Galeria 2016: Nascimento


Este MP Lafer Ti 1979 tem muita história para contar.
Este MP Lafer Ti 1979 tem muita história para contar.

MP LAFER TI 1979: CARRO DE REVISTA E PROGRAMA DE TV

Mensagem recebida em 30 de maio de 2016:

"Boa tarde, Jean

Meu nome é Eliel, acabo de comprar uma história em forma de carro. Um MP Lafer Ti 1979. Sou natural da capital de São Paulo, nasci em junho de 1959, no Hospital Cristo Rei no bairro do Tatuapé.

Quando jovem, tive o privilégio de compartilhar com meu irmão um MP Lafer 1981, branco perolizado, com vidros elétricos. O carro era novo, então imagina o impacto de andar com ele naqueles tempos.

Há quatro anos mudei de São Paulo para Blumenau, em Santa Catarina. Trabalho com tratamento de efluentes têxteis. Simplificando: eu limpo água para ser devolvida à natureza com qualidade acima dos padrões da nossa legislação.

E tudo começou assim.

Conheci um inglês de nome David, um engenheiro que trabalhava aqui em Santa Catarina na área de petróleo. Por conta do desmando e roubalheira que aconteceu na Petrobras, ele foi forçado a regressar ao seu país de origem. Então comprei dele um Fusca Itamar ano 1994.

David um jovem aventureiro: veio de moto do Canada até o Brasil. Em Manaus (Amazonas) encontrou Teresa, sua mulher, e foi morar no Rio de Janeiro. Se tornou torcedor do Flamengo, comprou um violão e, para completar a historia, comprou o Fusca.

Ele veio rodando com o Fusca do Rio de janeiro até Navegantes, em Santa Catarina, onde passou a residir próximo ao mar e descuidou do veículo. O carro estava queimado do sol e com motor travado. Ele me vendeu o carro por um preço baixo o suficiente para pagar a passagem aérea de um cachorro de estimação.

Levar o animalzinho para Londres foi caro. Pintei o teto do Fusca e arrumei o motor. Tentei vender o Fusca, mas não tive comprador disposto a pagar pelo carro, então fiz o contrário: troquei o Fusca por uma Kombi 1974.

Fiquei feliz. A Kombi era maravilhosa, comprei a distância só por fotos. Pensei: "me livrei de um carro com ferrugem e tenho uma Kombi maravilhosa". Bem, descobri que a Kombi também sofria do mesmo mal - carro de surfista corroído pela maresia. Tentei arrumar algumas coisas, mas fui desaconselhado a prosseguir com a reforma total.

Meu problema continuava: tinha que encontrar algum carro que eu gostasse e com certeza sem problemas de ferrugem. Imagine, lembrei do MP Lafer construído em fibra e comecei a procurar um. Encontrei em Itu, interior de São Paulo. Então fiz o mesmo: ofereci a Kombi mais a diferença em dinheiro.

A Kombi eu enviei na plataforma fechada. Quando a Kombi chegou em Itu, o dono do MP Lafer descobriu mais problemas do que eu tinha relatado e realmente eu não tinha conhecimento. Resultado: tive que oferecer mais dinheiro para concluir o negócio. A Kombi foi entregue quinta feira passada em Itu. O MP Lafer Ti vou receber somente hoje de noite.

Neste tempo (dias) comecei a pesquisar a história deste MP Lafer Ti 1979. Além de ser matéria da Revista Quatro Rodas e da Revista Fusca, descobri que o carro foi matéria do programa da Rede Globo, Auto Esporte. O MP Lafer ti 1979 era cor verde escuro na época do programa, depois foi trocado pela cor para verde claro e permanece com esta cor atualmente. Quero - e vou - adquirir a revista como esse MP Lafer.

Confesso que fiquei fora do contexto dos carros antigos até me mudar para Santa Catarina, então comprei um Fusca ano 1971 em São Paulo e reformei o carro. Há dois anos venho construindo o "The Best", até revestimento em fibra de carbono eu fiz. Importei a fibra e revesti para-choques e muito mais, o carro ainda esta na metade do projeto.

Neste universo eu encontrei uma velha paixão, o MP Lafer. Seu feito em resgatar a historia deste carro é incrível, eu trabalhei em São Bernardo do Campo e conheci a Lafer. Quis dividir esta história com você, que tem uma obra e paixão, eu assisti o vídeo onde você narra sua história com o MP Lafer desde a infância.

Parabéns, Jean Tosetto.

Eliel Nascimento"

De Itu para Blumenau: a nova casa do MP Lafer Ti, agora de posse do Nascimento.
De Itu para Blumenau: a nova casa do MP Lafer Ti, agora de posse do Nascimento.

Nossa resposta, no mesmo dia:

"Caro Eliel, parabéns pelo relato e pelo MP Lafer Ti adquirido. Esse carro era do Nelson Porto na época da reportagem no Auto Esporte. Trata-se de um exemplar único. Tomarei a liberdade de publicar sua colaboração no site do MP Lafer. Quando o carro chegar, envie novas imagens!"

