Ficha técnica


Motor - De quatro cilindros opostos, traseiro, refrigerado a ar; diâmetro e curso dos cilindros de 85 x 69 mm; 1585 cm³ de cilindrada; taxa de compressão de 7,2:1; comando único central; válvulas no cabeçote; potência máxima de 60 HP SAE a 4 600 rpm; torque máximo de 12 mkg SAE a 2 600 rpm; gasolina: comum.

Transmissão - Embreagem monodisco a seco de acionamento mecânico; câmbio de quatro marchas sincronizadas para a frente e ré; relações: 1ª) 3,80:1; 2ª) 2,06:1; 3ª) 1,32:1; 4ª) 0,89:1; ré) 3,88:1; relação do diferencial: 4,125:1; tração traseira.

Carroceria, chassi - Em fibra de vidro, tipo cupê conversível, duas portas, dois lugares; chassi de plataforma de aço com túnel central.

Suspensão - Dianteira: do tipo independente, com barras de torção em feixes; barra estabilizadora e amortecedores telescópicos; traseira: independente com semi-eixos oscilantes, barras de torção; barra compensadora e amortecedores telescópicos.

Freios - A disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras.

Direção - Mecânica do tipo setor e rosca sem fim.

Desempenho - Aceleração de 0 a 100 km/h em 21,6 segundos; velocidade máxima (média de quatro passagens): 125,996 km/h; consumo a 80 km/h (velocidade constante) 12,1 km/litro.

Dimensões - Comprimento total: 391 cm; largura: 157 cm; altura: 135 cm; distância entre-eixos: 240 cm; bitola dianteira: 131 cm; traseira: 135 cm; peso em ordem de marcha: 760 kg.

Fonte: Revista Quatro Rodas 173 - dezembro 1974
Desenhos gentilmente cedidos por Custodio Saraiva

6 comentários:

  1. Qual o padrão de gravação da numeração de motor do lafer? os motores são de fabricação VW?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lafer recebia o conjunto mecânico da VW (chassi, câmbio e motor) e não alterava a numeração dos motores. Apenas a numeração do chassi e da carroceria era feita pela Lafer.

      Excluir
  2. buongiorno, il mio meccanico non riesce a smontare gli ammortizzatori posteriori della mia lafer mp, dice che sono affogati nella parte superiore ed ha paura di fare danni: potete fornirmi istruzioni al riguardo'
    grazie infinite in anticipo da renato alessandrini genova italy "alerenmp@gmail.com"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Renato, vamos responder seu comentário por e-mail. Grato!

      Excluir
  3. Ola, eu comprei recentemente um Lafer MP na Itália e quando eu fui para tirar fotos dos números de chassis e motor que eu vi que são diferentes daquelas que estão registrados no livrinho de circulacao do veiculo. Eu reconheço que foi minha falta não ter estabelecido os dados do veículo antes de comprar, mas agora eu não posso fazer nada mais do que tentar descobrir como isso aconteceu in consideracao da circustancia que, desde 1988 (o ano em que parece ter entrado Itália) ninguém tem já reparou nada, apesar da máquina tenha sido submetida a várias revisões e fez pelo menos 4 de mudança de propriedade.
    Eu fui aconselhada a tentar encontrar o erro, mas, alternativamente, fazer uma precaução queixa em caso de necessidade a surgir notícias desagradáveis. Voces sabem se nos anos 1980 e mais, houve roubo de Lafer para exportação? se vou dar os numeros do chassi e do motor (os marcados no livrinho e os reais no carro) serà que posso ter informacoes mais especificas?
    muito obrigado para cada dicas
    MAria Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não há razão para desespero. Em 1988 a numeração do chassi do MP Lafer seguiu um padrão diferente, baseado na numeração do chassi do VW Fusca. Certamente seu carro está em ordem. Envie fotos do mesmo para mplafer@tosetto.net que podemos verificar para você.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.