Carro e futebol: paixões que unem brasileiros e italianos

O italiano Roberto Montenero em férias no Brasil, Benê Ribeiro com o livro do MP Lafer e Jean Tosetto com a belíssima camisa da Roma (foto: J.L. de Paula).
O italiano Roberto Montenero em férias no Brasil, Benê Ribeiro com o livro do MP Lafer e Jean Tosetto com a belíssima camisa da Roma.

Na condição de arquiteto e urbanista, há alguns anos tive a satisfação de prestar serviços para o Benê Ribeiro, pai do jogador de futebol Dodô, que na época atuava nas categorias de base do Corinthians, já com passagens pela seleção brasileira. Logicamente passamos a torcer pelo sucesso da carreira do jovem promissor que, ao atingir o profissionalismo, atuou com destaque pelo Bahia, antes de ser contratado pela Roma, uma das equipes mais tradicionais do futebol italiano e europeu.

Neste inverno gelado de 2013 o Benê Ribeiro retornou ao meu escritório, desta vez para me trazer um presente muito especial: a camisa número 27 do Dodô na Roma - coincidentemente uma esquadra fundada em 1927. Roberto Montenero, jogador italiano de futsal, também estava na visita e comentei com ele que o número 27 pertencia a Gilles Villeneuve, em sua memorável passagem pela Ferrari, que o fez ser cultuado até hoje pelos automobilistas. Carro e futebol: eis duas paixões que unem brasileiros e italianos.

José Rodolfo Pires Ribeiro, mais conhecido como Dodô, é apresentado no site da A.S. Roma, de onde a imagem foi reproduzida.
José Rodolfo Pires Ribeiro, mais conhecido como Dodô, é apresentado no site da A.S. Roma, de onde a imagem foi reproduzida.

Retribuí o Benê e sua família com um exemplar do livro "MP Lafer: a recriação de um ícone" - informando que não será o primeiro exemplar a seguir para a Itália, o país europeu que mais importou o modelo MP Lafer. Temos a satisfação de comunicar que o livro do MP já está sendo lido em quase todos os estados brasileiros e também na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Malásia. Estamos, aos poucos, seguindo o rastro dos países onde o MP Lafer foi comercializado e angariou fãs.

Ao manusear a bela camisa vinho - rosso pompeiano - da Roma, notei outra coincidência: vinho é a cor do MP Lafer que está na capa do livro. O carro em questão pertence ao médico Osvaldo Luiz Tanil. Vinho também é a cor do Cittadella, time que joga na segunda divisão italiana e que tem a minha torcida, por ser da região de origem do meu sobrenome. Por tudo isso vou abrir espaço no coração para torcer também pela Roma, mesmo sem poder esperar que o craque Dodô possa um dia jogar no arquirrival do time que o revelou: o Palmeiras.

Saudações cordiais,

O Editor Volante recomenda o livro do MP Lafer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.