Galeria 2019: Costa

O MP Lafer 1978 do Alcindo Costa Filho no Centro Histórico de São Luis do Maranhão.
O MP Lafer 1978 do Alcindo Costa Filho no Centro Histórico de São Luis do Maranhão.

MP LAFER TAMBÉM É PATRIMÔNIO CULTURAL

Caros amigos do mplafer.net

Começamos esta postagem agradecendo vocês que nos honram com o prestígio da audiência após tantos anos, mesmo com o advento das redes sociais, dos smartphones e do tal do WhatsApp, que mudou a forma como as pessoas usam a Internet e não sabemos se é para melhor, uma vez que os conteúdos mais densos e relevantes desta rede continuam acessíveis somente por sites e blogs, e não por memes e vídeos de 45 segundos.

Estamos em dívida com vocês. Não conseguimos mais atualizar o site do MP Lafer na velocidade dos acontecimentos e na quantidade de coisas de gostaríamos de compartilhar. Por imposições de compromissos diversos, temos que ser mais seletivos com os temas e estamos salvando os conteúdos para posterior publicação, mesmo que com alguns meses de atraso.

Nossa escolha recaiu sobre a origem desta página: falar de MP Lafer e das pessoas que gostam desse carro. Voltamos às origens e ao tempo no qual atualizávamos a página uma vez por mês, numa época onde a conexão com a rede era por linha telefônica. Seguiremos assim por tempo indeterminado, pois essa é nossa determinação: resgatar e preservar a memória do MP Lafer.

Posto isso, vejam que diálogo recompensador resgatamos nesta ocasião.

A história começou com uma mensagem pelo Alcindo Costa Filho em 08 de maio de 2018:

"Estou restaurando um MP e, caso seja possível, me informe o seguinte sobre os automóveis da Lafer produzidos em 1978:

Quais eram os pneus? 185 x 70 x14? Eles eram da marca Dunlop?"

Respondemos no mesmo dia que o pneu era 185 x 70 x 14 da Firestone, ao que o Alcindo retornou:

"Obrigado pela informação. Tenho outras perguntas: o meu carro é ano 1978, o chassis numero: MP 03 B 1### (numeração ocultada por segurança). O número 03 é o mês de fabricação; B é o modelo - qual a diferença entre os modelos? 

E 1### é o numero da sequencia de fabricação, estou certo? 

Estou em São Luis, Maranhão. Adquiri este carro em São Paulo. Porém, a tampa traseira, do motor, não tem o pneu falso e sim uma grade que me parece ser para instalar um cesto ou coisa parecida. Será esta a diferença de modelo ou seria uma adaptação do antigo proprietário?"

A tampa do motor deste MP Lafer teve a roda raiada suprimida em função da adoção de um estepe alojado no para-lama dianteiro direito.
A tampa do motor deste MP Lafer teve a roda raiada suprimida em função da adoção de um estepe alojado no para-lama dianteiro direito.

No dia seguinte respondemos:

"Certamente a tampa do motor de seu MP Lafer foi modificada. Talvez seu carro seja parecido com este: http://wwv.com.br/mplafer/g_koury.htm

Retomando seu número de chassis:

MP 03 B 1###.
MP: Móveis Patenteados.
03: mês de fabricação (março).
B: tipo de carroceria (aprimoramento do molde original da carroceria tipo A).
1###: sequência de fabricação do carro.

P.S.: já comprou o livro do MP Lafer? Segue o link: http://www.mplafer.net/2012/11/icone.html "

Este MP Lafer já pertenceu ao engenheiro Antonio Pedro Koury, que em maio de 2002 enviou esta fotografia para o nosso site. "Há 17 anos, direto do túnel do tempo."
Este MP Lafer já pertenceu ao engenheiro Antonio Pedro Koury, que em maio de 2002 enviou esta fotografia para o nosso site. "Há 17 anos, direto do túnel do tempo."

Solucionamos a charada, conforme o Alcindo revelou:

"O carro é este! É muita coincidência, se não for este da foto que o senhor me mandou, é igual, até com o pneu estepe ao lado da porta do passageiro. Atá a cor e igual: prata! 

O carro está viajando de São Paulo para cá, logo que chegar vou lhe enviar fotos. 

