Pela manutenção das placas pretas

Pela manutenção das placas pretas

Por Walter Arruda - Presidente do Clube MP Lafer Brasil


Nosso amigo Oscar Roberto Godoi há algum tempo passou-me uma incumbência que aceitei de pronto. Ele pediu para escrever para o Deputado Federal Luiz Carlos Motta, seu amigo, que é relator de uma das Comissões do Denatran.

Preparei um bom histórico do problema das placas do Mercosul que colocaram fim às placas pretas, e enviei junto com alguns anexos para ilustrar e valorizar nossa reivindicação. Até agora, não temos novidades a comunicar.

O assunto era restrito a mim, Godoi, Romeu Nardini e Jean Tosetto. Porém, o Godoi pediu há que começássemos a enviar mensagens para o Deputado, incentivando-o a se empenhar na nossa reivindicação.

Passo adiante o contado dele:

Deputado Federal Luiz Carlos Motta
E-mail: dep.luizcarlosmotta@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5415
Endereço: Gabinete 415 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Visite: https://www.camara.leg.br/deputados/204485

Vou passar a seguir todo o expediente que enviei a ele. Gostaria que todos dessem uma manivelada no assunto, enviando mensagens para seu gabinete.

Reprodução de carta enviada ao Deputado:


Nobre Deputado Luiz Carlos Motta,

Por intermédio de nosso grande amigo em comum Oscar Roberto Godoi, vimos junto a V. Sa. para relatar o que segue:

Através das Portarias 56/1998 e 127/2001 do Contran, foram implantadas as placas pretas para os carros de coleção, que levavam a cor preta, para distinguir os veículos históricos e originais pertencentes a colecionadores.

O Carro Antigo, guardadas suas características originais e de conservação, é inquestionavelmente parte da história do País.

Com a mudança da lei, dando essa distinção ao Veículo Antigo, o gosto de cultuar, restaurar e preservar carros antigos tomou corpo no País.

Tanto é que há registros oficiais de cerca de 280 clubes e associações de carros antigos no País.
A placa preta para os carros antigos perdurou até a implantação das placas do Mercosul, que começou pelo Estado do Rio de Janeiro em 2018.

Ressalte-se, que não há discordância com relação à mudança das combinações das placas novas, pois, ela foi justificadamente necessária pelo fato de que as séries antigas estavam se esgotando. Tudo perfeitamente compreensível.

Todavia, com a implantação das referidas novas placas, foram extintas as placas com fundo preto, que justamente davam a distinção aos carros de coleção, o que indignou todos os proprietários de carros antigos originais e conservados.

O que se busca, portanto, é o resgate da cor preta nas placas de coleção, o que não inviabiliza sua identificação para todos os efeitos, seja dentro ou fora do País, já que os caracteres serão igualmente visíveis, pois, todas são dotadas do QR Code, onde todas as informações necessárias para uma fiscalização estão ali gravadas.

Para ilustrar que os países membros não seguem rigorosamente a uniformização das placas, o Uruguai começou a emplacar carros com a opção de incluir o nome da província ou cidade de origem, além de terem combinações de 3 letras e 4 números, iguais às antigas nossas.

Isso nos dá argumentos de sobra para que nosso País proceda ás alterações também.
Dessa forma, buscamos vosso apoio e colocamos em vossas mãos nossa reivindicação para o retorno das mesmas, junto à Comissão do Denatran para o Mercosul.

Atenciosamente,
Walter Barboza de Arruda
Presidente do Clube do MP Lafer do Brasil
28.02.2020

Reforçando:


Amigo Laferista,

O Clube do MP Lafer do Brasil encaminhou uma reivindicação ao Deputado Federal Luiz Carlos Motta, relator de uma Comissão do Denatran, no sentido de envidar esforços para a volta da cor preta nas placas de coleção, tendo em vista que as novas placas do Mercosul a extinguiu.

Para que a reivindicação tome força, pedimos a todos que passem uma mensagem para o referido Deputado, cujo telefone de gabinete e e-mail segue abaixo, reiterando a solicitação.

Deputado Luiz Carlos Motta
E-mail: dep.luizcarlosmotta@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5415
Endereço: Gabinete 415 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Visite: https://www.camara.leg.br/deputados/204485

Veja também:


Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.