Almoço do Clube do MP em Campinas - 2012

O MP Lafer de Tanil, que estrela a capa do livro de Tosetto, acompanhado de Zotti e Arruda, o presidente do Clube.

O ano de 2012 vai chegando ao fim. Foi um período muito frutífero para os entusiastas do MP Lafer, marcado pelas comemorações dos 40 anos do automóvel. Um ano memorável como esse merecia um encerramento à altura, e neste ponto os diretores do Clube MP Lafer Brasil foram muito felizes, ao escolherem a cidade de Campinas e o restaurante Vila Antiga, cujos proprietários são apaixonados por carros antigos.

Campinas, curiosamente, é a cidade onde nasci. Foi onde, em 1997, vendi um Fiat Uno Brio 1991 para comprar o meu MP Lafer 1974, que estava sendo negociado em Paulínia, onde moro até hoje. Por incrível que pareça, entreguei o Fiat ao comprador na porta de seu emprego, na mesmíssima região do Vila Antiga. Isso foi na parte da manhã, pois na parte da tarde fui buscar o carro dos meus sonhos. Naquele dia, sem saber, comecei a escrever o livro que foi lançado há poucas semanas.

Me formei em Arquitetura no final de 1998 e, nos primeiros 14 anos de carreira profissional, me especializei em tirar sonhos do papel, projetando casas, lojas, escolas, igrejas e fábricas. Em 2012 fiz algo diametralmente oposto: coloquei um sonho no papel, o livro "MP Lafer: a recriação de um ícone".

O almoço ter sido realizado em Campinas, praticamente no quintal da minha casa, foi só uma coincidência. Muitos de nós somos educados para não acreditar nelas. Porém, as vezes elas parecem insistir em nos dizer algo, e se isso for positivo, não custa nada registrar.

Devo confessar que, quando estava com aproximadamente 40% do livro elaborado, cheguei a conclusão de que já tinha feito trabalho demais para abandonar. No entanto, ainda faltava muito mais para terminar este grande projeto. Deste modo, numa noite em que não consegui dormir, pedi para Ele - lá em cima - me ajudar a concluir esta tarefa, e creio que fui atendido.

Obviamente um exemplar de cada livro tem o seu valor monetário, para cobrir a grande cadeia do mercado literário. Mas posso afirmar que o conteúdo de um livro é um presente que o escritor quer dar para cada leitor. Escrever é uma doação. Por isso os livros são um tesouro coletivo, mas que só tem valor quando são lidos.

Amigos, já extrapolei o direito de me expressar em primeira pessoa neste artigo. Vamos falar sobre "nós": que todos possamos ter um fim de ano juntos de nossos familiares e amigos, e que 2013 seja ainda mais fantástico do que foi 2012.

Sinceramente,
Jean Tosetto

Pouco depois das 10 horas da manhã, os MPs partem do posto BR do quilômetro 28 da Rodovia dos Bandeirantes, rumo à Campinas.

Nas praças de pedágio os carros se espalham pelas várias faixas de cobrança, trazendo um colorido diferente para o mar de carros modernos em 50 tons de cinza.

Sem ar condicionado e sem vidros escuros para se esconder do sol escaldante - e de todo o resto - mas com o "prazerômetro" marcando uma cotação bem alta.

Por alguns momentos a satisfação de seguir o MP do Martines, dono da garagem mais bacana da Moóca, ao lado do protótipo do Fernandes, o primeiro MP a completar exatos 40 anos de idade.

Nas imediações do loteamento fechado Alphaville de Campinas temos um "S" gostoso de contornar, pescando as sombras das árvores.

As belas máquinas chegam ao restaurante Vila Antiga em Campinas: largaram 40 carros e chegaram 61, de diversas cidades de São Paulo.

O pátio do restaurante ficou tomado de MPs, perto da fonte artificial de água que não se pode tomar. Mais um sábado que passou muito rápido, deixando um gostinho de saudade no ar.

A montagem desta imagem panorâmica não conseguiu captar todos os MPs que estavam presentes no evento. Até 2013, pessoal!

O vídeo e o relato de Gilberto Martines:

 


"Resolvi fazer um filminho para compartilhar com os laferistas que não puderam comparecer ao nosso encontro. 

Como foi divulgado no nosso site, o destino escolhido foi o restaurante Vila Antiga na cidade de Campinas. O ponto de encontro foi na  Rodovia dos Bandeirantes km 28 -  Posto BR, por volta das 10:15 horas  partimos.

Mais uma vez  conseguimos promover um show na estrada. Mais de 50 MPs em fila indiana.  É muito legal ver as reações que esse nosso deslocamento promove nas pessoas  que estão nos carros que passam por nós.

Chegamos ao restaurante às 12:00 horas. O local não poderia ser melhor: comida boa, carros antigos, muitos amigos, muita conversa e muita risada. Esteve presente o Senhor Percival que, junto com o Jean, devem ter ficado cansados de tanto autografarem os livros do MP Lafer, tudo muito legal.

Gostaria de desejar a todos amigos  um Feliz Natal e um 2013 repleto de muita paz e saúde."

Veja também:

Portal Maxicar: 55 laferistas reunidos numa grande confraternização
A cobertura de Odair Ferraz
O vídeo do Doutor Tanil
A carta convite do Clube
Mais reuniões especiais

Um comentário:

  1. Jean e Giba, acho que não preciso acrescentar mais nada ao que voces disseram e descreveram.
    Jean, sobre o maravilhoso livro, suas dificuldades, obstaculos e o prazer de ver o trabalho concluido. E o Giba sobre mais um dos nossos almoços de confraternização anual.
    Ele, que tem mais passeios e almoços "nas costas", ainda vibra como ninguem a cada ano.
    Os dois demonstram aqui uma coisa maior que tudo: A grande paixão que sentem pelas nossas baratinhas.
    Isso não tem preço.
    Bom Natal a todos, com muita paz, harmonia, amor e bastante saude para enfrentar o 2013 que está chegando.
    Abraços.
    Romeu.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.