Ficha técnica


Motor - De quatro cilindros opostos, traseiro, refrigerado a ar; diâmetro e curso dos cilindros de 85 x 69 mm; 1585 cm³ de cilindrada; taxa de compressão de 7,2:1; comando único central; válvulas no cabeçote; potência máxima de 60 HP SAE a 4 600 rpm; torque máximo de 12 mkg SAE a 2 600 rpm; gasolina: comum.

Transmissão - Embreagem monodisco a seco de acionamento mecânico; câmbio de quatro marchas sincronizadas para a frente e ré; relações: 1ª) 3,80:1; 2ª) 2,06:1; 3ª) 1,32:1; 4ª) 0,89:1; ré) 3,88:1; relação do diferencial: 4,125:1; tração traseira.

Carroceria, chassi - Em fibra de vidro, tipo cupê conversível, duas portas, dois lugares; chassi de plataforma de aço com túnel central.

Suspensão - Dianteira: do tipo independente, com barras de torção em feixes; barra estabilizadora e amortecedores telescópicos; traseira: independente com semi-eixos oscilantes, barras de torção; barra compensadora e amortecedores telescópicos.

Freios - A disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras.

Direção - Mecânica do tipo setor e rosca sem fim.

Desempenho - Aceleração de 0 a 100 km/h em 21,6 segundos; velocidade máxima (média de quatro passagens): 125,996 km/h; consumo a 80 km/h (velocidade constante) 12,1 km/litro.

Dimensões - Comprimento total: 391 cm; largura: 157 cm; altura: 135 cm; distância entre-eixos: 240 cm; bitola dianteira: 131 cm; traseira: 135 cm; peso em ordem de marcha: 760 kg.

Fonte: Revista Quatro Rodas 173 - dezembro 1974
Desenhos gentilmente cedidos por Custodio Saraiva

22 comentários:

  1. Qual o padrão de gravação da numeração de motor do lafer? os motores são de fabricação VW?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lafer recebia o conjunto mecânico da VW (chassi, câmbio e motor) e não alterava a numeração dos motores. Apenas a numeração do chassi e da carroceria era feita pela Lafer.

      Excluir
  2. buongiorno, il mio meccanico non riesce a smontare gli ammortizzatori posteriori della mia lafer mp, dice che sono affogati nella parte superiore ed ha paura di fare danni: potete fornirmi istruzioni al riguardo'
    grazie infinite in anticipo da renato alessandrini genova italy "alerenmp@gmail.com"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Renato, vamos responder seu comentário por e-mail. Grato!

      Excluir
  3. Ola, eu comprei recentemente um Lafer MP na Itália e quando eu fui para tirar fotos dos números de chassis e motor que eu vi que são diferentes daquelas que estão registrados no livrinho de circulacao do veiculo. Eu reconheço que foi minha falta não ter estabelecido os dados do veículo antes de comprar, mas agora eu não posso fazer nada mais do que tentar descobrir como isso aconteceu in consideracao da circustancia que, desde 1988 (o ano em que parece ter entrado Itália) ninguém tem já reparou nada, apesar da máquina tenha sido submetida a várias revisões e fez pelo menos 4 de mudança de propriedade.
    Eu fui aconselhada a tentar encontrar o erro, mas, alternativamente, fazer uma precaução queixa em caso de necessidade a surgir notícias desagradáveis. Voces sabem se nos anos 1980 e mais, houve roubo de Lafer para exportação? se vou dar os numeros do chassi e do motor (os marcados no livrinho e os reais no carro) serà que posso ter informacoes mais especificas?
    muito obrigado para cada dicas
    MAria Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não há razão para desespero. Em 1988 a numeração do chassi do MP Lafer seguiu um padrão diferente, baseado na numeração do chassi do VW Fusca. Certamente seu carro está em ordem. Envie fotos do mesmo para mplafer@tosetto.net que podemos verificar para você.

