Kougar Jaguar Sport Classic

Jean Tosetto no Kougar JaguarUm torpedo sobre quatro rodas, capaz de moldar o semblante de quem experimenta o assento do piloto.

No dia 09 de maio de 2009, um sábado, estava seguindo para São Paulo, para tomar um pouco de chuva e ver o show do Oasis no Anhembi. Era fim de tarde e o clima ameno de outono ainda revelava um sol convidativo para curtir a Rodovia dos Bandeirantes. Pouco depois de cruzar o Rodoanel, a expectativa de presenciar um grande espetáculo foi interrompida pela visão de um carro ainda mais baixo que o MP Lafer, e mais comprido também. Ao volante um homem magro, de cabelos grisalhos e desalinhados pelo vento. Que inveja...

Não consegui identificar o modelo. Era grande demais para ser um Lotus Seven. Ao ultrapassar o bólido, notei que não seria um Bugatti, pois a grade frontal não tinha o formato de parábola encravado no perfil da carroceria. Mas tratava-se um carro de corrida mesmo, com um grande número 59 estampado na lateral. As dúvidas iriam permanecer na retina, se não fosse pela feliz decisão de estacionar num posto de serviços para tomar um café. O conversível de rodas raiadas, fixadas apenas pelos cubos centrais com borboletas no lugar de parafusos, veio logo depois.

O motorista - neste caso, o piloto - levou a máquina para calibrar os pneus e conferir o nível do óleo lubrificante. A curiosidade falou mais alto do que a timidez e fui me apresentar, preparado para ouvir um "quem é você?" - ou quem sabe um "com licença". Porém, para minha surpresa, estava diante de alguém muito solícito e atencioso. Era o jornalista Arnaldo Keller, que estava testando o veículo para a revista Car and Driver Brasil e me explicou que se tratava de um Kougar Jaguar, um modelo que surgiu nos anos de 1960, baseado no conjunto mecânico do E-type.

Nisso, o fotógrafo Paulo Keller estaciona um utilitário ao lado e começa a captar algumas imagens. Dei uma de abusado e pedi uma foto a bordo da fera de seis cilindros, para publicar no site mplafer.net, uma vez que o Arnaldo, sempre gentil, me permitiu experimentar a sensação de estar no banco do condutor. O volante grande, de empunhadura em couro, permite fácil visualização dos instrumentos, mas diferentemente do MP Lafer, a perna esquerda fica apontada para o tornozelo direito, o que num autêntico esportivo inglês é mais do que compreensível.

A vontade era de permanecer ali e fazer todas as perguntas possíveis sobre o possante, mas lembrei que tinha uma fila gigantesca para enfrentar e uma noite longa para ouvir o melhor do rock inglês, com abertura da banda Cachorro Grande - isso lembra alguma coisa de Kougar e Jaguar? Além do mais, o Paulo e o Arnaldo estavam ali para trabalhar e sei bem o quanto isto é difícil tendo um curioso por perto. O fato é que nem poderia comentar mais detalhes sobre o Kougar, pois deixo aqui o convite para o amigo acompanhar o resultado da matéria na Car and Driver Brasil. Além de colaborar com esta ótima publicação, ambos são colunistas do blog AUTOentusiastas - leitura obrigatória para quem é apaixonado por carros.

Por Jean Tosetto

AUTOentusiastas

MP Lafer no site AUTOentusiastas

Outras marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.