carro merece.

5) Necessito de peças e serviços para a manutenção de meu MP. A quem devo procurar?

O critério adotado para indicação de profissionais especialistas em peças e serviços de MP Lafer é baseado nas referências de nossos colaboradores, através de seus relatos expostos na Galeria do site, ou por e-mail. A seção Peças & Manutenção possui mais informações.

6) Desejo participar dos encontros e passeios de MP Lafer e outros carros antigos. Como faço para saber dos próximos eventos?

Para os eventos que envolvam o MP Lafer, sugerimos o ingresso nos clubes anteriormente mencionados, pois os mesmos enviam correspondências com as suas programações. Este site também divulga os principais eventos, destacando-os em geral na primeira página.

Com relação aos eventos em geral, novamente o site Maxicar Old publica atualizações com o calendário dos encontros mais relevantes de autos antigos, espalhados por diversas cidades do Brasil. Lá também é possível cadastrar os encontros ainda não divulgados.

Mantenha-se informado.

7) Gostaria de receber as novidades deste site em meu e-mail. É possível?

O site mplafer.net não envia e-mails sobre suas atualizações. Para acompanhar as novidades é necessário visitar a página regularmente, ou através das redes sociais. Estamos no Twitter e no Facebook.

Leitores habituados a acompanhar sites por "feeds" e que dominam um pouco do idioma inglês, podem cadastrar seus e-mails no campo "Seguir por e-mail" na coluna direita deste site. Sempre que algo for publicado, uma cópia do conteúdo será remetida para tais endereços eletrônicos.

Detalhe da página do MP no Twitter.

8) Como devo proceder para obter a placa preta em meu MP?

O uso de placas pretas é autorizado somente para veículos de coleção, com mais de trinta anos de fabricação e em perfeito estado de conservação e originalidade.

Recomenda-se a filiação do proprietário do carro a um clube de antigomobilistas, devidamente registrado na Federação Brasileira de Veículos Antigos, ou autorizado pelo DENATRAN. Tal entidade será a responsável pela emissão do Certificado de Originalidade.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

Este artigo foi publicado originalmente em fevereiro de 2003. Revisado em janeiro de 2012 e março de 2014.

38 comentários:

  1. oi .. como eu posso conseguir peças para o meu mp Lafer .. Eu sou do Paraguai cidade del este, se alguém pode me ajudar..

    ResponderExcluir
  2. Olá! Verifique junto aos profissionais relatados na seção "Peças & Manutenção" a possibilidade de envio de peças via correio postal.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Gostaria de obter fotos da capota do MP Lafer, da parte interna, para tirar algumas duvidas de colocação, se alguem poder me ajudar, ficarei muito grato,
    Obrigado a todos.
    Agnaldo

    ResponderExcluir
  4. Olá Agnaldo,
    Seu comentário está publicado, mas essas fotos seriam difícieis de captar, devido ao espaço exíguo da cabine do MP Lafer.
    Seria mais interessante você comparecer a um encontro de carros antigos e conferir um MP Lafer de perto, conversando com seu proprietário.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde jean, olha eu aqui outra vez,estou olhando um lafer 85 ja com placa preta,posso te mandar as fotos dele pra você dar o seu parecer. grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira, recebi as fotos que você enviou, e já respondi. Boa sorte!

      Excluir
  6. Roberto Tussi15/2/16 18:27

    Roberto Tussi 15/2/16
    Gostaria de saber se havia um padrão de cores da forração interior e da capota do MP 1977?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lafer publicou somente um catálogo de cores básicas, dado que aceitava encomendas de tons específicos. A tapeçaria interior era oferecida em "lama" e preto para couro, beje e preto para vinil. Já as capotas eram pretas ou bejes.

      Excluir
  7. ola amigos, comprei um MP Lafer de um amigo e estava este me falou que tinha as notas da compra da fibra e os documentos de um chassi de variant para documentar o mesmo. é assim mesmo ou o MP Lafer tem chassi próprio?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não comprou um MP Lafer original de fábrica. Você comprou uma réplica.

      Excluir
  8. Anônimo4/6/17 22:39

    Boa Noite amigos. Meu nome é Adão Rosa, sou de Anápolis Goiás. Há 9 meses comprei um MP Lafer, para restauração. Apenas a título de curiosidade..Alguém aí de vocês conhece algum caso de MP Lafer com motorização AP 1.6 instalado na traseira mesmo?....ad.go@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adão, o MP Lafer saia de fábrica com motores boxer 1.6 de quatro cilindros opostos. Sabemos sim, de algumas modificações em MPs que adotam motores diversos, tanto na traseira como na dianteira. São trabalhos específicos que não seguem um roteiro determinando.

