A Lafer é pioneira, de novo

Reprodução da pagina inicial do site da Lafer em novembro de 2012.

O Brasil era um país de feições agrárias quando a Lafer passou a projetar e fabricar móveis, além de simplesmente vendê-los, em 1961 - um período no qual a indústria nacional de automóveis estava apenas ensaiando seus primeiros passos. Se haviam dificuldades inerentes a um país de dimensões continentais e muita coisa ainda estava para ser feita em termos de infraestrutura, haviam também grandes possibilidades para crescimento econômico e empresarial.

Tal potencial somente seria alcançado nas bases da criatividade e do pioneirismo. Isso nunca faltou para a Lafer. A Lafer foi pioneira em proteger suas criações através de patentes. A Lafer foi pioneira na exportação de móveis brasileiros para a Europa e América do Norte. A Lafer foi pioneira no manuseio da fibra de vidro em escala industrial, o que lhe permitiu forjar o primeiro molde das cabinas telefônicas conhecidas até hoje como "orelhões".

A Lafer foi pioneira até mesmo quando lançou um automóvel com linhas nostálgicas e apelo esportivo no Brasil - e mesmo nisso ela vem sendo copiada desde então. Quatro décadas depois da apresentação do MP Lafer ao público, a Lafer volta a ser pioneira em relação ao carro, ao apoiar institucionalmente a iniciativa da publicação de um livro contando a sua história.

- Visite o site oficial da Lafer
- Curta a Lafer no Facebook
- Siga a Lafer no Twitter

A história da indústria brasileira automobilística é muito rica, mas ainda precisa ser devidamente registrada. Por enquanto isso é feito por gente abnegada, que luta contra o descaso que aparentemente predomina na memória das grandes empresas do ramo.

Felizmente, no caso do MP Lafer, isso não aconteceu. O livro que relata a sua trajetória está repleto de imagens históricas fornecidas pela própria Lafer. O idealizador do MP, o arquiteto Percival Lafer, foi o principal colaborador do escritor Jean Tosetto, que também é arquiteto. A capa da publicação teve o aval da empresa, que recomendou o ID - Bureau de Criação para a tarefa.

O livro está concluído, mas a colaboração da Lafer continua, numa demonstração de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Neste período festivo de comemoração dos 40 anos do MP Lafer, o site da empresa está divulgando o lançamento de "MP Lafer: a recriação de um ícone" em sua página inicial. Isso nos enche de orgulho, mas aumenta a nossa responsabilidade - é preciso ter muito respeito com aqueles que são pioneiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.