XXVII Encontro Nacional do MP Lafer - Holambra 2024

Os primeiros MPs estacionam no pátio da Prefeitura de Holambra em 2024.

O 27º Encontro do Clube MP Lafer do Brasil marcou também a festa pelos 50 anos do lançamento da linha de produção do modelo, em São Bernardo do Campo.

Por Gilberto Martines

Entre os meses de abril e maio o Clube MP Lafer Brasil costuma realizar o encontro anual dos nossos associados. Esse evento é muito esperado por nós, proprietários, pois é uma oportunidade de ver reunidos vários carros da mesma marca e conviver com pessoas que tem um gosto em comum.

Este ano alcançamos a 27° edição deste encontro especial, por estarmos comemorando também os 50 anos do início da produção do MP. Não poderia deixar essa data passar sem parabenizar o Senhor Percival Lafer, construtor do MP Lafer, de quem tenho o prazer de ser amigo pessoal.

Homenagem do VW Clube do Rio de Janeiro aos 50 anos do MP Lafer.

Gostaria de registrar para o nosso site mplafer.net um pouco do que aconteceu no nosso passeio. A cada dia mais notícias são divulgadas com maior rapidez e a Internet proporcionou isso: as fotos os vídeos se espalham rapidamente. No entanto, pessoalmente, ainda gosto de deixar registrado algo por escrito.

Há pouco mais de um mês o nosso site publicou o convite para o 27° passeio do Clube MP Lafer Brasil e a cidade escolhida foi a mesma do ano passado, Holambra, município do interior de São Paulo, próximo a cidade de Campinas, a 150 quilômetros da capital do estado. A escolha foi feita por ser uma cidade acolhedora, bonita, com boa infraestrutura para receber os turistas, bons restaurantes, hotéis e um ótimo espaço cedido pela prefeitura para deixarmos nossos carros expostos, bem no centro da cidade.

O nome da cidade surgiu da junção de Holanda, América e Brasil em 1948, quando uma colônia de aproximadamente 500 neerlandeses se instalou na antiga Fazenda Ribeirão. Após a emancipação no começo dos anos de 1990, a cidade se destacou por ser o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Agora vamos fazer um relato sobre o nosso passeio para os amigos que não puderam participar.

A data escolhida foi o terceiro final de semana do mês de maio de 2024, dias 17 e 19, para quem quisesse chegar na sexta e retornar no domingo. A carta convite do Clube sugeriu a Pousada Europa e o Villa de Holanda Parque Hotel, ambos localizados na estrada que liga Holambra e Artur Nogueira.

Pessoalmente espero muito por esse passeio, assim como uma criança espera pelo Natal, pois tive a oportunidade de participar de todos os anteriores. Já na quinta-feira comecei os preparos para a viagem: calibrei os pneus, enchi o tanque e no começo da noite fiz uma breve limpeza no carro.

Na sexta-feira, por volta das 10 horas partimos de casa com um pouco de trânsito na Marginal Tietê, acessamos a Rodovia dos Bandeirantes em direção à Campinas, com bastante caminhões no trajeto. Um pouco antes de chegar a Holambra paramos para almoçar.

Optamos por ficar hospedados no Villa de Holanda Parque Hotel, onde também nos hospedamos no ano passado. Fizemos o check-in às 14 horas, nos acomodamos e fizemos um breve passeio pelo lugar, que abriga uma garagem temática de carros antigos. Depois nos juntamos a um grupo de amigos na beira da piscina para conversarmos, esperando por mais laferistas que estavam chegando.

Espaço reservado para carros antigos no hotel entre Holambra e Artur Nogueira.

A noite fomos jantar no Restaurante Lago Holandês, um local bonito e de boa comida, que deixou nosso grupo bem animado.

Um "boa noite" olho no olho vale mais que 360 "bons dias" dados num grupo de WhatsApp.

No sábado, logo cedo, nos reunimos no estacionamento da prefeitura, onde fomos recebidos com uma faixa com os dizeres “A prefeitura de Holambra deseja boas-vindas aos entusiastas do Clube MP Lafer Brasil”.

A boa acolhida aos visitantes da cidade.

