XXVI Encontro Nacional do MP Lafer - Holambra 2023

A foto de abertura de uma reportagem deve ser bem representativa da temática abordada.

Uma frase de destaque é bem-vinda. Por exemplo: um elogio para a cidade de Holambra cai muito bem, pois de fato a cidade é bastante acolhedora e repleta de atrativos para que curte MP Lafer.

Destaque quem colabora com o site desde sempre

Aqui, vale um agradecimento para o Gilberto Martines, que é apaixonado por MP Lafer e sempre prestigia os eventos do Clube do MP. Os relatos dele são bem descritivos, como se fosse um diário de bordo. Aí pede-se que o leitor acompanhe tudo atentamente, em itálico, pois o texto do Giba vai em modo convencional.

Como já é de costume, gostaria de deixar um breve relado de como foi o 26° Passeio Anual do Clube MP Lafer Brasil. Posso dizer que sou um dos poucos sócios que teve o privilégio de participar de todos os encontros anuais. Desde o primeiro até hoje venho fazendo relatos desses passeios e procuro descrever brevemente o que ocorreu, dando a oportunidade para aqueles, que não puderam comparecer, de terem uma ideia do que aconteceu.

Sempre espero com ansiedade o mês de março, quando é divulgado no nosso site mplafer.net a cidade e a data escolhida para o nosso encontro anual. Geralmente o mês escolhido é abril, mês em que o MP Lafer foi lançado em 1974. A escolha da cidade é sempre feita de forma criteriosa, tendo que ser uma cidade não muito longe da capital de São Paulo, ter local para receber cerca de 50 carros, oferecer estrutura de hospedagem, alimentação e divertimento para esse grande grupo.

Neste ano de 2023 o passeio foi marcado para o mês de maio, entre os dias 06 e 07. A cidade escolhida foi a de Holambra, conhecida como a Capital das Flores, localizada nas proximidades da cidade de Campinas, mais precisamente a 130 quilômetros de São Paulo. Nosso grupo já visitou essa cidade em 2016 e agora retornamos.

Apesar de o encontro ser realizado no sábado e domingo, um grupo resolveu sair de São Paulo na sexta-feira, uns de manhã e outros à tarde, assim poderíamos desfrutar um pouco mais do que a cidade tem para oferecer.  Saímos em três casais na sexta-feira cedo. Marcamos para sair do posto BR da Rodovia dos Bandeirantes, km 28, e por volta das 12:30 horas já estávamos em Holambra, fomos almoçar no restaurante Clube Fazenda Ribeirão, onde encontramos mais um casal de amigos.

Após o almoço resolvemos ir para a pousada onde fizemos nossas reservas. Ao chegarmos lá, para a nossa surpresa o local estava em reforma e não fomos avisados. Estávamos em sete casais e resolvemos não ficar hospedados ali. Fomos procurar um hotel e por sorte encontramos o Villa de Holanda Parque Hotel, onde conseguimos vagas para todos os casais. Então, fomos para a beira da piscina, conversamos e demos muitas risadas até a hora do jantar.

No sábado cedo, após o café da manhã, fomos para o centro de Holambra, mais precisamente no estacionamento da Prefeitura, local reservado para a exposição dos nossos carros. Aos poucos iam chegando os MPs, próximo das 12 horas estavam presentes 49 carros, número bastante expressivo e como eu sempre digo: é muito gostoso ver esses carrinhos reunidos, colorindo a cidade, rever os amigos, jogar conversa fora e conhecer novos laferistas entusiasmados com seus brinquedinhos.

É bom dar uma quebrada no texto, senão algumas pessoas desistem de ler por acharem muito comprido.

Tivemos pessoas que vieram de longe para prestigiar o nosso encontro. Conheci o senhor Santana e sua esposa Terumi, que vieram do Paraná com o seu MP Lafer azul de grade personalizada fundida em latão e cromada. O casal, de uma simpatia enorme, participa do MP Lafer Auto Clube do Paraná.

Da cidade de Assis veio o Giba, meu xará, com o seu MP branco. Ele percorreu mais de 450 quilômetros em seu primeiro ano como participante. De Andradina o nosso diretor Romeu Nardini veio para São Paulo de ônibus e compareceu ao nosso evento com um MP Lafer amarelo emprestado pelo nosso amigo Airton. Já o Nelson veio de Birigui, também distante 450 quilômetros.

O Senhor Jovino veio de Salvador com sete MPs em uma cegonheira. Na verdade, esses carros ficam guardados na cidade de Itobi, no interior paulista, e foram adquiridos do nosso amigo Reinaldo Keller, de Socorro, que tinha nove MPs e ficou com apenas dois.

