MP Lafer: a recriação de um ícone



Amigos laferistas,

Depois de dois anos de pesquisas, viagens, entrevistas, incontáveis horas escrevendo e lidando com imagens - sempre de olho no prazo idealizado para coincidir com o aniversário de 40 anos do MP Lafer, em novembro de 2012 - finalmente posso apresentar para vocês o livro do MP Lafer.

Este livro era um sonho antigo que surgiu pouco depois do site mplafer.net ganhar sua versão em flash, no já longínquo 2002, motivado pela boa receptividade que a publicação teve entre os entusiastas do MP Lafer, o que me convenceu da  necessidade de registrar essa paixão de um modo definitivo.

No começo não havia rumo definido e patinei em algumas decisões sobre como deveria ser o estilo da obra. Foi quando optei por uma linguagem mais informal, já que não sou jornalista ou historiador, que o projeto deslanchou. Porém, nem por isso deixei de lado o critério da seriedade para checar as informações.

No caminho aprendi muitas coisas ao aderir ao slogan "faça você mesmo" pois, num trabalho como esse, terceirizar funções significa um investimento vultoso. Preferi investir meu tempo, usando os conhecimentos adquiridos com o site do MP: a fluência na escrita e o modo de enquadrar as imagens.

A diagramação foi um desafio, pois um livro em formato de folha sulfite se comporta de modo muito diverso de uma página eletrônica com barra de rolagem. Estudei várias soluções e optei por um caminho mais seguro. A revisão foi outra tarefa exaustiva, mas compensadora, com a ajuda da Renata Tosetto.

Quero agradecer o apoio institucional da Lafer, pela concessão de dezenas de imagens de arquivo, e em especial ao arquiteto Percival Lafer, pelas mensagens de incentivo e pelo contato com o talentoso Luiz Gustavo Petri, responsável pela capa do livro.

Apresentei o projeto para algumas editoras. As grandes do ramo pedem seis meses para responder e o aniversário de 40 anos do MP Lafer não podia esperar. As editoras de menor porte se interessaram pelo livro, mas neste caso teria que ser solidário nos custos de impressão e distribuição da obra.

Foi neste ponto que decidi me tornar um editor autônomo: providenciei o ISBN - uma espécie de CPF do livro - obtendo também o prefixo editorial que me permitiu solicitar a ficha catalográfica na CBL - Câmara Brasileira do Livro. Foi como conquistar um segundo diploma - o primeiro foi o de Arquitetura.

Faltava contratar a gráfica. Algumas empresas exigiam uma tiragem alta demais - outras não tinham como me atender a tempo. Felizmente conheci a Gráfica Gandrei de Santa Catarina. Eles me receberam muito bem, pediram um preço justo e cumpriram o prazo combinado, entregando os exemplares com capa dura e miolo de papel couché, com a qualidade que se espera de um livro como este.

Acabou o trabalho? Não. Agora precisamos fazer a divulgação, pois distribuir um livro de um editor autor não é fácil, uma vez que o sucesso dele  depende mais do leitor realizar a encomenda do que a livraria fazer a oferta na vitrine.

Por enquanto o livro do MP Lafer está disponível aqui no site, através de venda virtual com entrega pelos Correios. A Bookstore é a primeira livraria do Brasil a acreditar no potencial do livro e também somos gratos por isso.

Você pode nos ajudar, caso não queira comprar o livro pelos Correios ou ir até o centro de São Paulo: encomende o livro na sua livraria favorita, basta informar para o gerente da loja as seguintes informações:

Título: "MP LAFER: A RECRIAÇÃO DE UM ÍCONE"
Autor e editor: Jean Tosetto
ISBN: 978-85-914220-0-5


Deste modo você poderá aferir se a livraria faz jus ao ofício de vender livros. Estamos dispostos a atender a todas as livrarias do Brasil.

Percebi que já escrevi demais, porém é o meu jeito de ser. Estou vivendo dias muito felizes e ficarei honrado se puder contar com um exemplar do meu primeiro livro na estante da sua casa.

Grande abraço!
Jean Tosetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.