As qualidades do MP Lafer, detalhe por detalhe

Reprodução do folder ofertado em 1978 ao arquiteto Roberto Ferraz. Agradecemos a colaboração de Custodio Saraiva.



1) Acoplamento carroceria/ chassis
O MP-Lafer é um automóvel concebido para somar a indiscutível qualidade da mecânica VW à inconfundível personalidade do célebre MGTD-1952, o carro que se transformou de um modesto projeto da pequena Morris Garage, num dos maiores clássicos da história do automóvel.
O MP-Lafer conseguiu, com muita técnica e criatividade, fundir os dois grandes nomes, aliando as suas melhores características.
O resultado é um veículo em que todas as características mecânicas foram mantidas intactas. Fica assim assegurada a mesma garantia, economia e praticidade da mecânica Volkswagen.
A Lafer acoplou uma carroceria monobloco de poliéster reforçado com fibra de vidro sobre a mecânica VW.
Essa carroceria foi estudada e desenvolvida em seus mínimos detalhes, a fim de oferecer o máximo em termos de estética, conforto e acabamento.

2) Motor
O MP-Lafer vem equipado com o motor VW 1600 - Brasília, colocado num habitáculo planejado para oferecer grande facilidade de acesso e extraordinária vedação.
Há proteção total ao motor no trânsito por estradas com lama e poeira. A refrigeração é perfeita, não havendo qualquer possibilidade de superaquecimento, mesmo nas condições mais severas. Com a tampa traseira do motor feita em duas superfícies de fibra de vidro, há um ótimo isolamento acústico: o MP-Lafer apresenta um nível de ruído excepcionalmente menor que o da maioria dos carros.

3) Porta-malas
O porta-malas, situado na parte dianteira, tem capacidade de sobra para acomodar a bagagem de duas pessoas, comportando ainda; estepe, ferramentas, bateria, tanque de gasolina e extintor de incêndio.
O amplo espaço atrás dos bancos comporta mais uma mala de tamanho médio.

4) Bancos
Os bancos, perfeitamente anatômicos, oferecem um grande conforto e aumentam o enorme prazer de dirigir o MP-Lafer.
A alavanca de mudanças, bem à mão, o posicionamento do banco em relação aos pedais e ao volante de direção, o conforto e a sensação de dirigir um carro de formas verdadeiramente esportivas, fazem o MP-Lafer proporcionar inédita satisfação pessoal.

5) Painel
O painel do MP-Lafer é equipado com: marcador de nível de combustível, velocímetro, odômetro total, tacômetro (conta-giros) e lâmpadas piloto do dínamo, pressão de óleo, indicadoras de direção e farol alto. Equipamento opcional: manômetros de pressão de óleo, temperatura e bateria. Tudo isto, aliado ao volante preciso, oferece um perfeito comando homem/ máquina.
O conjunto dá o requinte e a maneabilidade que um automóvel esportivo requer.

6) Janelas
Coerente com a época atual, o MP-Lafer vem equipado originalmente com vidros, cujo sistema de funcionamento permite sua retirada em poucos instantes. Há assim, uma versatilidade total, para que, com a capota retrátil recolhida, possa se obter um maior aproveitamento da forma esportiva do veículo. Este sistema foi projetado para não sacrificar a forma esportiva e ao mesmo tempo se obter, em caso de mau tempo, uma perfeita vedação, garantida pela capota com os vidros colocados.
Além disso os vidros podem ser levantados, abaixados e mantidos em qualquer posição, por meio de um dispositivo de pressão pertencente ao sistema. Desta maneira o MP-Lafer oferece o conforto de um veículo convencional e, ao mesmo tempo, sem os vidros, a sensação oferecida por um veículo esportivo.

7) Pára-brisas basculantes
O MP-Lafer trás de volta uma sensação especial oferecida pelos automóveis esportivos da década de 50, e que, hoje em dia, não existe em qualquer outro carro dessa categoria. Com o seu teto retrátil recolhido e seu pára-brisas basculante baixado, o MP-Lafer proporciona uma sensação de velocidade e principalmente liberdade. Isso até então, só era oferecido pelas motocicletas. Com as linhas clássicas, que o mantém desejado até nossos dias, o MP-Lafer é o símbolo de uma época, e assim toca o coração dos esportistas.

8) Capotas, retrátil e rígida
A capota original do MP-Lafer é completamente retrátil, podendo ser recolhida em poucos instantes, o que dá ao carro uma aparência 100% esportiva.
Levando-se em consideração sua versatilidade, o MP-Lafer, além da capota retrátil, pode vir equipado opcionalmente com teto rígido que, de acordo com seu desenho mantém as formas originais do veículo. O teto rígido oferece todo conforto, vedação e isolamento térmico úteis durante o inverno, para que o MP-Lafer possa ser utilizado o ano todo com qualquer tempo.

Ficha técnica

11 comentários:

  1. boa tarde, comprei um mp lafer ano 75 e gostaria de saber aonde eu encontro o vidro lateral da capota, proximo da porta.

    ResponderExcluir
  2. Caro Alberto, leia com atenção o conteúdo oferecido nos links a seguir:
    http://www.mplafer.net/2012/01/perguntas.html
    http://www.mplafer.net/2007/05/peas-manuteno.html
    Grato!

    ResponderExcluir
  3. Alguém teria digitalizado o manual do proprietário do MP lafer contendo 25 paginas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste site temos o manual com 15 páginas. Vide coluna da direita na versão para PC.

      Excluir
  4. O meu MP não tem vidros. Como colocar? TB não tem capota. Da pra colocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o MP Lafer for original de fábrica, tem como recolocar vidros e capota, sim. Se for uma réplica, vai depender da caso a caso.

      Excluir
  5. Jean.
    Pode me ajudar?
    Preciso de alguem no rio de janeiro ou niteroi de preferencia,para me ajudar($$) a montar portas e vidros e colocar no lugar
    Meu contato
    Antonio carlos
    021 999488294

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos, no Rio de Janeiro eu confio nos Amigos do MP Lafer:
      http://www.amigosdomplafer.com.br/
      https://www.facebook.com/amigosdomplafer/
      Faça contato com eles, que certamente alguém vai conhecer um profissional do Rio capacitado para te ajudar.

      Excluir
  6. Me indicaria alguém no Rio de Janeiro, se possível na região Norte, que trabalhe com pintura de MP Lafer e a parte de forração, incluindo a capota?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Rio de Janeiro confiamos nas recomendações dos Amigo do MP Lafer. Anote o endereço do site deles: http://www.amigosdomplafer.com.br/ - grato!

      Excluir
  7. Muito obrigado👍👍👍

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.