      Excluir
  4. Sr. Tosetto, poderia me indicar onde adquiro as faixas dos estribos?? Tive meu primeiro MP em 1977, vendi constrangido e agora em 2017 estou com outro!!! O tempo voa...
    Abs, Beraldo. beraldomaia21@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beraldo, este item é bem difícil de encontrar original. Já ligou para o pessoal deste link? http://www.mplafer.net/p/pecas.html

      Excluir
  5. Sr. Tosetto, acabo de adquirir seu livro!!!! Estou ainda aguardando, todavia com muito entusiasmo. Por favor, mais uma pergunta: onde posso encontrar a capota fixa? Ah! encontrei as faixas dos estribos. Grato mais uma vez. Abs, Beraldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beraldo, creio que você fez o pedido do livro via PAC dos Correios. Na agência eles informam que a entrega leva cerca de 8 dias úteis.
      Já a capota fixa é um item muito difícil de encontrar avulso. Essas peças são reguladas para a carroceria de cada carro e não necessariamente se encaixam com perfeição em outros carros. Por isso, é mais fácil comprar um MP que já vem com a capota fixa. E quem tem um MP não quer vender só a capota ou só o carro.
      Espero que aprecie a leitura do livro do MP. O escritor Ignácio de Loyola Brandão aprovou, para nossa felicidade. Abraço!

      Excluir
  6. Boa noite Jean, onde encontro os filetes dos pneus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, no Mercado Livre, por exemplo, tem gente vendendo esses acessórios para pneus. Mas no caso do MP Lafer, tal componente não é original.

      Excluir
  7. Bonjour votre livre est-il aussi en français.mou je suis au Canada et je parle juste français.je possède un mp lafer 1982 .et ou puis-je trouvée un plan électrique du lafer merci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Please copy this link in your browser:

      https://www.mplafer.net/2007/02/manual-de-instrues.html

      Thanks!

      Excluir
  8. Eu comprei um MP Lafer 1983 e quando fui transferir no Detran RJ, no documento o 6° dígito é 7 no documento e no chassis ele aparece como "barra", isso é possível? Fiz a pericia e o chassis não foi adulterado, agora estou aguardando a decisão do Detran.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, você verificou o número do chassis na plaqueta do porta-malas e no túnel perto da alavanca de câmbio? São dois lugares para averiguação física.

      Pessoalmente não me recordo de ter visto um número de chassis com "barra" no lugar de um numeral. Como os símbolos, neste caso, são parecidos (/ e 7), creio que possa ter havido uma erro de gravação, com o clichê do numeral "7" desajustado. Mas isso é só um palpite.

      Excluir
  9. Oi bom dia não tenho dinheiro pra comprar um mp lafer estou querendo fazer uma réplica com chassi e carroceria do risca não tenho as medidas e será que consigo regularizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão: vá poupando um pouco por mês até poder comprar um MP Lafer. Sai mais barato do que tentar construir uma réplica que teria que ser regularizada como protótipo mediante a contratação de um engenheiro mecânico especializado. Para tanto, os organismos que fiscalizam o segmento automotivo não aceitam mais chassis planos, o que força você a projetar um chassi tubular, por exemplo. Ou seja: espere para comprar um MP Lafer documentado.

      Excluir
  10. Caro Sr. Jean Tosetto
    Gostaria de adquirir uma cópia de seu livro. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Envie um e-mail para jean@tosetto.net e informe seu endereço com CEP. Obrigado!

      Excluir
  11. Eu poderia transformar um Fusca em um MP Lafer? As mecânicas batem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fábrica do MP Lafer encerrou a produção em 1990. Você pode construir uma réplica artesanal do MP Lafer a partir do chassi e da mecânica de um Fusca, comprando alguma carroceria avulsa (não original) e os demais componentes de acabamento, para no fim ter um protótipo não homologável para rodar. É mais barato, seguro e prudente comprar um MP Lafer original.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.