O design da Lafer em voga

Percival em seu Lafer, na garagem de sua casa.
Percival em seu Lafer, na garagem de sua casa.

Dedicar-se ao trabalho e à busca pela sabedoria pode não render prêmio, mas rende a vida plena. O prêmio, quando vem, deve igualmente ser valorizado.

 A Pandemia do Coronavírus freou a velocidade do mundo, trazendo as pessoas de volta para casa. Para se proteger. Para trabalhar. Para fazer home-office. De repente, voltaram a prestar atenção na luz do sol e na ventilação natural dos ambientes. Voltaram a consultar os arquitetos para tanto. A necessidade de conforto e reconforto aflorou. Lembraram dos designers.

Neste período, a procura por imóveis no campo aumentou. A compra de poltronas ergonômicas (e belas) também. Para quem se viu obrigado a ficar nas grandes metrópoles, uma nova cadeira que abraça as costas enquanto trabalhamos e descansamos passa a ser uma necessidade, antes de um privilégio.

Pequenos vazamentos foram sanados. Lâmpadas foram trocadas. A grama do jardim foi podada. O corrimão na escada foi instalado. Quem não tonificou os cuidados com a própria casa desde que fomos induzidos ao uso de máscaras? Escondemos nossos rostos na mesma proporção em que aumentou nossa curiosidade sobre a casa das pessoas.

A revista Casa Vogue Brasil captou este movimento e passou a apresentar a moradia de gente descolada, que tem algo relevante para contar e beleza para mostrar. O ápice dessa série de vídeos no YouTube foi o episódio com Percival Lafer. Arquiteto. Designer. Um empresário que se viu obrigado a trabalhar em casa, confortado e reconfortado em suas próprias criações.

São pouco mais de seis minutos de puro deleite. A trilha sonora contida, a direção de cena competente e a edição ágil dão suporte a um senhor de pequena estatura e grandeza intelectual, que sabe embalar as palavras na entonação de voz que combina bom humor, sabedoria e elegância. Tudo isso em meio ao caos lá fora, como se fosse o bulbo de uma flor surgindo na junta de dilatação do concreto áspero da calçada.

Aqui, salientamos o mote do trabalho de Percival a frente da Lafer, empresa com 94 anos de fundação: "Não consigo dissociar forma de função. É por isso que as vezes perco muito tempo para elaborar um produto, porque eu não posso conceber um produto onde você não se sinta bem. Por isso, fico gratificado quando isso é apreciado. Eu busco as duas coisas juntas." 

Essa busca lhe rendeu prêmios importantes ao longo da carreira. O mais recente ofertado pela própria revista que o entrevistou, durante o evento "Prêmio Casa Vogue Design 2021", que você pode acompanhar na íntegra, a seguir.

"Gostar do que está fazendo é a coisa mais importante de todas. Aposte todas as suas fichas: se você tem uma coisa que gosta, enfrente as dificuldades que tiver, mas vá em frente. Essa á a receita. Não tem outra" - declara Percival, no alto de seus 85 anos bem vividos. Não duvide de alguém que passa a vida a projetar móveis, imóveis e automóveis. A força criativa é a mais próspera de todas.

Veja também:

Galeria 2019: Lafer

Lafer além do MP

A Lafer completa 90 anos de fundação

Percival Lafer ingressa no Hall da Fama Autoesporte

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.