Passeios de MP Lafer: a tradição continua na Alemanha

Os alemães são determinados: combatem pandemias e valorizam dias de sol.
Os alemães são determinados: combatem pandemias e valorizam dias de sol.

Ao contrário do Brasil, o país europeu teve um bom desempenho no combate à Pandemia da Covid-19, o que permitiu aos alemães ingressarem no verão com menos restrições típicas de períodos de quarentena.

Por Iracema & Miro Dudek

Mais um ano chegou: 2020. Neste ano o clube informal do MP Lafer na Alemanha completa nove anos e o evento comemorativo prometia muitas novidades e, como sempre, bons reencontros. Tudo estava programado para os dias 3, 4 e 5 de julho, neste fim de semana. Porém, veio o Coronavírus e tivemos que readaptar a programação. 

Determinados que somos, para proteger todos os integrantes do Grupo MP Lafer Germany, optamos por fazer, neste ano, mini encontros regionais, em locais satélites, onde aqueles que morassem próximo, pudessem se juntar e realizar um passeio por uma determinada rota.

Deste modo, nós de Hesse, Turíngia e Baviera (Iracema e Miro, Ruth e Erhard, Ingrid e Hans) nos encontrarmos em Schonungen, na Baviera, para iniciar nosso simbólico encontro. Por fim, quase que de surpresa, ainda agregamos à turma uma participante que veio da região da Renania-Palatinado (Rheiland-Pfalz), da cidade de Freilingen, cerca de 260 quilômetros de onde tínhamos programado para nos reunirmos.

Fique tranquilo: na Alemanha de julho de 2020, pequenas reuniões já são permitidas.
Fique tranquilo: na Alemanha de julho de 2020, pequenas reuniões já são permitidas.
 
Agora sente-se, que aqui começa a aventura: essa participante, que chegou de última hora, era nada mais, nada menos, do que uma senhorinha de 78 anos, Gisela, que veio bravamente dirigindo sozinha o seu majestoso Pássaro da Liberdade - um MP Lafer 1978 importado da Itália em 2018 - pela autoestrada que leva até Schweinfurt.

Gisela, de 78 anos, e seu MP Lafer 1978.
Gisela, de 78 anos, e seu MP Lafer 1978.
 
Na sexta, nos reunimos de dois em dois casas e, como o tempo estava bom, fizemos um churrasquinho alemão para acertar a rota do próximo dia. O sábado começou e o tempo estava belíssimo para o passeio, um presente dos deuses para os laferistas. Tivemos céu limpo, 27 graus e estradas tranquilas para explorar o nosso percurso. 

A rota escolhida não poderia ser mais paradisíaca: percorremos as pequenas cidades produtoras de vinho da Baviera. A rota passou por Mainberg, Bergrheinfeld, Garstadt, Wipfeld, Obereisenheim, Untereisenheim, Vogelsburg, Volkach, Theilheim, Randersacker, finalizando em Würzburg.

Construir com beleza na Alemanha não é uma opção: é uma obsessão.
Construir com beleza na Alemanha não é uma opção: é uma obsessão.

Uma vinícola na Baviera: o paraíso na Terra existe.
Uma vinícola na Baviera: o paraíso na Terra existe.

Tudo correndo como se o próprio Deus Dionísio tivesse planejado aquele dia. Até que uma pequena surpresa acontece. O MP Lafer de Gisela, aquela valente senhorinha que atravessou os 260 quilômetros pelas autoestradas alemãs, para comparecer ao nosso encontro, sofreu uma pane. 

Então, Dionísio saiu de cena e entrou o santo protetor dos laferistas. O carro resolveu parar de vez, exatamente a apenas 30 metros de distância de uma oficina. A sorte – opa, o milagre – já tinha sido grande, mas tem mais: nessa oficina trabalhava simplesmente um senhor que colecionava carros antigos, motos e Hot Rods. 

Qual seria a graça de um passeio de MP sem um imprevisto?
Qual seria a graça de um passeio de MP sem um imprevisto?

OK, aqui você pode dizer: “Essas mágicas sincronias só acontecem com o MP Lafer”. Mas espere aí, não acabou.

Empurramos o conversível da Gisela até lá e prontamente recebemos ajuda deste senhor, o dono da oficina, além de dois outros jovens que recepcionaram nossa amiga e começaram a trabalhar no carro. Depois de quebrar a cabeça daqui e dali – uma vez que o Santo Toninho da Tony-Car não estava por perto para ajudar – o problema foi descoberto. Tratava-se de um defeito na parte elétrica da chave de ignição e do cabo alternador até a bateria.

Gisela e seu MP Lafer consertado.
Gisela e seu MP Lafer consertado.

Graças a Deus e ao santo protetor dos laferistas, o problema foi resolvido e Gisela pode retornar ao seu hotel com segurança. Tudo muito bom, tudo muito bem, final feliz, fim do dia, por do sol lindo, cervejinha com os amigos para comemorar o encontro abençoado. No entanto, o santo que obrou esse milagre ainda deixou para revelar a obra completa no dia seguinte.

Resolvemos pernoitar em Würzburg para aproveitar mais um dia com amigos nossos, que vieram das redondezas de Munique para nos visitar. Na manhã seguinte, antes de partirmos, resolvemos fazer uma caminhada às bordas do Rio Meno, para nos despedirmos do encontro. 

Neste passeio, adivinha quem vem caminhando no sentido contrário? Pois bem: um dos rapazes da oficina, lá daquela cidadezinha (Randersacker) onde o MP Lafer (nascido brasileiro, envelhecido italiano e agora alemão) deu pane. Nos surpreendemos com o feliz encontro e paramos para nos saudarmos e perguntar mais detalhes do que ocorreu no dia anterior.

Jörg e Miro: o gosto por carros promovendo novas amizades.
Jörg e Miro: o gosto por carros promovendo novas amizades.
 
Agora, preste atenção na história: esse rapaz – o Jörg – que resolveu o problema do carro, era mecânico, sim. Mas na realidade nem trabalhava naquela oficina. Tinha passado ali, naquele exato momento, apenas para visitar o dono, que há muito não via.

Hot Rods na garagem que também é uma oficina: seriam primos de segundo grau do MP Lafer?
Hot Rods na garagem que também é uma oficina: seriam primos de segundo grau do MP Lafer?
 
Ah! E aquela oficina, na realidade, nem funcionava mais. O dono só aparecia de vez em quando para cuidar dos seus próprios carros de coleção, que ele guarda lá dentro. Ficamos boquiabertos com a história, mas acabamos o encontro com um pensamento: 

- Deus é laferista, né não?!

 
Veja também:


Vivalendo.com recomenda:

2 comentários:

  1. Meu amigo, esperamos que no proximo ano, voce esteja postando essas historia diretamente da Alemanha. Os Laferistas alemaes sao grandes admiradores seus. Um grande Abraco!!! Miro e Iracema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonhar não paga imposto, então, quem sabe possamos estar juntos no ano que vem? Infelizmente, no Brasil, fazer planos para daqui a um ano é complicado. Mas vamos torcer para as coisas se encaminharem bem por aqui. Abraço!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.