A maioria dos participantes são de São Paulo e regiões próximas como Jundiaí, Campinas e São Bernardo do Campo. O local do almoço ficou a critério de cada um. Fomos almoçar no restaurante Casa Bela, muito bom, por sinal. Os carros ficaram expostos até as 17 horas.

Mais um descanso para alegrar os olhos de quem lê, dar uma respirada e voltar para as palavras.

Retornamos para o hotel, demos um mergulho na piscina e tomamos um banho quente merecido. Combinamos de ir jantar no restaurante Lago do Holandês, um lugar espetacular as margens de um lago na Avenida das Tulipas: espaço aconchegante com um visual incrível. Também fomos em oito casais para o centrinho, saborear uma sobremesa, e retornamos para o hotel para o descanso.

Domingo, após o café da manhã, nos reunimos novamente no estacionamento da Prefeitura, onde estavam presentes mais alguns carros que vieram somente no domingo. Nesta manhã contamos com a presença do nosso amigo Toninho da Tony-Car, que procura estar sempre em todos os nossos eventos.

Por volta das 10 horas saímos em carreata passando pelas principais ruas de Holambra. Antes da saída foi instalada uma caixa de som para o nosso presidente Walter Arruda fazer alguns agradecimentos e passar algumas informações. Em seguida o Jean Tosetto também fez uso da palavra, antes dos motores serem ligados para o City Tour.

Ao final do passeio, ficou a critério de cada um fazer o que bem quisesse, eu voltei para o hotel, fiz meu checkout, voltei para cidade, almoçamos e retornamos para São Paulo.

Foi um final de semana muito gostoso, junto de amigos, com bom papo, boas comidas, cidade boa tudo em paz. Quero agradecer ao Walter, Romeu e Jean pela organização do encontro e vamos aguardar o próximo. Um grande abraço para todos os laferistas e que o ano que vem possamos estar todos juntos novamente, para o 27° encontro.

Imagens complementares

Como nem todas as imagens selecionadas cabem no miolo do texto, podemos deixar elas em sequência posterior, com legendas ora descritivas, ora criativas.

Walter Arruda recepciona um proprietário de MP Lafer em Holambra.

Uma fila de MPs com destaque para o carro que veio de Curitiba, capital do Paraná.

Membros do Clube MP Lafer Brasil posam para foto diante do totem da Prefeitura de Holambra.

Da esquerda para a direita: Patrícia e Thiago Cabral, Ivone e Miguel Esperança (vice-prefeito de Holambra), Walter Arruda e Romeu Nardini.

Uma bela perspectiva de MPs diante do Espaço Cidadão de Holambra.

Um MG-B ao lado de um MP Lafer Ti.

O MP Lafer do João Cigano, com capota original de fábrica.

Uma visão geral dos MPs no estacionamento da Prefeitura de Holambra.

As cores dos MPs se misturam com o verde da Cidade das Flores.

Somando os dois dias do evento, ao todo 53 MPs compareceram ao encontro de Holambra em 2023.

Esta é uma daquelas imagens que poderia virar cartão postal, se isso não fosse coisa de museu.

O Fiat Topolino 1948 do Ivan Pezzoto Júnior.

As camisas do Clube MP Lafer Brasil e do MP Lafer Auto Clube do Paraná na mesma foto: Romeu, Walter, Pedro e Terumi Santana.

Jovino e parte de sua coleção de MP Lafer.

O raríssimo MP Lafer de seis rodas do Reinaldo Keller.

Instagram

Essa rede social invadiu a preferência dos usuários. Então, uma referência neste sentido não pode ficar de fora, pois algumas pessoas gostam de seguir quem fala dos assuntos favoritos delas.

YouTube

Na verdade, o YouTube ajudou a acabar com muitos sites e blogs. Ler? Escrever? Isso é coisa do passado para muito gente. Então, um vídeo para ver e ouvir cai bem.

É de bom tom dar espaço para outras pessoas que também cobriram o evento. Para descrever o vídeo a seguir, vale recuperar o que foi mencionado no Twitter:

"O canal Magrelo Filmes fez um belo registro do 26º Encontro do Clube MP Lafer Brasil, realizado em Holambra/SP, entre os dias 6 e 7 de maio de 2023. Uma edição ágil, com imagens aéreas e entrevistas com alguns participantes. Para ver e rever sem moderação."

Como a Internet é elástica, sempre dá para incluir mais gente que merece um lugar ao sol:

"Mais encontro do MP! Conhecemos o Jones Cesar nas alamedas de Holambra. Ele trabalha como fotógrafo na cidade, atendendo aos turistas nos fins de semana e produzindo ensaios para famílias, noivos e grávidas. Quando visitar a cidade, prestigie seu trabalho."