Perguntas & Respostas

Ao longo dos últimos anos temos recebido milhares de mensagens enviadas por internautas de várias regiões do Brasil e do exterior, aos quais somos muito gratos pela atenção. Nesta oportunidade, reunimos as perguntas mais freqüentes, além das mais abrangentes, relativas ao tema central deste site:

1) Pretendo vender - ou comprar - um MP Lafer. Vocês podem me ajudar?

O site mplafer.net não possui fins comerciais e, portanto, não mantém uma seção de classificados. Somos constantemente questionados sobre este fato, mas não dispomos de tempo e equipe especializada para manter um serviço como este constantemente atualizado.

Eventualmente podemos auxiliar em alguns contatos, desde que haja conhecimento pessoal entre as partes, mas esta não é a regra e não temos qualquer compromisso ou responsabilidade sobre eventuais transações comerciais.

Existem sites especializados na compra e venda da carros antigos, mantido por agentes em caráter profissional. Dentre eles podemos citar o site Maxicar Old, devido à conduta acreditada de seus editores.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

MP Lafer anunciado no site Maxicar Old.

2) Quais os cuidados que devo ter na compra de um MP Lafer?

Além dos cuidados essenciais na compra de qualquer veículo, como seu estado geral, itens de segurança e documentação, é preciso verificar se o carro em vista é mesmo um MP Lafer, pois nos anos oitenta surgiram algumas “réplicas da réplica” (algumas com acabamento bem inferior) como Matis, CBP e WB, sem mencionar o modelo Enseada, facilmente distinguível de um MP autêntico.

Uma dica: se a intenção é adquirir um MP para restaurar, dê atenção aos detalhes: maçanetas, retrovisores, grade frontal, faróis e lanternas, pára-choques, capota, rodas, painel de instrumentos, volante, borrachas de vedação e vidros, uma vez que tais partes originais são mais difíceis de adquirir fora de São Paulo.

O estado da fibra de vidro e pintura, assim como a tapeçaria, são itens que podem ser contornados por profissionais com boas referências. Já o conjunto mecânico (motor, câmbio, suspensão e chassis da Volkswagen) é bem mais simples de recuperar, por razões óbvias.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

3) Quanto vale um MP Lafer?

Não existe uma tabela de valores fixos para um carro especial e fora de linha a mais de uma década. Mais do que o ano de fabricação, importa agora o estado de conservação e a estima que o modelo desperta em seus interessados.

Com o passar dos anos, temos verificado que um MP Lafer em bom estado possui valor semelhante a um carro popular zero quilômetro com 1.400 cc. No entanto, variações de até 50% para mais podem ocorrer em modelos recém restaurados ou originais muito bem conservados. O mesmo se aplica para valores menores, em casos de veículos apenas em condições de rodar.

4) Gostaria de entrar em contato com outros proprietários de MP. Existe algum clube dedicado à marca?

A troca de informações com outros proprietários é um importante auxílio para a conservação dos MPs. Temos cadastrados neste site seguintes agremiações:

Clube MP Lafer Brasil, de São Bernardo do Campo, São Paulo. Clique aqui.

MP Lafer Auto Clube do Paraná, de Curitiba. Clique aqui.

Clube MP Lafer USA, Estados Unidos. Clique aqui.

Amigos do MP Lafer, Rio de Janeiro. Clique aqui.

Clube MP Lafer Pernambuco. Clique aqui.

Novos clubes podem divulgar suas atividades neste site, enviando seus dados em e-mail para: mplafer@tosetto.net

Agremiações dedicadas ao MP Lafer: o carro merece.

5) Necessito de peças e serviços para a manutenção de meu MP. A quem devo procurar?

O critério adotado para indicação de profissionais especialistas em peças e serviços de MP Lafer é baseado nas referências de nossos colaboradores, através de seus relatos expostos na Galeria do site, ou por e-mail. A seção Peças & Manutenção possui mais informações.

6) Desejo participar dos encontros e passeios de MP Lafer e outros carros antigos. Como faço para saber dos próximos eventos?

