As qualidades do MP Lafer, detalhe por detalhe

Reprodução do folder ofertado em 1978 ao arquiteto Roberto Ferraz. Agradecemos a colaboração de Custodio Saraiva.



1) Acoplamento carroceria/ chassis
O MP-Lafer é um automóvel concebido para somar a indiscutível qualidade da mecânica VW à inconfundível personalidade do célebre MGTD-1952, o carro que se transformou de um modesto projeto da pequena Morris Garage, num dos maiores clássicos da história do automóvel.
O MP-Lafer conseguiu, com muita técnica e criatividade, fundir os dois grandes nomes, aliando as suas melhores características.
O resultado é um veículo em que todas as características mecânicas foram mantidas intactas. Fica assim assegurada a mesma garantia, economia e praticidade da mecânica Volkswagen.
A Lafer acoplou uma carroceria monobloco de poliéster reforçado com fibra de vidro sobre a mecânica VW.
Essa carroceria foi estudada e desenvolvida em seus mínimos detalhes, a fim de oferecer o máximo em termos de estética, conforto e acabamento.

2) Motor
O MP-Lafer vem equipado com o motor VW 1600 - Brasília, colocado num habitáculo planejado para oferecer grande facilidade de acesso e extraordinária vedação.
Há proteção total ao motor no trânsito por estradas com lama e poeira. A refrigeração é perfeita, não havendo qualquer possibilidade de superaquecimento, mesmo nas condições mais severas. Com a tampa traseira do motor feita em duas superfícies de fibra de vidro, há um ótimo isolamento acústico: o MP-Lafer apresenta um nível de ruído excepcionalmente menor que o da maioria dos carros.

3) Porta-malas
O porta-malas, situado na parte dianteira, tem capacidade de sobra para acomodar a bagagem de duas pessoas, comportando ainda; estepe, ferramentas, bateria, tanque de gasolina e extintor de incêndio.
O amplo espaço atrás dos bancos comporta mais uma mala de tamanho médio.

4) Bancos
Os bancos, perfeitamente anatômicos, oferecem um grande conforto e aumentam o enorme prazer de dirigir o MP-Lafer.
A alavanca de mudanças, bem à mão, o posicionamento do banco em relação aos pedais e ao volante de direção, o conforto e a sensação de dirigir um carro de formas verdadeiramente esportivas, fazem o MP-Lafer proporcionar inédita satisfação pessoal.

5) Painel
O painel do MP-Lafer é equipado com: marcador de nível de combustível, velocímetro, odômetro total, tacômetro (conta-giros) e lâmpadas piloto do dínamo, pressão de óleo, indicadoras de direção e farol alto. Equipamento opcional: manômetros de pressão de óleo, temperatura e bateria. Tudo isto, aliado ao volante preciso, oferece um perfeito comando homem/ máquina.
O conjunto dá o requinte e a maneabilidade que um automóvel esportivo requer.

6) Janelas
Coerente com a época atual, o MP-Lafer vem equipado originalmente com vidros, cujo sistema de funcionamento permite sua retirada em poucos instantes. Há assim, uma versatilidade total, para que, com a capota retrátil recolhida, possa se obter um maior aproveitamento da forma esportiva do veículo. Este sistema foi projetado para não sacrificar a forma esportiva e ao mesmo tempo se obter, em caso de mau tempo, uma perfeita vedação, garantida pela capota com os vidros colocados.
Além disso os vidros podem ser levantados, abaixados e mantidos em qualquer posição, por meio de um dispositivo de pressão pertencente ao sistema. Desta maneira o MP-Lafer oferece o conforto de um veículo convencional e, ao mesmo tempo, sem os vidros, a sensação oferecida por um veículo esportivo.

7) Pára-brisas basculantes
O MP-Lafer trás de volta uma sensação especial oferecida pelos automóveis esportivos da década de 50, e que, hoje em dia, não existe em qualquer outro carro dessa categoria. Com o seu teto retrátil recolhido e seu pára-brisas basculante baixado, o MP-Lafer proporciona uma sensação de velocidade e principalmente liberdade. Isso até então, só era oferecido pelas motocicletas. Com as linhas clássicas, que o mantém desejado até nossos dias, o MP-Lafer é o símbolo de uma época, e assim toca o coração dos esportistas.

8) Capotas, retrátil e rígida
A capota original do MP-Lafer é completamente retrátil, podendo ser recolhida em poucos instantes, o que dá ao carro uma aparência 100% esportiva.
Levando-se em consideração sua versatilidade, o MP-Lafer, além da capota retrátil, pode vir equipado opcionalmente com teto rígido que, de acordo com seu desenho mantém as formas originais do veículo. O teto rígido oferece todo conforto, vedação e isolamento térmico úteis durante o inverno, para que o MP-Lafer possa ser utilizado o ano todo com qualquer tempo.

Ficha técnica

2 comentários:

  1. boa tarde, comprei um mp lafer ano 75 e gostaria de saber aonde eu encontro o vidro lateral da capota, proximo da porta.

    ResponderExcluir
  2. Caro Alberto, leia com atenção o conteúdo oferecido nos links a seguir:
    http://www.mplafer.net/2012/01/perguntas.html
    http://www.mplafer.net/2007/05/peas-manuteno.html
    Grato!

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.