Galeria 2015: Cuerrier

O MP Lafer de Claude Cuerrier em garagem do Canadá.
O MP Lafer de Claude Cuerrier em garagem do Canadá.

QUAL É O ANO DESTE MP LAFER NO CANADÁ?

Claude Cuerrier possui um MP Lafer no Canadá sem plaqueta de identificação. Ele precisa saber o ano de fabricação do carro para regularizar o mesmo.

No começo de outubro de 2015 recebemos uma mensagem de Claude Cuerrier, que possui um MP Lafer no Canadá. O inusitado da ocasião é que ele pediu ajuda para determinar o ano de fabricação de seu carro, sem o quê ele não consegue fazer a documentação do veículo em seu país.

Orientamos ele a procurar pela plaqueta de identificação da Lafer, que geralmente fica perto do porta luvas, abrindo o caput frontal do carro. Cuerrier encontrou as marcações dos parafusos que fixam tal plaqueta, mas não a plaqueta em si. No entanto, ela conseguiu localizar uma numeração de chassi de seu MP Lafer, onde se lia "MP 02 D 3404".

A sigla "MP" vem de "Móveis Patenteados". Já o número "02" indicaria que o carro foi produzido num mês de fevereiro. A letra "D" significa que a carroceria estava em sua quarta versão. Já a sequência "3404" corresponde a isso mesmo: a sequencia de fabricação do automóvel. Por ser um número alto e pelo tipo de carroceria, provavelmente o carro é do começo dos anos de 1980.

O MP Lafer está sem placas pois seu dono não sabe o ano de fabricação dele.
O MP Lafer está sem placas pois seu dono não sabe o ano de fabricação dele.

O carro aparenta alto grau de originalidade e conservação.
O carro aparenta alto grau de originalidade e conservação.

Encaminhamos o caso para o Romeu Nardini, diretor do Clube MP Lafer Brasil, que assim nos respondeu:

"É uma tarefa difícil achar o ano dos MPs através da numeração de chassis. Estive vendo, de acordo com alguns dados que temos, e cheguei a quase certeza de que o carro é 1983. Passei algumas informações para o Walter, estamos cruzando outros dados, baseados na certificação para as Placas Pretas.

O único problema é que, se chegarmos a uma definição, ainda não será um dado “oficial” de fábrica e não sabemos se uma declaração do Clube MP Lafer Brasil bastará para ele legalizar o carro no Canadá. Estamos trabalhando no caso."

O palpite sobre o ano de 1983 é promissor, lembrando que em 1984 a Lafer começou a fabricar o MP Lafer sobre chassis recondicionados de Fuscas seminovos, adotando outra nomenclatura nas numerações dos chassis homologados, de forma a pagar menos impostos e viabilizar a continuidade do projeto automobilístico por mais alguns anos.

De nossa parte contamos com a ajuda de leitores do mplafer.net que possuam MPs com numerações de chassis próximas ao número do chassi informado pelo Claude Cuerrier. O espaço dos comentários está disponível para quem quiser colaborar, bem como nossa seção de contatoTeremos prazer em encaminhar as informações para o nosso amigo canadense.

O motor boxer de dupla carburação, oriundo de um Fusca mexicano aceito em solo norte americano.
O motor boxer de dupla carburação, oriundo de um Fusca mexicano aceito em solo norte americano.

Veja também:

Clube MP Lafer USA
Norte por noroeste
Chevrolet Camaro: 400 cavalos a caminho

A única marcação de chassi encontrada no veículo: MP 02 D 3404.
A única marcação de chassi encontrada no veículo: MP 02 D 3404.

4 comentários:

  1. Jean boa noite, pelo meu cadastro (mais de 1000 carros), este número de chassi 3404
    pertence a um carro montado em 1997; todos os carros com numeração
    "W _ _ _ _ 83 DETSP" tiveram no ano 1983, plataformas recondicionadas pela Lafer.
    No entanto, posteriormente a esta data, foram montados algumas unidades que ainda as plataformas eram as originais da fábrica VW, com chassi "MP".
    Basta ver que neste cadastro tem um MP 07 D 3341 (nº carroceria 1433 07 86 D)
    de ano 1986/86, carro que veio de Curitiba-PR e hoje está em Mauá-SP.
    O chassi de nº MP 10 D 3364 e carroceria 4633 10 86 D pertence a um carro montado em Outubro de 1986.
    Estes carros montados com chassi "MP _ _ D _ _ _ _ " eram carros que estavam prontos e separados dos demais que tiveram inicio com o chassi "W _ _ DETSP".
    Espero ter esclarecido a dúvida !
    Abraços
    Batelli
    25/11/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Batelli, acho que você quis dizer "1986" no lugar de "1997" certo? A Lafer licenciou o último MP em 1990.
      De todo modo, tem como você encaminhar uma foto da plaqueta ou cópia do documento do MP Lafer chassi MP 07 D 3341 ou MP 10 D 3364?
      Nós encaminharíamos para o Cuerrier no Canadá e quem sabe com isso ajudá-lo a regularizar seu carro, que tudo indica ter sido fabricado em fevereiro de 1986.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Boa noite, meu nome é Joubert Dias e Santos trabalho no DETRAN RS, estou elaborando uma ferramenta digital de consulta para apresentar tipografias de chassi plaquetas e afins da identificação veicular como todo. Solicito autorização para uso da imagem e descrição da decodificação do chassi, no aguardo de sua resposta subscrevo. joubertdias@gmail.com (Canal NIV Brasil Youtube)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joubert, embora seja o editor do site mplafer.net, não sou o detentor do direito das imagens veiculadas aqui, salvo as que eu mesmo produzi. No entanto, a decodificação do chassi do carro é um dado de utilidade pública e, portanto, qualquer pessoa pode divulgar.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.