Para os eventos que envolvam o MP Lafer, sugerimos o ingresso nos clubes anteriormente mencionados, pois os mesmos enviam correspondências com as suas programações. Este site também divulga os principais eventos, destacando-os em geral na primeira página.

Com relação aos eventos em geral, novamente o site Maxicar Old publica atualizações com o calendário dos encontros mais relevantes de autos antigos, espalhados por diversas cidades do Brasil. Lá também é possível cadastrar os encontros ainda não divulgados.

Mantenha-se informado.

7) Gostaria de receber as novidades deste site em meu e-mail. É possível?

O site mplafer.net não envia e-mails sobre suas atualizações. Para acompanhar as novidades é necessário visitar a página regularmente, ou através das redes sociais. Estamos no Twitter e no Facebook.

Leitores habituados a acompanhar sites por "feeds" e que dominam um pouco do idioma inglês, podem cadastrar seus e-mails no campo "Seguir por e-mail" na coluna direita deste site. Sempre que algo for publicado, uma cópia do conteúdo será remetida para tais endereços eletrônicos.

Detalhe da página do MP no Twitter.

8) Como devo proceder para obter a placa preta em meu MP?

O uso de placas pretas é autorizado somente para veículos de coleção, com mais de trinta anos de fabricação e em perfeito estado de conservação e originalidade.

Recomenda-se a filiação do proprietário do carro a um clube de antigomobilistas, devidamente registrado na Federação Brasileira de Veículos Antigos, ou autorizado pelo DENATRAN. Tal entidade será a responsável pela emissão do Certificado de Originalidade.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

Este artigo foi publicado originalmente em fevereiro de 2003. Revisado em janeiro de 2012 e março de 2014.

12 comentários:

  1. oi .. como eu posso conseguir peças para o meu mp Lafer .. Eu sou do Paraguai cidade del este, se alguém pode me ajudar..

    ResponderExcluir
  2. Olá! Verifique junto aos profissionais relatados na seção "Peças & Manutenção" a possibilidade de envio de peças via correio postal.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Gostaria de obter fotos da capota do MP Lafer, da parte interna, para tirar algumas duvidas de colocação, se alguem poder me ajudar, ficarei muito grato,
    Obrigado a todos.
    Agnaldo

    ResponderExcluir
  4. Olá Agnaldo,
    Seu comentário está publicado, mas essas fotos seriam difícieis de captar, devido ao espaço exíguo da cabine do MP Lafer.
    Seria mais interessante você comparecer a um encontro de carros antigos e conferir um MP Lafer de perto, conversando com seu proprietário.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde jean, olha eu aqui outra vez,estou olhando um lafer 85 ja com placa preta,posso te mandar as fotos dele pra você dar o seu parecer. grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira, recebi as fotos que você enviou, e já respondi. Boa sorte!

      Excluir
  6. Roberto Tussi15/2/16 18:27

    Roberto Tussi 15/2/16
    Gostaria de saber se havia um padrão de cores da forração interior e da capota do MP 1977?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lafer publicou somente um catálogo de cores básicas, dado que aceitava encomendas de tons específicos. A tapeçaria interior era oferecida em "lama" e preto para couro, beje e preto para vinil. Já as capotas eram pretas ou bejes.

      Excluir
  7. ola amigos, comprei um MP Lafer de um amigo e estava este me falou que tinha as notas da compra da fibra e os documentos de um chassi de variant para documentar o mesmo. é assim mesmo ou o MP Lafer tem chassi próprio?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não comprou um MP Lafer original de fábrica. Você comprou uma réplica.

      Excluir
  8. Anônimo4/6/17 22:39

    Boa Noite amigos. Meu nome é Adão Rosa, sou de Anápolis Goiás. Há 9 meses comprei um MP Lafer, para restauração. Apenas a título de curiosidade..Alguém aí de vocês conhece algum caso de MP Lafer com motorização AP 1.6 instalado na traseira mesmo?....ad.go@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adão, o MP Lafer saia de fábrica com motores boxer 1.6 de quatro cilindros opostos. Sabemos sim, de algumas modificações em MPs que adotam motores diversos, tanto na traseira como na dianteira. São trabalhos específicos que não seguem um roteiro determinando.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.