Aos poucos foram chegando os MPs e por volta do meio-dia estávamos com 39 carros presentes. Também contamos com a presença de amigos que compareceram com seus carros de uso diário para prestigiar o evento. Enquanto os carros estão expostos, os homens colocam em dia as conversas, e as mulheres aproveitam para fazer um passeio pela cidade e visitar lojas.

É sempre bom ver MPs estacionados lado a lado.

É muito legal ver a alegria das pessoas ao verem tantos carros da mesma marca juntos, eles fotografam, questionam sobre a motorização utilizada e matam suas curiosidades sobre aqueles carrinhos tão curiosos. Até uma noiva que tinha acabado de casar, pediu licença para um proprietário de MP para fazer fotos dentro do carro, para guardar de recordação. Às 13 horas fomos almoçar no restaurante Casa Bela, local agradável com comida muito boa.

Os noivos pouco antes de seguir em Lua de Mel.

Por volta das 16horas o pessoal começou a se dispersar retornando para seus hotéis e durante a noite um grupo voltou para a cidade para aproveitar um pouco o movimento noturno. Nós ficamos no hotel, jantamos e ficamos na beira da piscina com outros casais conversando até a canseira chegar.

Sem pressa para voltar para casa: a vantagem de um encontro "estático" de MPs.

No domingo, por volta das 9 horas, já começamos a nos reunir novamente no estacionamento da prefeitura. Aos poucos os MPs iam chegando e mais amigos também estavam presentes e, entre eles, o Toninho da Tony-Car: tive a oportunidade de fotografá-lo ao lado do último carro restaurado e entregue por ele há alguns dias, um MP cinza com o interior vermelho, que ficou muito bonito.

O Toninho ao lado de seu objeto de trabalho: o MP Lafer.

As 10 horas fiz uma contagem e estavam presentes 29 carros. Meia hora depois saímos em carreata pela cidade, deixando ainda mais colorida a paisagem da Terra das Flores, retirando muitos sorrisos e acenos por onde passávamos. Ao final da carreata o pessoal já começou a se despedir para retornarem para seus lares. Ainda permaneci na cidade para almoçar junto com alguns amigos no Restaurante do Clube da Fazenda Ribeirão e, por volta das 14 horas, dei início ao meu retorno.

Os MPs transitam pelas principais ruas e avenidas de Holambra.

Posso dizer que foi mais um encontro muito bom, com tudo muito legal, e gostaria de deixar um abraço e meus agradecimentos aos organizadores e colaboradores que realizaram esse passeio: Walter Arruda, Romeu Nardini, Jean Tosetto e Alfeu Cabral.

Aos meus amigos laferistas deixo aquele abraço e esperamos por vocês nos próximos eventos. Nossos brinquedos foram feitos para serem usados e não guardados: é muito bom aproveitar o que eles nos proporcionam.

Não é só um encontro de carros: é um encontro de pessoas

Por Jean Tosetto

Cleucio Lantimant, Romeu Nardini, Roberto Vignon, Rodrigo Lopes e seu pai, o Costa do VW Clube do Rio, JT, Walter Arruda e João Batista: cariocas e paulistas reunidos por causa do MP Lafer.

O Barateiro Miniaturas prestigiou o evento e catequizou crianças para o gosto por carros antigos.

Reinaldo e Patrícia Keller, de Socorro, Walter Arruda, Romeu Nardini e Alessandra Caratti, secretária de turismo de Holambra.

Alfeu Cabral, Reinaldo Keller, JT, Walter Arruda, Romeu Nardini e Miguel Esperança, vice-prefeito de Holambra (pronto para jogar futebol no domingo de manhã).

Todos reunidos pouco antes da largada para o passeio de MP Lafer em Holambra, no domingo de manhã.

A sombra da palmeira também estacionou ao lado dos MPs e participou da festa.

O Danilo Machado veio de Marília a tempo de curtir um sábado de sol.

O Giba já estava pensando no que ia escrever para nós!

Brincando com o filtro de cores da câmera digital.

Tantos carros, tantas cores e tantos ângulos que a gente nem sabe para onde olhar antes de registrar uma foto.

Um dia tranquilo para apreciar as coisas boas da vida.