Lançamento de livro marca os 40 anos do MP Lafer

No centro histórico de São Paulo, onde a metrópole pulsa para valer, amigos e entusiastas do MP Lafer compartilham um momento ímpar.

Na última semana de novembro de 1972, a Lafer apresentava no Salão do Automóvel realizado no Parque Anhembi em São Paulo, o protótipo do que viria a ser o MP Lafer. A imprensa noticiou a grande novidade nos primeiros dias de dezembro daquele ano, quando o conversível de linhas nostálgicas, a despeito da simplicidade de seu estande promocional, roubou a cena do evento.

Exatamente 40 anos depois, no primeiro dia de dezembro de 2012, o livro "MP Lafer: a recriação de um ícone" foi lançado, numa data e num local repleto de simbolismo. Tanto o criador do MP Lafer quanto ao autor do livro são arquitetos. Deste modo, a única livraria apta para abrigar o lançamento só poderia ser a Bookstore, localizada na sede do IAB - Intituto de Arquitetos do Brasil - em São Paulo.

Sobre este memorável acontecimento Percival Lafer, o idealizador do MP, comentou com Jean Tosetto, o escritor que se tornou editor para publicar o livro a tempo de comemorar os 40 anos do fora-de-série:

"Caro Jean,

Meus parabéns pelo sucesso do evento, que francamente, superou as minhas mais otimistas expectativas. Não apenas pelo local improvável, mas também por acontecer num sábado ensolarado, onde as pessoas procuram mais é sair de São Paulo ou se confinar num shopping center. Além da presença física, valeu aquele fantástico clima de entusiasmo e participação do pessoal.

O sucesso gera mais entusiasmo, que por sua vez gera mais sucesso. É um circulo virtuoso que só alguns privilegiados conseguem atingir. Meu desejo é que você seja um deles.

Percival"

Toninho, Jean, Gilberto Martines e Walter Arruda, em pose comum nas festas de formatura - e o que é o lançamento de um livro senão uma diplomação do mesmo?

Percival Lafer reconhece Alívio Garavelo em foto publicada no livro, despertando episódios semelhantes na memória.

O relato de quem acompanhou o projeto do livro desde o princípio:

"Jean,

Gostaria de dizer que o livro ficou muito bom, já tive o prazer de lê-lo inteiro. Hoje, rodeado de amigos, você começou a receber de uma forma muito gratificante a recompensa pela sua dedicação a este belo trabalho.

Ao ver você autografando alguns livros, por alguns segundos, retornou em minha memória uma coisa que você me contou 'em off' em abril do ano passado, em Campos de Jordão: 'Giba, estou escrevendo um livro sobre o MP Lafer, não sei como vai ficar, vou tentar fazer uma coisa legal'. Desde aquele dia fiquei  muito curioso para saber como seria esse livro e hoje podemos ver o resultado desse trabalho. Você superou  em muito as minhas expectativas, mais uma vez, parabéns.

Durante o tempo que estive presente na Livraria Bookstore, ela permaneceu repleta de vários amigos que ali compareceram para prestigiar o lançamento. Foi muito legal ver amigos como o Senhor Percival Lafer com a sua família, Senhor De Mitry, Walter, Toninho, Tanil, Alivio e muitos outros amigos.

Fiquei muito contente por ter meu livro autografado por você e por eles. Achei muito interessante um comentário feito por uma das filhas do Senhor Percival, relatando que ao ler o livro, mesmo sendo filha do criador do MP, ela desconhecia alguns detalhes dessa história - isso nos mostra o tanto que você se dedicou para fazer esse livro rico em detalhes. 

Grande abraço do amigo Giba."

- Gilberto Martines (Moóca, São Paulo)

Marcus Paulo, Walter Arruda, Jabá, Jean, Percival e Toninho: membros do Clube MP Lafer Brasil prestigiando o aniversário de 40 anos do conversível.

A Livraria Bookstore, na sede do IAB de São Paulo, conta com um mezanino repleto de livros de Arquitetura, Artes e Design.

A opinião de quem já leu o livro:

"Caro Jean,

Recebi seu livro na última sexta. Muito obrigado pela gentil dedicatória. 

Você não escreveu um livro, e sim elaborou um grande presente para todos admiradores do MP Lafer!

Sempre acompanhei tudo o que se publicou sobre o MP, desde o seu lançamento. Leio, com grande interesse, tudo o que se publica até hoje (sou frequentador assíduo do mplafer.net).

Seu livro me trouxe novidades esclarecedoras sobre a trajetória desse carismático veículo e a história de seu criador, as dificuldades enfrentadas e o sabor do sucesso conseguido. Já tinha algum conhecimento do MP com motor AP, mas não com a profundidade e precisão com que você abordou o assunto.

Meus parabéns por este excelente trabalho!

Você, além de arquiteto e urbanista por formação e profissão, é um pesquisador, repórter e escritor de grande qualidade.

Grande abraço!"

- Danilo Coelho (Vacaria, Rio Grande do Sul)

Toninho da Tony-Car, Jean Tosetto, Percival Lafer e Antonio De Mitry: os personagens e autores de uma linda história.

Betina, Adriana, Paula, Jean e Percival: no lançamento do livro do MP todos eram da família Lafer.

Curta a página do MPLAFER.net no Facebook e confira dezenas de outras fotos sobre o lançamento do livro, em álbuns separados por autores das imagens: Gilberto Martines, Rene Sarli e Rogério Novaes.

3 comentários:

  1. Caro Jean,

    Lamento não ter ido ao lançamento do livro. Conforme o previsto, viajei com a família. Desejo-lhe o merecido sucesso, pois é raro alguém que junte o conhecimento técnico com a sua maneira agradável e apaixonada de escrever. Até quem não tem interesse em automóveis certamente terá uma prazerosa leitura. Quem tem, então, terá prazer em dobro. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Caro Arnaldo Keller,
    Estas palavras vindas de você, que tem o dom de converter leitores em admiradores, são muito significativas. Obrigado pela maneira sempre cordata com todos - um exemplo a ser seguido. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho era ter um MP Lafer... não consegui realizá-lo!

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.