XXVIII Encontro Nacional do MP Lafer - Holambra 2025
MP Lafer e Holambra: uma combinação de beleza exótica no interior do Brasil.
Após várias edições itinerantes, o Clube do MP Lafer optou por se estabilizar em Holambra para promover os encontros anuais recentes, numa nova fase.
Por Jean Tosetto
Tire as coisas sem sentido da vida e a vida perde o sentido. Ao observarmos a imagem acima com a frieza da razão, poderemos questionar qual a utilidade dos guarda-chuvas pendurados sobre a alameda. Os mais atentos observarão as fachadas em estilo holandês e quem conhece o lugar sabe que por trás daquele conjunto colorido existe um galpão bem brasileiro. E quem conhece um pouco sobre automóveis, sabe que o MP Lafer não é exemplo de carro utilitário, pois só leva duas pessoas envoltas numa carroceria de portas cortadas em diagonal, fora o motor VW refrigerado a ar alojado na traseira, deixando aquela grade frontal de radiador sem função específica, salvo preservar a estética de um tempo que não volta.
Agora podemos fazer o exercício reverso: tire os guarda-chuvas coloridos da rua, as fachadas coloridas do galpão e o MP Lafer de circulação. O que sobra?
Também podemos estender o questionamento para a razão de ser de um encontro anual de MP Lafer. O que leva uma pessoa de São Paulo a percorrer pouco mais de 130 km entre São Paulo e Holambra apenas para ver outros automóveis parecidos com o seu? Pois teve um casal que veio de Birigui, distante 433 km ou 5 horas de viagem só de ida, para estar junto com quem veio de São José do Rio Preto, distante "apenas" 332 km ou 4 horas de percurso sem contar a volta.
Teve gente que veio sem MP, mas vestiu a nova camisa do Clube MP Lafer Brasil, mesmo assim. Teve gente que ainda sonha em ter um MP, viajando para estar mais perto da fonte de seus desejos. Gente que se hospeda em hotéis e pousadas, almoça e janta em diversos restaurantes, confeitarias e lanchonetes. Gente que fez um bate e volta, no sábado ou no domingo. Gente que nem sabia que havia encontro do MP Lafer marcado para os dias 17 e 18 de maio de 2025, mas estava de passagem na cidade e se encantou com a reunião dos conversíveis de apelo puramente emocional.
Neste ano duas ausências foram relevantes: o Gilberto Martines, que esteve presente em todos os 27 encontros de MP Lafer anteriores, faltou pela primeira vez. O Romeu Nardini, diretor do Clube, foi tomado de assalto por uma forte gripe que o deixou de molho por alguns dias. Em compensação, os entusiastas da marca puderam contar com a presença de Percival Lafer e sua esposa, a Branca. Eles vieram a bordo do último MP Lafer finalizado na antiga fábrica de São Bernardo do Campo, em 1990.
A filha Paula e o genro Miguel vieram também, num carro convencional, e puderam testemunhar como o designer de 89 anos é querido por pessoas de várias gerações, que lhe pediram autógrafos enquanto contavam parte de suas paixões pelo veículo.
Quem esteve presente em Holambra neste ano foi agraciado com um clima agradável como poucas vezes pode ser notado nas últimas décadas, com um sol que acalentava sem deixar a pele suada, e uma brisa suave que inspirava breves caminhadas pelas sombras das árvores espalhadas entre canteiros de flores e casas sem muros. Neste cenário idílico, Holambra recebeu 30 MPs no sábado e 26 no domingo (dos quais 16 pernoitaram na região e 10 não vieram no dia anterior), perfazendo um total de 40 MPs diferentes que circularam pela cidade, durante o fim de semana.
Há muitos pormenores que poderiam ganhar um comentário mais detalhado neste relato, cujas fotografias não revelam as conversar descontraídas trocadas entre turistas, moradores da cidade, proprietários e entusiastas do MP Lafer. O que você está lendo aqui, portanto, não é um registro de ata de uma reunião de sócios de uma empresa ou de moradores de um condomínio, mas um convite - ou quem sabe um estímulo - para que venha participar da festa conosco no ano que vem, quando, assim esperamos, repetiremos a carreata pelas principais ruas e avenidas de Holambra, na manhã de domingo.
Por fim, cabe mencionar o agradecimento ao Walter Arruda e sua esposa Regina, por estarem a frente do Clube do MP Lafer na organização dos 28 encontros anuais da marca, que recentemente ganhou a ajuda do Alfeu Cabral, cujo contato com a secretaria de turismo de Holambra tornou-se imprescindível, cujos membros representados pela Alessandra e pelo Matheus também são dignos da nossa gratidão.
Galeria
O pátio da Prefeitura de Holambra recebeu os MPs mais uma vez.
Céu azul de brigadeiro sobre os MPs em Holambra.
Percival Lafer autografa um exemplar do livro do MP para Marco Rossi.
O criador do MP Lafer com um de seus proprietários mais antigos: o Jabá.
Walter, Branca, Paula, Carol, Percival, Jean e Renata.
Dia tranquilo para caminhar sem pressa entre os carros dos amigos.
Turistas e proprietários de MPs interagem de forma espontânea.
O pedalcar Bandeirante personalizado como o MP Lafer de Flávio Fernandes, de Botucatu.
O MP Lafer Ti com rodas douradas de Reinaldo Keller, de Socorro.
Encontro de MP e encontro de gente em Holambra.
No sábado logo de manhã, os ciclistas param para ver os primeiros MPs chegando na cidade.
Filtro vermelho acionado na foto em preto e branco, para salientar a beleza dos MPs.
O canteiro de flores emoldura a foto com os MPs.
Turista se prepara para fazer uma selfie diante de um MP Lafer.
Branca & Percival: parceria de mais de 60 anos.
Flores e MPs colorindo Holambra.
Este MP 1990 pertence ao Percival Lafer: o último que saiu da fábrica.
A foto que não pode faltar num relato de encontro de MP Lafer, com seus para-lamas perfilados.
Os entusiastas do MP Lafer reunidos na tarde de sábado em Holambra.
A coleção de miniaturas de MP Lafer do Luiz Wagner de Almeida, de Campinas.
Os entusiastas do MP Lafer reunidos no domingo de manhã em Holambra.
O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.