Autoclásica 2010 - San Isidro, Argentina - parte I

Nosso repórter especial, o Barata, em frente ao acesso do hipódromo de San Isidro, onde se realizou a décima edição da Autoclásica.

O fim de semana é de feriado prolongado no Brasil. Enquanto alguns ficam em suas cidades em função de compromissos profissionais, outros levam a família para passear ou visitar parentes. Há um terceiro grupo de pessoas, que também podemos considerar como privilegiadas: são aquelas que puderam ir ao país vizinho visitar aquele que é, provavelmente, o melhor encontro de automóveis antigos e especiais da América do Sul.

Estamos nos referindo a décima edição da Autoclásica, evento que ocorreu sob a copa de frondosas árvores do hipódromo de San Isidro, cidade próxima à capital da Argentina, Buenos Aires. Para nossa sorte, o felizardo Barata - após se recuperar do êxtase inicial que é circular por uma constelação de sonhos sobre rodas - lembrou dos amigos do site mplafer.net e enviou, entre os dias 10 e 12 de outubro de 2010, um lote com 49 fotos magníficas, que iremos publicar em cinco partes.

E aqui não temos constrangimento algum em reconhecer que não dispomos dos dados de todos os modelos que apresentaremos. Obviamente estamos abertos à colaborações de quem estiver disposto a completar as legendas de cada foto. Basta enviar um e-mail para nós. Na medida do possível vamos atender a todos, antecipando nossos agradecimentos.

Essa Alfa Romeo fez você lembrar de Speed Racer versus a Equipe Acrobática na Corrida Alpina? Agora sabemos de onde os japoneses tiraram inspiração para o desenho.
Nos anos 40 e 50 a pintura dos carros de Grand Prix e Fórmula 1 identificava o país de origem da marca. Por isso o vermelho da Itália, além de se identificar com a Ferrari, também era a cor da Maserati.
O Barata ao lado de uma barata. Em outras palavras, o Nelson Ormezzano junto a um MG TC do final da década de 1940.
Pela cor azul e linhas esportivas, seria um bólido francês? Espera aí, com uma lupa no símbolo descobrimos que é um Delage D6 - 3L de 1946. Bingo!
Nessa vamos pedir ajuda aos universitários. Tudo que sabemos é que o carro é da marca Rally. Para o Arnaldo Keller, pode se tratar de um Amilcar CGSS, modelo francês dos anos 20. Na mosca!
O Renault Alpine também foi comercializado no Brasil pela Willys, com a alcunha de Interlagos, por volta de 1966.
Maserati: a marca italiana do tridente, hoje absorvida pela Ferrari. Até os anos 60, no entanto, ela tinha apelo próprio. Arnaldo Keller atenta para o bólido prateado: "esse Cisitália é importantíssimo, pois revolucionou o design automobilístico com seus faróis mais altos que o radiador. É da década de 40, logo no pós-guerra, e acho que é Pininfarina."
Duas baratas da BMW fabricadas provavelmente na década de 1930. Cores em contraste corroboram as linhas da elegância bavária para conceber carros esportivos.
Podemos arriscar que este aqui se trata de um Kougar Jaguar, modelo que já foi abordado no mplafer.net em outra ocasião. Porém, as rodas não são raiadas e os faróis são incorporados sob a grade do radiador. Fica a dúvida.


Kougar Jaguar Sport Classic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.