Livro do MP Lafer chega ao Japão

Alessandra Yumi Yamada como o livro do MP Lafer diante do famoso Monte Fuji, no Japão.
Alessandra Yumi Yamada como o livro do MP Lafer diante do famoso Monte Fuji, no Japão.

O livro "MP Lafer: a recriação de um ícone" foi escrito em Paulínia, no estado de São Paulo, e foi revisado em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais. Sua impressão ocorreu em Indaial, Santa Catarina. Três cidades pequenas do interior do Brasil. Quem diria que tal obra atravessaria o mundo e chegaria ao Japão? Pois é o que acaba de acontecer: recebemos duas das fotos mais bonitas deste site no dia 06 de abril de 2014 - um dia depois da linha de produção do MP Lafer completar 40 anos de inauguração oficial.

Além da emoção inegável de ver a capa do livro fotografada num país tão distante, temos o prazer de apreciar o cenário ao fundo: o Monte Fuji. A montanha mais alta do Japão é um vulcão ativo com baixo risco de erupção, e representa um dos ícones turísticos da Terra do Sol Nascente. Em seus arredores, na cidade de Gotemba, vive a família nipo-brasileira Yamada. Nas fotos aparecem Alessandra Yumi e seu pai, o Alexandre.

Alexandre Yamada é o pai da Yumi. Ele trabalha numa fábrica e está fazendo um curso técnico de mecânica automotiva na Toyota.
Alexandre Yamada é o pai da Yumi. Ele trabalha numa fábrica e está fazendo um curso técnico de mecânica automotiva na Toyota.
Alexandre Yamada trabalha como operário numa fábrica e está na 16 ª turma de brasileiros que fazem um curso técnico de mecânica automotiva oferecido pela Toyota. O objetivo da fabricante de carros é que estes brasileiros, quando retornarem ao Brasil, possam seguir junto com a empresa trabalhando como mecânicos habilitados numa das 143 concessionárias deste importante mercado consumidor.

Foi ele quem encomendou um exemplar do livro do MP Lafer diretamente com o autor, através de seu primo André Yamada, que também já trabalhou no Japão. O livro foi entregue ao André, devidamente autografado, no dia 07 de fevereiro de 2014, e levou quase dois meses para chegar ao destino.

O livro do MP Lafer foi encomendado no Brasil através de um primo, o André Yamada, que despachou o exemplar pelos Correios junto com a correspondência da família.
O livro do MP Lafer foi encomendado no Brasil através de um primo, o André Yamada, que despachou o exemplar pelos Correios junto com a correspondência da família.

Do Brasil para o mundo

Antes de chegar ao Japão, o livro do MP Lafer conquistou primeiro o território nacional. Do Rio Grande do Sul ao Amazonas, quase todos os estados brasileiros receberem pelo menos um exemplar desta publicação. Naturalmente São Paulo é o estado que tem mais leitores do livro, mas tivemos a satisfação de remeter vários exemplares para o Paraná na região sul, e Pernambuco no nordeste, entre outros.

Um argentino, em trânsito por São Paulo, queria comprar o livro no Aeroporto de Guarulhos. Não tendo o encontrado, nos enviou um e-mail pedindo auxílio. Orientamos ele para ir até a Livraria Bookstore, no centro da cidade. Deu certo!

Logo, foi necessário criar uma conta no Pay-Pal para atender às encomendas internacionais. Deste modo o livro do MP foi entregue nos Estados Unidos e na Itália. Na Alemanha ganhamos até um destaque num site dedicado ao MP Lafer.

Em agradecimento à colaboradores do livro, exemplares foram enviados para a Inglaterra, berço dos MGs, e Malásia - onde o TD 2000, uma espécie de primo do MP Lafer, teve seus dias de glória. Edward Teo, presidente da TD Cars Malaysia, que curiosamente usa motores da Toyota em seus veículos, nos escreveu uma atenciosa mensagem, em 13 de março de 2013:

"Os meus parabéns pela produção de um livro tão emocionante, documentando os aspectos históricos do MP Lafer e outros carros. 

Enquanto não posso ler em português, fico imaginando a quantidade de tempo e esforço que você gastou preparando deste livro. Além disso, tenho certeza de que os amantes de carros clássicos vão apreciar a leitura. Há muita paixão permeando todas as páginas deste livro. 

Meu agradecimento muito especial a você pela inclusão de um capítulo sobre o TD 2000 Roadster. Muito apreciado."

Depois do exposto acima, creio que você não precisa mais perguntar o que este escritor ganha ao publicar um livro independente.

- Jean Tosetto

Saiba mais sobre o TD 2000
As melhores coisas da vida acontecem offline. Desconecte-se. Viva mais. Leia mais. "vivalendo.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.