Galeria 2018: Heinzelmann

O MP Lafer 1976 com alguns componentes da versão TI, lançada em 1978, tal qual como desembarcou em Joinville.
O MP Lafer 1976 com alguns componentes da versão TI, lançada em 1978, tal qual como desembarcou em Joinville.

EM NOME DO PAI

O site mplafer.net é mantido de forma voluntária, assim como o Clube MP Lafer Brasil - seu próprio presidente, Walter Arruda, costuma dizer que "quando o dinheiro se mistura com a paixão, está armada a confusão".

Nós vendemos o livro do MP Lafer? Sim. O Clube do MP Lafer cobra uma taxa pelo serviço de avaliação de veículos para obtenção de placas pretas? Sim. Mas estes valores apenas cobrem parcialmente os custos para manter essa paixão pelo MP Lafer ativa.

Nossa principal remuneração é a satisfação de zelar pela memória do modelo esportivo de linhas clássicas e ajudar pessoas que também se interessam pelo conversível mais querido do Brasil. Na medida do possível nós atendemos a todos que nos escrevem: do garoto que acaba de receber o primeiro salário e sonha em comprar um MP Lafer para restaurar aos poucos, ao executivo de multinacional que deseja encontrar um exemplar impecável.

As histórias vão se acumulando em nossa caixa de entrada de e-mails e não temos tempo hábil para publica-las com a mesma velocidade que chegam. Então, aos poucos, vamos resgatando algumas mensagens que, por seu simbolismo, representam todas as demais.

Leia, por exemplo, esta sequência de mensagens que o Walter Arruda nos encaminhou, iniciada em 02 de dezembro de 2017 (o ano passou voando):

"Walter, bom dia.

Já há algum tempo, fiz contato contigo, logo após me tornar um dos felizes caras que todos os dias olha pra garagem e nela há um MP Lafer!

Assim já estou há cerca de quatro anos, e é só alegria, né?

O motivo deste e-mail é saber se vocês estão alimentando algum cadastro dos MPs sobreviventes. Caso positivo, gostaria de receber algum tipo de questionário ou formulário eletrônico a preencher, para que esse carro que aqui está seja também conhecido de vocês!

Aguardo retorno.

Abraços, bom final de semana,

Ivo Heinzelmann

Joinville - Santa Catarina"

A resposta do Walter, dois dias depois:

"Bom dia Ivo, tudo bem?

Parabéns por cultuar seu MP. Claro que temos cadastro de MP Lafer! Afinal, somos o Clube do carro mais charmoso do Brasil.

Alguns MPs realmente foram salvos de um possível cemitério de automóveis. Alguns renasceram para a eternidade através das mãos de verdadeiros apaixonados. Outros ficaram guardados durante muito tempo esperando a hora de se apresentarem.

Se quiser enviar as fotos para a nossa galeria, mande diretamente para o site abaixo.

Abraços,

Walter Barboza Arruda
Clube do MP Lafer do Brasil
Presidente
11-97122.6260
www.mplafer.net "

 Este MP Lafer possui escapamento Kadron e capota de vinil original de fábrica.
Este MP Lafer possui escapamento Kadron e capota de vinil original de fábrica.

Segue agora o lindo relato enviado pelo Ivo, junto com as imagens de seu MP Lafer:

"Walter, bom dia.

Bem, você vai ler agora uma loooonga história, e talvez, ao final, vai me crucificar, mas tudo bem, eu aguento.

Em agosto de 1969, meu falecido pai comprou um MG TD, 1953 (um dos últimos a serem fabricados, segundo a fábrica; o carro tinha chassis nº XPAG-TD2-22293, dos cerca de 30 mil MGs TD fabricados desde 1949 até 1953, quando entrou no final do ano, o MG TF).

O carro foi trazido de Curitiba, e iniciamos a reforma (não restauro, porque não havia dinheiro pra isso). Pintado de vermelhão da China, nos limitamos a colocar o carro em condições de andar, e o usamos até 1974, quando foi encostado por problemas no motor. Em 1976 mandei fazer o motor, mas nunca voltei a rodar com ele.O carro foi vendido de volta para um colecionador de Curitiba em 1996, e dali perdi o rastro do mesmo. Para mim, vender foi um alívio, pois honestamente me livrei de um carro com o qual eu saia rodando, sem ter certeza de conseguir voltar do mesmo jeito!

Todavia, ficou "piscando na cabeça uma luzinha" que havia sido acesa lá nos idos de 1976, quando vi numa revista, uma foto de um MP laranja... passei a pensar: "um dia vou ter um desses, pois tem a beleza do MG, e nenhum dos problemas dele!"

Em 2013 vendi um Maverick GT V8 1973 (raríssimo nesse ano), paguei umas continhas e parti pra cima de um amigo que era dono desse MP que está aqui comigo hoje. O carro estava há muitos anos encostado, e a história que me foi passada foi a seguinte : o primeiro dono, em São Paulo, comprou o carro para a mulher; o carro era da cor dourado palha metálico e o cara resolveu pintar de branco.

Sinceramente, nunca vi um trabalho de pintura tão mal feito; dá a impressão de que foi pintado com vassoura de piaçava. Além disso, o cara arrancou os para-choques originais, trocando-os pelos para-choques do TI. Além disso, trocou os faróis de milha redondos, pelos retangulares que aparecem na foto.

O carro veio pra casa e comecei o trabalho de limpeza, pois ninho de rato era o que mais tinha. Quando ele estava menos sujo, levei para a oficina, sempre de guincho. Lá foi colocado sobre cavaletes e começou a restauração mecânica: revisão de freios, rolamentos, articuladores e terminais.

O motor foi parcialmente desmontado, tendo sido trocadas as bronzinas de bielas e os anéis, pois o carro tinha 53.608 km originais! Carenagens do motor pintadas, escapamento pintado com tinta à prova de calor, tudo em ordem, trouxe ele pra casa, rodando... e quase um susto: os pneus traseiros se desintegraram!

Pneus ressecados por falta de uso são mais perigosos que pneus desgastados pelo uso constante.
Pneus ressecados por falta de uso são mais perigosos que pneus desgastados pelo uso constante.

Um jogo de pneus novos, e vamos rodar com o carrinho!

A compra foi em 2013 e hoje ele tem 56.933 km no hodômetro, o que mostra que rodei muito pouco com ele. À exceção da troca dos para-choques e dos faróis de milha, o estou mantendo da forma que o recebi. O vinil da capota ainda é original e, tão logo seja possível, vou desmontar e mandar cromar os faróis e a tampa do "radiador" na frente.

Dos detalhes originais, a únicas coisas danificadas são as borrachas que existem naquela "viga" cromada que desce do teto até o corpo do carro, e que serve de vedação para o vidro da porta.

O carro é do ano de fabricação 1976, sendo que o motor é numbers matching, ou seja, ainda é o original.

Bem, Walter, era o que eu tinha a comentar. Se você quiser saber algo mais, é só avisar!

Um abração, boa semana.

Ivo Heinzelmann"

Mais um MP Lafer resgatado e retomando suas características originais, graças ao empenho de um entusiasta.
Mais um MP Lafer resgatado e retomando suas características originais, graças ao empenho de um entusiasta.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.