Oitavo encontro de MP Lafer na Alemanha reúne 16 exemplares

Um conjunto de MP Lafer nas margens do maior lago de Plön, na Alemanha.
Um conjunto de MP Lafer nas margens do maior lago de Plön, na Alemanha.

Quando os alemães resolvem fazer algo, eles são notáveis pelo senso de organização e eficiência, mesmo que seja para promover um encontro de carros antigos como o MP Lafer, que a cada ano atrai mais e mais pessoas.

Por Jean Tosetto (texto) & Percival Lafer (fotos)

O MP Lafer Germany é um grupo informal de entusiastas da marca na Alemanha, incentivado há uma década pelo casal Heike & Ludwig Stolz. Eles deixam isso bem claro nas comunicações que distribuem aos proprietários de MP Lafer que aderem à comunidade, através da fanpage no Facebook: www.facebook.com/MpLaferGermany

Na Alemanha existe um regulamento geral de proteção de dados, válido desde 25 de maio de 2018. Em respeito a este documento, os sites como o www.mp-lafer-germany.de precisam deixar claro que não representam empresas com fins econômicos.

A despeito de ser uma associação informal, que espelha a extensão de um hobby particular em comum, os membros do MP Lafer Germany levam muito a sério os seus encontros anuais, organizados com meses de antecedência em localidades diferentes do país a cada edição.


Todo ano é formada uma pequena de equipe de trabalho para selecionar hotéis e lugares para visitar durante o fim de semana agendado para o evento, geralmente realizado no mês de agosto durante as férias escolares em vários países da Europa.

O oitavo encontro anual do MP Lafer na Alemanha foi programado para o último fim de semana de agosto, entre os dias 23 e 25 no estado de Schleswig-Holstein, o mais setentrional do país, ou seja, a região mais ao norte, conhecida no Brasil como a Eslésvico-Holsácia, cuja capital é Kiel, tendo Lübeck (Lubeque) como importante cidade da Liga Hanseática, perto da divisa com a Dinamarca.

Pela segunda vez o evento contou com a presença do casal Branca & Percival Lafer – o arquiteto do MP Lafer – que gentilmente nos cedeu as fotografias que ilustram este relato. Ele também guiou um conversível durante a programação do encontro, emprestado pelos organizadores, uma vez que transportar um carro pelo Oceano Atlântico seria inviável.


A tradicional arquitetura alemã do Hotel Whitmann diante dos MPs.
A tradicional arquitetura alemã do Hotel Whitmann diante dos MPs.

Os participantes do oitavo encontro do MP Lafer Germany, incluindo motoristas e acompanhantes, se hospedaram no Hotel Whitmann (www.designhotel-whitman.de), na cidade de Ascheberg, distrito de Plön, nas margens do lago Großer Plöner See, o maior da região, contornado por idílicas estradas devidamente percorridas pelos laferistas em abençoados dias de sol, conforme o próprio Percival Lafer nos revela:

“O passeio foi espetacular, as estradas locais são um verde só, a temperatura perfeita e o grupo com um alto astral de fazer inveja. Alguns viajaram 10 horas numa boa para chegarem até aqui. Foram 16 carros este ano, mais um recorde. Alguns faltaram por força maior. Vão chegar a 20 logo, logo.”

MP Lafer powered by BMW

Dizer que um MP Lafer é bonito é um pleonasmo, mas de todos os carros reunidos em 2019, um chamou a atenção do Percival pelo esmero na conservação e a adoção de rodas raiadas autênticas, como era praxe no MG TC e MG TF. O MG TD, que serviu de inspiração para o desenho do MP Lafer, usava rodas de aço estampado.


O MP Lafer de Stoll na carreta a ser puxada por um BMW.
O MP Lafer de Stoll na carreta a ser puxada por um BMW.

De acordo com Lafer, as rodas deste MP “são espetaculares! Iguais aos de um Jaguar MKII 1968 que eu tive. Ele (o proprietário) me contou toda a história, como teve que trabalhar a suspensão para acertar a bitola do carro e ter o cubo com a rosca central. Ele tem esse carro há 38 anos. É medico, 69 anos, especialista em diabetes e nas horas vagas, roqueiro e laferista. Compôs um hino para o MP Lafer durante o jantar com o grupo, e todo mundo cantou junto.”

E complementa:

“Ele trouxe o seu MP no reboque. Oito horas para vir e outras oito pra voltar. No seu big BMW fica mais fácil. Concorrência desleal!”

Mas quem é ele? Ludwig Stolz responde:

“Olá Jean, o proprietário do MP Lafer e da BMW é Manfred Stoll. Ele vem da área de Frankfurt. Ele tem seu MP desde seus estudos há quase quarenta anos. Saudações da Alemanha!”



Por falar em saudações, vamos encerrar este artigo com saudações mais do que especiais.

A tolerância move o mundo

As razões de ser do site mplafer.net são as mesmas do MP Lafer Germany. A primeira é óbvia: cultivar a memória do carro que deixou de ser fabricado em 1990, mas continua inspirando tanta gente ao redor do mundo. A segunda razão talvez seja a mais importante: aproximar pessoas de diferentes lugares e credos. O MP Lafer é a bela desculpa para tanto.


Comemorar um tempo novo é como enxergar além da janela.
Comemorar um tempo novo é como enxergar além da janela.

Há 18 anos, nos meses de dezembro, nós desejamos aos nossos leitores um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Fazer algo novo é importante, tão importante quanto cultivar tradições.

Então, como estamos em setembro (este texto está sendo publicado no dia 7, feriado da Independência do Brasil), pela primeira vez vamos registrar uma saudação de Feliz Ano Novo Judaico.

O Rosh Hashaná de 2019 terá início em 29 de setembro – assim que o domingo anoitecer – e se estenderá até o início da noite de terça-feira, em 1 de outubro, quando a comunidade judaica ingressa no ano de 5781 que, pelo calendário ocidental, se encerrará em 19 de setembro de 2020.

Para quem não sabe, a família Lafer é de origem judaica. Portanto, a expressão a seguir é também uma forma de agradecimento por tudo aquilo de bom que um MP Lafer nos proporciona, em termos de amizade e boas lembranças de passeios incríveis:

- Shaná Tová!


Percival Lafer assina a carroceira de um MP.
Percival Lafer assina a carroceira de um MP.

Veja também:


Mais MP Lafer na Alemanha

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.