Conheça o TD 2000

Certos modelos, de linhas esportivas, são tão carismáticos que mesmo o encerramento de suas produções não selam o fim de suas trajetórias, pois eles suscitam a criação de outras versões, neles inspiradas, que encontram num público fiel a manutenção de seus "espíritos" e, porque não, dos sonhos que eles despertam nos apaixonados por carros.

Nessa categoria, podemos citar o mítico alemão Porsche Spyder e o puro-sangue americano Ford Cobra. Mas certamente este panteão não estaria completo sem a presença do clássico inglês MG TD: suas linhas harmoniosas e seu ensejo "safety-fast" garantem à ele um lugar de destaque na história do automóvel do século vinte, com o diferencial de ter sido um dos mais acessíveis ao consumidor médio.

No Brasil, o modelo MP Lafer marcou a indústria brasileira, a partir da década de 1970, por ser justamente o pioneiro no campo que ficou conhecido como sendo o das réplicas - embora este conceito seja contestado por alguns, uma vez que que existem diferenças básicas entre ele e o MG TD, sua fonte de inspiração. O fato é que, mesmo com tais diferenças, o carro foi aceito nos mercados mais rigorosos do mundo.

O sucesso aqui e lá fora foi tamanho que, mesmo após mais de quinze anos do fim de sua produção, ainda há gente que alimenta as esperanças de ver o modelo voltar à linha de montagem, embora esteja claro que esta possibilidade não exista, pelo menos em terras brasileiras. Porém, como já foi afirmado, o "espírito safety-fast" do MG TD continua vivo e sua "fonte de juventude" vem do outro lado do mundo.

A origem do TD 2000 remonta ao ano de 1984, quando Ross Marshall, então representante da Jaguar na Austrália, adquiriu um MG TD original, proveniente dos Estados Unidos. Ele decidiu produzir uma réplica do veículo e inicialmente fez um acordo com a Nissan australiana, para fornecer o conjunto mecânico com tração dianteira, para equipar sua versão.

Os planos eram ambiciosos e a intenção era dividir a produção do carro entre Melbourne e Taiwan. Até mesmo testes implacáveis para aferir a resistência, segurança e durabilidade do TD 2000, foram realizados na Califórnia. Mas logo Marshall percebeu que se tratava de um investimento vultoso demais para prosseguir sozinho. Em 1987 o projeto passou para a intendência da Australian Classic Cars.

Esta empresa lançou o modelo oficialmente em 1988, durante o Sidney Motor Show, valendo-se ainda da mecânica Nissan 2.0, mas com a montagem do veículo sendo transferida para a localidade de Ararat, na Austrália. Deste modo, o projeto foi encampado pelo construtor A.F. Gason, que finalmente o repassou para investidores internacionais, no início da década de 1990.

Com isso, o TD 2000 passou a ser apenas um terço australiano e migrou para a Malásia, cujos empreendedores, capitaneados por Eddie Teo, compraram os direitos de produção do modelo, dando origem à TD Cars Malaysia. Com este aporte financeiro, foi possível redesenhar estruturalmente o veículo, dotando o mesmo de tração traseira, valendo-se da mecânica japonesa da Toyota.

O motor 2.0, com 16 válvulas e quatro cilindros dosados por cinco marchas, garante um desempenho superior ao do próprio MG TD inglês, com a vantagem de possuir a confiabilidade de uma construção moderna. Com o mercado globalizado de hoje, a manutenção do conjunto mecânico torna-se mais fácil, especialmente no que tange à reposição de peças.


Se a parte mecânica do TD 2000 é atualizada, esteticamente ele é muito fiel ao MG TD, incluindo o padrão de suas cores e o primor com as partes cromadas. Apenas por medida de segurança, o conversível é dotado de um santoantônio, discretamente localizado na retaguarda da cabine dos ocupantes. Do MG TC, o carro em questão herdou a aparência das rodas raiadas, mais atraentes do que as de aço-escovado, preservando a áurea antiga do modelo.

A partir da Malásia, o TD 2000 vem, paulatinamente, conquistando mercados importantes. Além da própria Austrália, ele é vendido no Japão, Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos, Índia e Egito, entre outros. Recentemente alcançou inclusive o Reino Unido, berço do MG TD, onde a cultura por automóveis clássicos de linhas esportivas já está estabelecida há várias décadas.

Segundo Tom Martin, da Lifestyle Automotive da Irlanda, há estudos para levar o TD 2000 para o continente americano e isso inclui o Brasil, uma vez que muitos entusiastas do MP Lafer já conhecem o modelo, via Internet. Mas ainda há vários fatores a serem analisados, como as condições de importação e algumas adaptações técnicas que seriam necessárias, para garantir o sucesso do TD 2000 nas vias brasileiras.


Mais informações sobre o TD 2000 podem ser obtidas no site oficial da marca:
www.td-2000.com e também no site britânico www.lifestyleautomotive.co.uk

Por Jean Tosetto
Imagens gentilmente cedidas por Tom Martin


TD 2000 & MP LAFER .net

Um comentário:

  1. Esse carro tem o mesmo charme do MP!!! Os apaixonados pelo MP adorariam vewr o carro de perto!!!
    Será que o TD pode ser fabricado com o volante na esquerda?
    Abraços....

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.