Cuidar é preciso. Celebrar também

Um MP Lafer na estrada em busca de um ponto de fuga.
Um MP Lafer na estrada em busca de um ponto de fuga.

Há 85 anos nascia Percival Lafer, o criador de um carro que virou válvula de escape para quem pode dirigi-lo num tempo tão adverso quanto desafiador. 

Estamos em abril de 2021. Há pouco mais de um ano o Brasil mergulhou numa de suas piores crises. E olhe que de crise o país entende. Mas esta é sem precedentes: começou com uma pandemia que expôs nossas fragilidades no enfrentamento de questões sanitárias, contaminando o ambiente político e atingindo em cheio as questões econômicas.

Não cabe aqui repetir o drama que todos nós estamos vivendo. Muitos perderam o emprego. Muitos perderam parentes e amigos. Muitos perderam a vida. Nossa casa tornou-se um refúgio: um lugar onde podemos nos despir de nossas armaduras, cujos elmos são feitos de um pedaço de pano e duas tiras de elástico.

Quem precisa colocar o pé na rua enfrenta riscos crescentes. Nesta situação, a cada passo perto de um estranho sem máscara, uma roleta russa imaginária gira perto da nossa caixa craniana. Não dá para saber o que é pior: sentir o medo de ficar doente e buscar proteção, ou ignorar tudo e contar que a bala no tambor do revólver cairá sempre abaixo do cano, antes do gatilho ser puxado.

Então, descobrimos que nossos carros são as extensões das nossas casas. Estas máquinas são também nossos refúgios - embaixadas avançadas em campos de batalhas invisíveis. O trivial ato de dirigir um MP Lafer por uma estrada, num dia chuvoso, ganhou pinceladas de um prazer fugaz, quando o ronco do motor encobre as vozes do noticiário.

Quando a quarta marcha é passada na alavanca do câmbio, vem a vontade de agradecer por estarmos vivos, por termos confidentes, por ter um lugar para voltar - mesmo que a vontade seja de acelerar até a noite virar dia novamente.

Ansiamos tanto pelas doses de vacinas que este pouco mais de um ano de circulação mundial do novo coronavírus parece muito mais tempo. Porém...

O que é um ano perto de 47 anos? 

No quinto dia de abril de 1974 era inaugurada a linha de produção do MP Lafer em São Bernardo do Campo. Eram outros tempos, quando o futuro parecia mais colorido: amarelo, vermelho, verde, champagne, prata, bordô, bege, branco, preto. Todas as cores vibrantes de um conversível idealizado para alegrar as pessoas e que, quase meio século depois de sua criação, serviria de suporte terapêutico para seus entusiastas, numa época onde o futuro permanece apenas como uma luz no fim de um túnel tomado pela neblina.

O que é um ano perto de 85 anos? 

Esta é a idade a ser completada por um homem de pequena estatura física e de grande capacidade criativa e empreendedora. Percival Lafer nasceu em 12 de abril de 1936: o caçula de uma família que escolheu o Brasil para viver e que, ao longo das décadas, desenvolveu uma marca que gerou milhares de empregos diretos e indiretos, atravessando inúmeras crises, nos indicando que desta vez não será diferente.

Todo dia conta

Temos que usar as máscaras? Sim. Temos que higienizar as mãos frequentemente? Sim. Temos que fazer o distanciamento social? Sim. Temos que evitar as aglomerações? Sim. Temos que esperar nossa vez de tomar a vacina? Sim. Temos que respeitar o luto das pessoas que nos cercam? Sim.

Mas temos que agradecer a cada dia que amanhece e retribuir este presente fazendo o nosso melhor. Temos que lembrar das coisas boas e dar valor para aqueles que, direta ou indiretamente, nos proporcionam um mínimo de reconforto.

Acreditamos que este site dedicado ao MP Lafer também se constitui numa pequenina válvula de escape para o estresse deste cotidiano que se impôs com o fim da antiga "normalidade". Então, pedimos que você nos permita registrar mais uma vez o nosso agradecimento ao Percival Lafer e a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste projeto automobilístico, provedor de momentos alentadores numa época tão difícil.

Saúde, resiliência e perseverança. É o que desejamos para todos neste abril de 2021.

Veja também:

12 de abril: aniversário de Percival Lafer

05 de abril: Dia Nacional do MP Lafer

Abril: mês do MP Lafer

Vivalendo.com recomenda:

3 comentários:

  1. Belo texto .... Parabéns Percival !!! Viva o dia e o Mês
    do MP Lafer !!!

    ResponderExcluir
  2. Impecável Jean!
    Parabéns Percival e que ainda se repita por muitos e muitos outros anos.

    ResponderExcluir
  3. Jean Tosetto. Sempre encontrando as palavras certas para falar de coisas boas entre as coisas ruins. Obrigado.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.