Dirija com segurança para dirigir sempre

Um dos maiores prazeres do entusiasta por carros em geral é dirigir na estrada, longe dos engarrafamentos e outros empecilhos que tolhem o desenvolvimento do motor e da sensação de liberdade. Por outro lado, nas estradas também estão os maiores riscos para a integridade do conjunto veículo-motorista-passageiro, e terceiros. Dirigir com segurança - o equivalente a possuir noções de direção defensiva - é um pré requisito indispensável em qualquer viagem.

Antes mesmo da viagem começar, um item deve estar sempre revisado e confiável. Estamos nos referindo à manutenção preventiva do automóvel. Já tratamos deste assunto aqui no mplafer.net, porém sempre é bom fazer uma releitura:  

Antes de viajar, verifique!
Mas não é só o seu carro que deve estar em ordem para uma viagem - sim, tem gente que cuida mais de um veículo do que de si mesmo. Você, na condição de motorista, deve se manter sempre saudável e estar descansado antes de acelerar sua máquina - a capacidade de reagir rápido a um imprevisto vai depender disso. Esteja com os reflexos em dia. Alimente-se bem e com moderação, principalmente nas vésperas de passeios mais longos. Umas boas horas de sono - quando a ansiedade permitir - ou mesmo de repouso num ambiente sossegado, fazem a diferença no dia seguinte. Nem é preciso tocar no assunto das bebidas alcoólicas: mantenha-se longe delas, principalmente quando um volante estiver por perto.

Dirigir sem rumo certo pode parecer muito romântico e traz à tona o espírito aventureiro, mas estabelecer um roteiro é sempre melhor. Estude o trajeto a ser adotado: levante dados sobre as estradas e suas condições de uso. Com o advento da Internet, isso está cada vez mais fácil, ainda mais com os aparelhos de GPS, mais acessíveis do que nunca. A capacidade de antever qualquer tipo de adversidade será tanto melhor se você já conhecer o caminho ou estiver bem informado sobre ele, incluindo as rotas alternativas.


Exibir mapa ampliado - Exemplo de roteiro adotado entre a Grande São Paulo e Águas de São Pedro.

Pegando a estrada.

Estradas, por melhores que sejam, não são como autódromos homologados pela FIA, com áreas de escape e caixas de brita para desacelerar os bólidos que porventura perdem o traçado correto. Nos autódromos internacionais, existe todo um aparato de resgate e atendimento de emergência em casos de acidentes. Tais condições não existem numa estrada - pelo menos não na escala de um autódromo, que funciona em um circuito fechado e que não passa de quatro ou cinco quilômetros de extensão. Lembre-se que as estradas podem ultrapassar a casa das centenas de quilômetros. Portanto, a regra básica:

- Respeite o limite de velocidade.

Andar numa velocidade aquém do que um motor bem dosado é capaz de sustentar, pode até provocar um certo desânimo para quem tem a esportividade nas veias, até que se descobre que dirigir com esportividade não é, necessariamente, a mesma coisa que dirigir velozmente. Saber reduzir uma marcha, frear com eficácia, entrar e sair de um curva de forma ideal e poupar o equipamento também compõem os atributos de alguém que dirige esportivamente - o que é bem diferente de possuir espírito de emulsão. Manter-se inteiro para a próxima viagem é um prêmio muito maior do que chegar alguns minutos antes ao destino final.

A sinalização do trânsito não é feita apenas do limite de velocidade. Obviamente ela vai muito além disso. A sinalização é pensada para promover o bom desenvolvimento da circulação de veículos e estabelecer um código de respeito entre os motoristas, que em primeira instância também são cidadãos. Respeitar a sinalização é respeitar a cidadania. Então, nada de andar pelo acostamento, ultrapassar em local proibido, dificultar a preferência do próximo num cruzamento ou rotatória - essas coisas que não provam habilidade alguma, a não ser a de demonstrar total despreparo para dividir o espaço público.

Comportamento ao volante.

Ninguém consegue extrair prazer de um tarefa se estiver numa situação de desconforto prolongado - apenas se você for um atleta de Ironman ou algo do tipo. Ajuste sua posição para dirigir de modo que esteja com braços e pernas ligeiramente flexionados, com o encosto do banco bem aderido ao corpo. Regule os espelhos retrovisores para que estejam ao seu alcance visual sem ter que movimentar a cabeça, apenas os olhos. Use o cinto de segurança, não apenas para respeitar a lei, mas para realmente estar mais seguro.

Aparelhos de telefone celular, máquinas fotográficas digitais, tocadores de músicas: deixe tudo isso para o passageiro tomar conta. Atenha-se ao fato de guiar e manter-se concentrado nesta primordial tarefa. Caso esteja sozinho no carro e queria usar algum equipamento, estacione em local seguro. Na pista, mantenha uma distância razoável do veículo da frente, o suficiente para enxergar os pneus dianteiros. Em caso de freada brusca, haverá tempo hábil para você frear também.

Foto: Jean Tosetto
A melhor terapia do entusiasta por conversíveis é dirigir numa paisagem como essa.

A buzina de seu possante não é instrumento musical: use-a o estritamente necessário, para comunicar uma situação de risco ou alerta. As pessoas têm nomes próprios e muito poucas atendem pelo apelido de "Beep-beep" ou "Fom-fom". Mostre que, além do seu bom gosto em dirigir uma "barata", você tem bom discernimento para chamar a atenção corretamente dos demais, e pelos motivos certos. Por outro lado, convém não chamar a atenção pelo fato de jogar lixo pela janela do veículo - isso realmente pega muito mal.

Em caso de chuva, reduza a velocidade, ainda mais. Não é proibido guiar um carro sob a ocorrência de chuvas, mas se for necessário colocar o limpador do pára-brisas no nível mais rápido, está na hora de procurar um abrigo e esperar o clima melhorar. Paradas breves também são uma boa pedida para percursos mais longos, mesmo que o Sol esteja escaldante. Esticar as pernas e se hidratar regularmente farão com que você se recomponha e esteja bem disposto para enfrentar mais uma perna do trajeto.

Noções de primeiros socorros no trânsito.

Seríamos ingênuos se quiséssemos encerrar, em apenas um texto, um assunto de tamanha importância, que é a direção defensiva aliada à noções de primeiros socorros no trânsito - um ponto que sequer tangenciamos nestas breves linhas. Longe disso: nossa intenção era apenas colocar em pauta um aspecto pouco abordado nos sites dedicados aos automóveis em geral, sejam veículos antigos, carros especiais ou contemporâneos.

Infelizmente, acidentes podem ocorrer, senão com você, com algum semelhante. É nossa obrigação prestar os primeiros socorros, se tivermos condições para tal, até que um resgate em caráter profissional chegue ao local. Na hora de renovar a carteira de habilitação, ou levar seu filho para a auto-escola, não seja negligente com estas aulas, por mais burocráticas que elas possam soar. Procure informação complementar à respeito. O Detran de São Paulo, por exemplo, oferece gratuitamente um manual de direção defensiva. Faça o download clicando aqui.

No mais, curta seu carro, aprecie a experiência de guiar de maneira consciente, e faça disso uma fonte de ótimas lembranças, as quais ninguém poderá lhe usurpar.

-Por Jean Tosetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.