O MP Lafer Ti chegou ainda naquela noite:

"Boa noite, Jean. Feliz pela sua atenção. Troquei a bateria, por uma nova e mais potente.
Amanhã vou poder cuidar do carro e poderei ver melhor. Estou parecendo um menino, com brinquedo novo. Muito show."

Bateria nova para recarregar o ânimo também do motorista do conversível.
Bateria nova para recarregar o ânimo também do motorista do conversível.

Na manhã seguinte:

"Caro Eliel, bom dia! Parabéns pelo seu MP Lafer Ti! Pelas imagens o carro parece estar bem conservado. Nos primeiros dias você vai reconhecê-lo, pegar as manhas e descobrir um ou outro item para ajustar. Curta bastante seu novo conversível!"

O Eliel encomendou dois exemplares do livro "MP Lafer: a recriação de um ícone". Quando eles chegaram ao destinatário, no dia 07 de junho de 2016, tivemos o seguinte retorno;

"Bom dia, Jean. Recebi os livros de devo confessar minha empolgação. Agradeço cada palavra escrita na dedicatória, a narrativa da história deste carro é fantástica. Obrigado pelas informações.
Tenho agora o privilégio e o dever de cuidar com muito carinho deste MP Lafer Ti. Parabéns.

Anualmente é realizado o encontro de Fuscas e derivados aqui em Blumenau, o Sul Brasileiro.
Este ano eu levei o "The Best" (Fusca 1971) mais a Kombi que entrou como parte de pagamento do Lafer.

Seria uma honra receber você neste evento com 18 mil m² totalmente cobertos. Creio que venderia muitos livros e poderia divulgar seu brilhante trabalho. O evento é realizado no pavilhão onde se realiza a Oktoberfest."

Ao que finalmente respondemos, no dia seguinte:

"Fico feliz que tenha apreciado o livro. Espero que a leitura seja muito prazerosa. Agradeço o convite para o encontro de Blumenau, onde o livro do MP Lafer já tem um representante de vendas, o Horacio Zabala, da Espaço MotorMachine. Foi ele que agenciou a gráfica (Gandrei) do livro, que fica em Indaial. Grande abraço!"

O retorno do Eliel, em 31 de julho de 2016:

"Boa tarde, Jean. Ao ler a sua publicação e, ao final, ver a narrativa do Sr. Gilberto Martines, fiquei muito feliz.

Fiz uma revisão completa no carro, percebi que o escapamento estava vazando gás. Tinha uma corrosão na bengala de saída, então ao remover a peça notei que tinha duplo abafador. Não tive dúvidas: troquei por peças novas e mantive a configuração do escape que faz um lindo ronco abafado.

Outra particularidade: os pneus do carro tem a data de fabricação de abril de 1994. Estão no carro há 22 anos e pretendo mantê-los, pois uso o carro esporadicamente num pequeno percurso, para mantê-lo em atividade.

Este MP Lafer Ti é com certeza uma história a parte, rica e documentada. Por ter participado de eventos em TV, revistas e tudo documentado pode gerar um capítulo à parte, escrito por você, Jean.

Ao querido Gilberto meus sinceros agradecimentos por representar mais um elo da rica história deste automóvel. Abraço a todos."

Recomendamos a troca do pneu, sempre que este ultrapassar os cinco anos de fabricação, independentemente de seu estado de conservação. Após tal prazo, nenhum pneu oferece segurança regulamentar, mesmo para uso ocasional.

No mais, o site mplafer.net existe para isso mesmo: contar histórias - de carros e de pessoas!


Imagem enviada junto com o respaldo do Eliel.
Imagem enviada junto com o respaldo do Eliel.

Veja também:

MP Lafer no programa Auto Esporte
O Lafer TI na subida do Pico do Jaraguá
Galeria 2013: Aleixo

2 comentários:

  1. Gilberto Martines30/7/16 16:41

    Boa Tarde Jean e Eliel!
    Parabéns aos dois Jean ,pelo site e Sr. Eliel pelo bom gosto de ter um MP Lafer. Sou um leitor e colaborador do site mplafer.net. Vou contar mais uma historia sobre esse seu MP, eu sou proprietário de um MP e já tive vários mps sendo que esse exemplar já foi meu por um tempo e posso afirmar que foi um dos melhores e mais bonitos que já adquiri, sempre elogiava esse carro, muito bem restaurado, comprei ele do meu amigo Nelson Porto e o depois o revendi para o Sr. Eliseu que é de Itu que o revendeu e para uma outra pessoa de Itu e agora o SR. o comprou, parabéns e bem vindo a família Laferista. Um abraço Gilberto Martines

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giba, fico feliz em saber que o site mplafer.net segue em sua missão de contar histórias - de carros, sim, mas principalmente de pessoas. Abraços!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.