      Excluir
  9. Boa tarde... Estou adquirindo um MP e gostaria de colocar placas pretas. Porém tenho duas duvidas: No ano de 1984, eles tinham um ou dois caburadores ? Era gerador, ou alternador? Grato. Joéliton Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com o Walter Arruda, do Clube MP Lafer Brasil: walter.mplafer@uol.com.br

      Excluir
  10. Boa tarde...
    Amigos estou comprando um Lafer e pretendo colocar placas pretas. Porem tenho algumas duvidas em relação ao modelo de 1984. 1- Era carburação simples ou dupla ? Era gerador ou alternador ? Existiu na cor Branco Pérola ? Os instrumentos do painel tinham fundo branco ou preto ?
    Desde já agradeço !
    Abraço: Joéliton Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem faz a vistoria pelo Clube MP Lafer Brasil é o Walter Arruda. Creio que por estes aspectos citados seu MP possa receber as placas pretas. Mas será preciso verificar vários outros itens.

      Excluir
    2. Obrigado mais uma vez !!!

      Excluir
  11. Boa noite. Nao sei se esse eé o lugar adequado mas tenho uma replica de frente do MP em fibra para pendurar na parede em que as luzes dos farois acendem. Gostaria de saber como posso (e se posso) divulgar para os entuasiastas desse veiculo (tive um ano 78 na familia). isso pode ser exibido num encontro por exemplo? Agradeço a atençāo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nossa sugestão é que você crie uma página na Internet (um blog ou uma fanpage no Facebook), pois ficaria mais fácil para você divulgar seu trabalho. É claro que você pode exibir a peça em qualquer evento de carros antigos que permitam o mercado de peças e recordações. Tem encontro de carro antigo onde o espaço para comerciantes é cobrado. Sucesso!

      Excluir
  12. Boa tarde... alguem tem um "projeto" a partir do qual eu possa fazer um console em madeira?
    Medidas em detalhes.
    Obrigado.
    Kiko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kiko, este tipo de desenho tem que ser levantado "na raça" a partir de uma peça original. Infelizmente vários arquivos da Lafer se perderam junto com a venda do terreno da fábrica, que acabou soterrada para a construção de um hipermercado em São Bernardo do Campo.

      Excluir
  13. Gostaria tirar uma duvida, nosso clube esta vistoriando um mp, porem estamos em duvida da forraçao dos bancos, e se existe um porta objetos nos encostos das costas, tipo um bag para guardar documento.
    alguem sabe me informar? mateuspedrazzani@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mateus, esta descrição é possível num MP Lafer original, sim. Copie o link a seguir em seu navegador e veja as fotos: https://www.mplafer.net/2017/11/rodrigues.html

      Excluir
  14. Jose Carlos Machado21/2/20 16:23

    Tenho um lindo MP Lafer a 14 anos. Recentemente resolvi vende-lo por pouco uso. Onde cloquei a venda levantaram a seguintes questão.
    o carro tem seus documentos de 1973 e o MP começou a ser comercializado em 1974.
    No documento do carro no campo espécie diz " VW/ Fusca 1.500" no campo capacidade 2P/52 CV porem em observações consta Marca/Modelo VW/MP.
    O chassis possui o seguinte numero:BS380539.
    Entendidos apos examinar as fotos que remeti afirma ser carroceira de MP original.
    Qual a minha duvida. Esse carro é ou não um MP original. Como posso interpretar o ano de fabricação 1973

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Carlos, entre novembro de 1972 e abril de 1974 a Lafer construiu apenas seis protótipos do MP Lafer. Pode ser que um deles seja o seu. Se não for, seu carro é uma réplica que usou um Fusca de 1973 como base.
      Se quiser, envie fotos do carro e do documento para jean@tosetto.net para termos uma ideia mais precisa do caso. Grato!

