Autoclásica 2010 - San Isidro, Argentina - parte IV

Nos anos 70, a Ferrari aderiu à moda dos faróis escamoteados, estendendo a grade da radiador aos mesmos, numa alusão aos V8 dos Dodges, mas com resultado estético distinto.

Nelson Barata nos presenteia com mais fotos a Autoclásica 2010. Numa mensagem de agradecimento em 11 de outubro, escrevemos os seguinte:

"Não tem preço a inestimável colaboração que você faz ao site mplafer.net

Quem gosta de carros antigos - preferimos falar simplesmente em "carros" - aprende por tabela muita coisa boa por causa disso. Aprendemos, por exemplo, que é uma grande bobagem essa birra de brasileiro com argentino.

O argentino tem muita coisa para ensinar para nós em termos de carros de corrida e clássicos. O brasileiro abonado compra carro importado e manda restaurar. O argentino - as vezes remediado - recebe o carro de herança, que já está no seu país desde a época do lançamento.

Enfim, quem gosta de carros faz turismo cultural, conhece a culinária local e sente o cheiro da diversidade."

A década de 1960 foi prodigiosa para a Ford, por ocasião do lançamento do Mustang, que ofereceu à classe média norte americana a possibilidade de estacionar um esportivo em suas garagens.
A General Motors, antes da Ford, soube atender aos anseios de uma juventude que, longe de ser transviada, era sedenta por liberdade assistida. O Corvette surge nos dourados anos 50.
O Corvette foi uma resposta dos americanos aos europeus, com seus esportivos compactos e acessíveis que contrastavam com o porte pesado que os carros do Tio Sam ostentavam.
A Auburn Automobile Company foi uma empresa americana que funcionou entre 1900 e 1935 na cidade de Auburn, estado de Indiana.
Vermelho 27: é uma Ferrari! Não. Está mais para um Bugatti, ao menos lembra muito o Typ 35C Grand Prix de 1926, exceto pelos estepes na traseira.
A julgar pelas cores, temos uma barata italiana ao lado de uma concorrente alemã. A fotografia tomada pela lateral dos carros não ajuda muito na identificação dos mesmos. Alguém se habilita?
Este modelo tem porte de carro americano, mas pelo volante na direita, é mais provável que seja inglês. Arriscamos afirmar que se trata de um veículo do final dos anos 40, quando os fabricantes retornaram às atividades depois da Segunda Guerra.
Estes sim são americanos. Modelos dos anos 30 para o começo dos anos 50. Nossa lupa não alcança o que está escrito nas placas de identificação.
Nos anos 50 a marca italiana Alfa Romeo inspirou uma geração de amantes da esportividade com seu modelo Giulietta, cujas linhas da carroceria contaram com o aval da Pininfarina.

Rio 2010 - por Nelson Barata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.