Giba West Custons: peças de madeira para MP Lafer

IN MEMORIAM

É com pesar que comunicamos o passamento de Gilberto Fonseca, o Giba, em 01 de julho de 2021. Ele estava internado num hospital de São Paulo, se recuperando de uma cirurgia no quadril realizada em 15 de junho. Infelizmente ele foi diagnosticado com Covid-19 e seu estado de saúde se agravou rapidamente, quando ele voltou para a UTI no dia 27 de junho sem conseguir se recuperar. Registramos nossos sentimentos aos seus amigos e familiares. O artigo a seguir ficará publicado neste site, em sua memória.

Painéis de madeira do MP Lafer: o carro chefe do trabalho artesanal de Giba West Custons.
Painéis de madeira do MP Lafer: o carro chefe do trabalho artesanal de Giba West Custons.

Quando a fabricação do MP Lafer foi iniciada em São Bernardo do Campo, em 1974, o pequeno Gilmar Fonseca tinha apenas 5 anos de idade. Ele mal sabia que, décadas depois, o MP Lafer seria fonte importante de seu ganha pão.

Aos 14 anos, Giba, como é mais conhecido, começou a trabalhar na marcenaria da família, no bairro da Penha em São Paulo, para honrar uma tradição começada ainda na Bahia, pelo bisavô. Atualmente ele e seu irmão Gilson, especialista em móveis planejados, tocam o negócio.

Assim que atingiu a maioridade, Giba passou por um momento muito difícil ao sofrer um disparo acidental de arma de fogo, que estava sendo manuseada por um vizinho e amigo, tendo ficado paraplégico. Isso não o impediu de guiar o próprio carro adaptado, de casar, ter duas filhas e uma neta. A vida seguiu em frente.

Cajados para a capota de lona do MP Lafer.
Cajados para a capota de lona do MP Lafer.


Nova fase


Em 2010, ao ingressar na casa dos 40 anos, Giba West Custons teve uma conversa produtiva com Sérgio Almodóvar, fornecedor de peças bem conhecido entre os entusiastas do MP Lafer. Desde então, Giba passou a reproduzir peças de madeira para o esportivo brasileiro de linhas clássicas, usando artefatos originais como referência.

No começo, Giba fornecia peças exclusivamente para o Almódovar, sob encomendas. Aos poucos, porém, ele foi divulgando seu trabalho diretamente nas redes sociais, encontrando clientes especialmente nos grupos do Facebook dedicados à marca, mas também no Mercado Livre e o no portal OLX.

Consoles de apoio sobre o túnel central do assoalho do MP Lafer.
Consoles de apoio sobre o túnel central do assoalho do MP Lafer.


Consoles, cajados, descansos de braços, pomos de câmbios, botões e painéis


Dentre os componentes que o Giba produz artesanalmente há mais de uma década, destacam-se os consoles centrais, feitos em duas versões: uma fiel à original e outra desenvolvida por ele mesmo. Os cajados para a capota são feitos com imbuia ou cedrinho, madeiras que ele também utiliza nos apoios de braço das portas laterais - cujas partes metálicas como molas, chapas de pressão dos vidros e alavanca para abertura e fechamento das janelas, são feitas por fornecedores sob sua supervisão. Neste caso, Giba desenvolveu encaixes e perfis que julgou mais adequados para aumentar a durabilidade do conjunto, além de facilitar seu manuseio.

Além destes componentes, Giba também faz os botões para o painel e o pomo para alavanca de câmbio das marchas. O painel, a propósito, é constituído por compensado naval - um material leve e resistente, revestido com lâmina de rádica a gosto do cliente. Entre o corte do formato do painel e a última camada de verniz são aproximadamente 24 horas de trabalho.

Pomos de alavanca de câmbio em processo de secagem do verniz.
Pomos de alavanca de câmbio em processo de secagem do verniz.
Botões concluídos, já com os acabamentos da sinalização em metal.
Botões concluídos, já com os acabamentos da sinalização em metal.

Em linhas gerais, todas as peças produzidas pelo Giba West Custons servem para MPs de qualquer ano de fabricação, tanto da versão clássica como da versão TI. A única diferença está justamente no painel, cujos diâmetros das furações dos instrumentos de leitura podem variar conforme a marca destes - as mais usadas no MP Lafer são Turotest e VDO. Antes de aceitar uma encomenda de painel, o artesão sempre pergunta sobre este detalhe para o eventual comprador.

Restauração de volantes


O marceneiro da Penha também restaura volantes originais de MP Lafer e volantes alternativos que se encaixam neste modelo. Entre os mais procurados estão os do tipo italiano, com aro de madeira e três raios metálicos com furações circulares progressivas. Em algumas ocasiões, o próprio Giba compra um volante pela Internet, para restaurar e aumentar seu estoque.

O Giba não trabalha sozinho, quem o ajuda nas diversas tarefas do setor de peças de MP Lafer de sua marcenaria é seu amigo e braço direito Xexéu. A rotina do ofício não tem hora certa para acabar e nem dia de descanso. Quando entramos em contato com o artesão para colher informações para este artigo, num sábado de tarde, ele estava envernizando mais uma peça e não poderia interromper o serviço no momento, sob o risco de criar uma emenda visual no acabamento da superfície da madeira. Tivemos que esperar, compreensivelmente.

Um volante restaurado por Giba West.
Um volante restaurado por Giba West.

Entregas via Correios


A maioria das vendas são entregues pelos Correios. MPs do Amazonas até o Rio Grande do Sul já receberam peças novas de madeira a partir de São Paulo. O Giba já despachou, inclusive, um jogo completo delas para o Caribe. Ele lamenta, porém, que o alto custo do frete inviabilize as vendas para países da Europa e América do Norte. Em alguns orçamentos, o custo para remessa simplesmente fica mais alto que o próprio valor da mercadoria.

Apoios de braços do MP Lafer, com partes metálicas aprimoradas pelo Giba.
Apoios de braços do MP Lafer, com partes metálicas aprimoradas pelo Giba.

Alguns clientes, no entanto, preferem retirar as peças pessoalmente. O Giba conta, por exemplo, que um colecionador já comprou componentes para meia dúzia de conversíveis ao longo do tempo. Sinal de que a qualidade de seu trabalho comprovou-se de modo sucessivo.

Giba, aos 32 anos de idade, com uma de suas filhas na capa da revista "AVAPEAN".
Giba, aos 32 anos de idade, com uma de suas filhas na capa da revista "AVAPEAN".

É pela iniciativa de profissionais como Giba West Custons que a memória do MP Lafer vai se preservando, por intermédio da manutenção dos carros através de artefatos fiéis aos desenvolvidos há mais de 40 anos. Por isso, o contato do Giba não poderia faltar aqui no mplafer.net, que faz questão de prestigiar quem defende a marca.

Veja também:


Vivalendo.com recomenda:

Um comentário:

  1. Eu recomendo, encomendei as peças no inicio deste ano e ficaram excelente. Ainda não instalei devido a pandemia e encontrar alguém que faça o serviço direito.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.