Palácio das Indústrias 2010 - por Gilberto Martines

Vista de um dos pátios do Palácio das Indústrias, prédio histórico localizado no centro de São Paulo.

Gilberto Martines escreve em 17 de outubro de 2010:

"Seguem fotos do 2º Encontro de Carros Antigos que ocorreu no Palácio das Indústrias, que fica aqui em São Paulo na região central, junto ao Parque Dom Pedro. Um local muito bonito e valido para se fazer uma visita para conhecer esse patrimônio histórico.

O Palácio das Indústrias foi inaugurado em 1924 com a finalidade de expor produtos Agrícolas e Industriais. No período de 1947 a 1968, o prédio virou sede da Assembléia Legislativa. De 1969 a 1991 abrigou diversas repartições públicas. De 1992 a 2004 foi sede da Prefeitura de São Paulo. Foi tombado pelo patrimônio histórico e volta como sede do Catavento, uma organização social que vem desenvolver a função original do local, com exposições voltadas para a educação e a cultura.

Com relação ao encontro, foi possível apreciar muitos carros antigos distribuídos pelos jardins do Palácio. Com certeza vai aumentar cada vez mais o número de veículos presentes a este evento, pois o cenário desse lugar é muito legal: tudo muito bem limpo e organizado. Estavam presentes também viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Podemos também observar pelos jardins a exposição permanente de um avião, trens, máquinas agrícolas, máquinas a vapor produtoras de energia e carros utilizados para fazer a limpeza publica da cidade de São Paulo.

O Clube MP Lafer Brasil esteve presente com cinco MPs. Entre eles estava o primeiro protótipo de 1972, agora de posse do nosso amigo Airton.

Este final de semana foi repleto de eventos para quem gosta de veículos antigos. Além deste ocorreram mais dois: em São Bernardo do Campo, no Ginásio Poli Esportivo, rolou a edição anual de Hot Style; já Em Alphaville aconteceu o encontro mensal denominado Alpha Classic, que já contava com a presença confirmada de muitos carros clássicos nacionais e importados."

Este avião bi-motor fica em exposição permanente no local. Ao fundo destaca-se a torre do Banespa, banco estadual privatizado nos anos 90.

Máquina à vapor adquiridas com o capital do ciclo do café na economia paulista de fins do século XIX e início do século XX.

Locomotiva inglesa centenária, conhecida no Brasil como "Maria Fumaça", numa época em que o transporte ferroviário prevalecia sobre as rodovias para escoamento da produção de café até o porto de Santos.

Paralamas salientes assim como o conjunto de faróis, além das rodas raiadas: a receita para fascinar crianças de todas as idades.

Detalhe do protótipo de 1972 que o Airton resgatou do esquecimento. Vide a maçaneta na posição contrária a que foi adotada na produção em série. O Giba está devendo fotos do carro por inteiro!

Ao todo, cinco MPs prestigiaram o segundo encontro do Palácio das Indústrias. A agenda deste eventos está cada vez mais apertada.

Veja também:

1ª Edição Alpha Classic - por Gilberto Martines
II Collector Show Serra Negra 2009
Quintas no Ibirapuera 2009 - por Gilberto Martines

Hot Garage 2008 - por Gilberto Martines
Memorial da América Latina 2007 - por Romeu Nardini
Índice de álbuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.