12 de abril: aniversário de Percival Lafer

O MP Lafer é a criação mais notória de Percival Lafer: a razão deste site existir.
O MP Lafer é a criação mais notória de Percival Lafer: a razão deste site existir.

No dia 12 de abril de 1936 nascia o arquiteto, designer e empresário cuja trajetória de vida ajuda a ilustrar o Brasil que dá certo.

O Brasil ainda não conhece o Brasil que dá certo, pois esta grande nação é construída com a força de trabalho e a inteligência de gente anônima e personagens cuja grandeza não é devidamente reconhecida.Temos uma cultura dominante que enaltece o jeito Macunaíma de ser, ao expressar o jogo de cintura dos brasileiros para lidar com as sucessivas crises que abalam o continente latino-americano.

Calma, este não é um site sobre sociologia. O mplafer.net existe para congregar os entusiastas de um carro que só poderia ser produzido no Brasil, ao ser concebido por um filho de polonês, inspirado na estética britânica, valendo-se da mecânica alemã e da fibra que só os imigrantes nordestinos, sulistas e de várias partes do mundo conseguiriam moldar, ao se encontrarem numa fábrica de São Bernardo do Campo, berço de tantos capítulos recentes da nossa história.

Percival Lafer em imagem para divulgação da Design Weekend de São Paulo em agosto de 2017.
Percival Lafer em imagem para divulgação da Design Weekend de São Paulo em agosto de 2017.

Mas o MP Lafer é só a ponta do iceberg numa carreira iniciada no limiar da década de 1960, quando Percival Lafer desenhou, para a empresa fundada por seu pai, a primeira poltrona. Desde então, são mais de meio século criando móveis, edificações, carros, empregos. Quantas famílias os projetos desenvolvidos pelo criador do MP ajudaram a sustentar?

Aos poucos, o Brasil descobre que precisa celebrar a vida e a trajetória de seus empreendedores. São eles que seguram a primavera entre os dentes, quando as folhas secas do outono caem na calçada da nossa economia. Dentre os tantos heróis que poderíamos citar, temos que agradecer o nosso:

- Parabéns, Percival Lafer!

Um comentário:

  1. Daria tudo para conhecer o Senhor Persival pessoalmente.
    Sou proprietário de um MP branco pérola maravilhoso.
    Adquiri esse carro há quatro anos.
    É minha paixão!!! Vendi até minha moto após a compra de meu carro.
    Agradeço ao Senhor Persival do fundo do meu coração a coragem de ter construído um carro tão maravilhoso quanto o MP.
    Parabéns ao Senhor!!!
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.