Um MP Lafer de madeira em Santa Catarina


Os novos aplicativos e redes sociais que tomaram conta da Internet colocam as pessoas em contato e transmitem informações num volume colossal. A lamentar que nem sempre é possível registrar a autoria do conteúdo produzido.

No dia 02 de dezembro de 2017 recebemos a seguinte mensagem de Alexandre Tirelli, via Whatsapp:

"Veículo confeccionado em madeira de cedro rosa, utilizando resinas e cola expansiva. Feito em Itajaí- SC, por dois marceneiros locais. A criatividade do brasileiro nos demonstra que nem tudo está perdido. O resultado é maravilhoso. Em Itajaí estão grandes fabricantes de embarcações de madeira e por esse motivo existem bons profissionais que realmente sabem trabalhar com madeira."

Na sequência ele enviou um vídeo (sem autoria identificada) sobre este veículo que, claramente, é inspirado no modelo MP Lafer. Ocorre que temos restrições para carregar vídeos de terceiros em nosso canal do YouTube, pois de outro modo temos dificuldades técnicas para compartilhar vídeos no site mplafer.net

Felizmente os amigos do Portal Maxicar resolveram este problema e do canal deles capturamos o código para reproduzir o vídeo para os amigos do MP Lafer em todo o mundo.

Do Maxicar reproduzimos a lição de casa deles:

"Recebemos o vídeo via WhatsApp, sem maiores informações sobre o projeto ou autoria do vídeo.

Pesquisando um pouco, descobrimos que o autor dessa obra de arte é Dario Agenor Rocha, de Itajaí – SC. Ele trabalha com mobiliário e construiu essa perfeita réplica do conversível MP Lafer a partir de moldes tirados do carro original de um amigo. O chassi e mecânica foram herdados de uma Brasília.
A madeira usada foi o cedro rosa, que recebeu apenas verniz como acabamento. Ele aluga o carro para casamentos e outros eventos.

Mas, de acordo com o que conseguimos apurar, esse não é o primeiro automóvel de madeira de Dario. Ele já havia feito um Ford Modelo A 1929. E já está em seus planos fazer uma Romi-Isetta."

Também fizemos nossas pesquisas e encontramos um texto publicado no site do jornal "Diarinho" de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, de onde apresentamos os parágrafos a seguir:

"O “velhinho” em madeira é uma obra de arte que Dario Agenor Rocha constrói com as próprias mãos e com a ajuda das ferramentas da sua fábrica de móveis, no Rio do Meio. Cada pedacinho é cortado em serra-fita e montado sobre a estrutura-base. O chassi de Brasília e o motor de Fusca fazem o calhambeque trafegar como qualquer outro carro.

Sendo tão exclusivo e bonito, o Lafer peixeiro pode ser alugado para cerimônias de casamento e cenário de books fotográficos.

Dario tem experiência neste tipo de criação. O primeiro carango em madeira que ele fez também era de cedro rosa e pintura em verniz. A réplica era de um Ford 1929 com chassi de madeira em compensado naval. O marceneiro ficou tão feliz que prometeu fazer um carango para cada filho. O próximo carango já está em construção, é uma Romi-isetta ou, mais popularmente, Romiseta (alguém ainda lembra como era?).

O modelo foi baseado em um original de um amigo dele. Dario tirou medidas, preparou moldes e fez a cópia o mais fiel."

Estendemos nossa busca ao Facebook e encontramos duas fotografias do automóvel em questão. A que mostra o carro de frente é de Moacir Brandão Junior e a imagem da traseira do protótipo é de Ailton Pedro da Silva.

O MP Lafer com carroceria de madeira não tem os faróis auxiliares frontais e o para-choque dianteiro. A suspensão traseira está elevada, causando cambagem positiva no eixo posterior.
O MP Lafer com carroceria de madeira não tem os faróis auxiliares frontais e o para-choque dianteiro. A suspensão traseira está elevada, causando cambagem positiva no eixo posterior.

Nesta fotografia deduz-se que a armação da capota de lona estava em processo de instalação no corpo do carro.
Nesta fotografia deduz-se que a armação da capota de lona estava em processo de instalação no corpo do carro.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.