      Excluir
  15. Boa Noite! Em primeiro lugar, parabens pelo site e todas as informeções disponíveis!
    Estou comprando um Mp lafer 1976. Como saber se é original... o propritario disse que o motor de fusca não tinha numeração pois na época não era necessário. Procede? Quem poderia me ajudar quanto a originalidade? Sou de Novo Hamburgo, Rio grande do sul.
    Obrigado,
    Reges H.A. Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo motor de MP Lafer tem numeração de fábrica, sim senhor! Esse número fica registrado atrás da "capela", na base sobre o bloco. Para decalcar esse número é preciso levantar a tampa do motor ao máximo e fazer certo contorcionismo com o braço. Anote nosso e-mail: jean@tosetto.net - você pode enviar fotos do carro em questão. Não tenha pressa para comprar seu MP. Sucesso!

      Excluir
    2. Muito Obrigado pelas orientações Jean! Mandarei fotos por e-mail.

      Att.,

      Reges H.A. Costa

      Excluir
  16. Senhores meu MP Lafer TI 1981 passarinha demais na estrada alguem pode me orientar o que deve ser ? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a suspensão dianteira de seu MP Lafer deve estar com regulagem mais alta que a recomendada. Isso pode ser alterado mediante a catraca, para aproximar os pneus dianteiros dos para-lamas e diminuir o fluxo de ar entre estes componentes. Cuidado para não aproximar demais.
      Verifique também os amortecedores e eventuais folgas nos componentes da suspensão.

      Excluir
  17. Bom dia,
    Possuo um MP LAFER TI 78, que deixei guardado por 30 anos e o mesmo ainda possui placas amarelas. Para regulariza-lo o Detran de São Paulo , no formulário solicita o CMT e o PBT do veiculo. Poderiam, se possível e se tiverem o conhecimento, me ajudar pois minhas buscas até o momento foram infrutíferas e o prazo para a troca das placas de identificações amarelas é agora em março. Desde já, agradeço . Mauricio Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Maurício, o nosso amigo Orlando, lá do Estado do Rio de Janeiro, recomenda um despachante de São Paulo para te auxiliar nessa questão: o Farney Despachante. Anote o WhatsApp: +55 11 94761-5413. Sucesso!

      Excluir
  18. Olá,
    Tenho a sorte de ser o proprietário de um MP LAFER vendido no Dubai e reimportado para França com uma 1ª data de registo de 01/01/1981.
    O número do chassis é: MP08C2861.
    Gostaria de saber o ano exacto de fabrico, uma vez que foram feitas algumas alterações em 1979.
    Teria a possibilidade de consultar os documentos de produção ou o registo oficial das saídas de fábrica para responder a esta pergunta?
    O meu veículo foi construído de acordo com a definição anterior ou posterior a 1979?
    Obrigado de antemão.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente a fábrica da Lafer não conserva mais os arquivos sobre a produção anual do MP Lafer, desde que as suas instalações foram desativadas na cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.
      Pelo chassi de seu MP Lafer, o carro tem carroceria do tipo C e, portanto, foi fabricado após 1979 com as devidas evoluções características da terceira geração da carroceria.
      Muito provavelmente seu carro foi produzido em agosto de 1980, tendo sido registrado em janeiro de 1981. Logo, seu MP Lafer seria um modelo 1980/1981.

      Excluir
  19. Désolé d’apprendre la fin des activités de LAFER après 95 années bien remplies. Les histoires de ceux et celles qui vont au bout de leurs rêves sont toujours belles et exemplaires.
    J’aimerais connaître les caractéristiques des différents phares situés à l’avant d’une MP Lafer. Diamètres, types de verre, type d’éclairage,.....
    Et ce afin de pouvoir rechercher des produits aussi proches que possible de la sortie d’usine.
    Il en est de même pour les clignotants avant.
    Merci d’avance
    Cordialement

    ResponderExcluir
  20. Como Legalizar um Mp Lafer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo MP Lafer que saiu da fábrica da Lafer em São Bernardo do Campo já era licenciado para o primeiro proprietário. Porém, se o senhor se refere à uma réplica de MP Lafer, com carroceria genérica montada sobre o chassi aproveitado de um Fusca ou Brasília, não tem mais como regularizar a documentação, por causa das restrições sobre o próprio tipo de chassi (plano) e motor (poluente). O modo possível para regularizar uma réplica de MP Lafer é contratar um engenheiro mecânico habilitado para aprovar um protótipo nas instâncias cabíveis, com chassi projetado para a carroceria em acordo com as novas regras e uma motorização atualizada para os padrões aceitos de emissões de gazes.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.