Temos aqui no Maranhão a AMAVA - Associação Maranhense de Veículos Antigos, com muitos adeptos e uma boa quantidade de carros antigos originais: www.amavama.com.br "

O MP Lafer disposto na plataforma do caminhão que o transportou de São Paulo para São Luis do Maranhão.
O MP Lafer disposto na plataforma do caminhão que o transportou de São Paulo para São Luis do Maranhão.

Em 10 de maio de 2018 respondemos novamente:

"Recebi três fotos do seu MP Lafer. Lembro de ter visto esse carro pessoalmente há uns 15 anos! Se estiver bem conservado você fez um ótimo investimento.

Quando o carro chegar aí no Maranhão, leve ele até um belo cenário e tire fotos novas. A gente publica com prazer no site mplafer.net e incluímos o link para o belo site da AMAVA.

Como a tampa do motor, embora muito bem feita, não é original, creio que você terá dificuldades para conseguir as placas pretas para este MP Lafer. Não importa, é um exemplar único e tem muito valor cultural."

O Alcindo completou:

"O carro foi inspecionado por um amigo meu em São Paulo, que me falou que estava em ótimas condições. Logo que chegue, o levarei ao Centro Histórico de São Luís de onde farei umas boas fotos e lhe enviarei.

Logo que puder farei a encomenda do livro sobre o MP Lafer. É que não tenho muita intimidade com os computadores. Quando o meu filho chegar de viagem, fará a aquisição para mim."

Um mês depois, em 13 de junho de 2018, o Alcindo escreveu:

"Com muito prazer recebi nesta semana o seu livro! Parabéns! O livro conta, de fato, a história do carro e me encheu de entusiasmo na recuperação do carro que comprei.

Também tive uma "história" com o MP Lafer, lá pelos anos de 1976, quando iniciava minha vida de Engenheiro no Rio de Janeiro, mas isto é outra história.  

Surgiu uma oportunidade em uma boa oficina logo que o carro chegou aqui em São Luis, vindo de São Paulo, onde o adquiri. Assim o carro está em reparos.

Já fizemos a parte mecânica e estamos em processo de reparos na carroceria, pintura e de acabamentos. Estou tirando o estepe da lateral, como você deve se lembrar na foto do carro que você conhece. 

Estou tendo dificuldades em encontrar algumas pecas de reposição, mesmo aí em São Paulo, mas tudo bem, vamos conseguir. 

Quando o carro ficar pronto, envio para você umas fotos, tendo como fundo o Centro Histórico de São Luís."

Respondemos três dias depois:

"Desculpe a demora para responder. Tive dois dias muito corridos no escritório. Fico feliz que o livro tenha chego em suas mãos. O documento do carro também chegou?

Não sei se teria coragem de retirar o estepe do para-lama. Você vai trocar a tampa do motor também?

Aguardo o envio das fotos do carro no centro de São Luís. Será um grande prazer divulgar as belezas arquitetônicas do Maranhão.

Conte também suas histórias de 1976 com o MP Lafer. Elas merecem o resgate."

O Alcindo, sempre atencioso, retornou:

"O carro já esta todo documentado em meu nome no Detran do Maranhão. Quando à recuperação do carro, pretendo deixa-lo o mais próximo ao original de 1978. Estou retirando o pneu do para-lama. A meu entender, fica um pouco esdrúxulo este pneu adaptado.

Quanto a tampa traseira, do motor, vou deixar pra depois. Vou dar uma solução provisória, um tanto nostálgica, devo colocar um cesto de vime, prezo por uma tira de couro afivelada. Será uma solução provisória. Eu vi  coisa parecida assim em um carro esporte em Roma.

Acredito que o carro só ficará pronto no inicio do mês de julho. Aguarde as fotos do carro no Centro Histórico de São Lauis. Tenho certeza que ficarão interessantes, inclusive farei fotos em prédios onde participei dos trabalhos de restauração."

E as fotos realmente chegaram!

O Forte de Santo Antônio da Barra, em São Luiz do Maranhão, teve construção iniciado em outubro de 1691.
O Forte de Santo Antônio da Barra, em São Luiz do Maranhão, teve construção iniciado em outubro de 1691. 

O Palácio dos Leões é a sede do governo estadual do Maranhão, em área considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O Palácio dos Leões é a sede do governo estadual do Maranhão, em área considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Nas alamedas de São Luis do Maranhão, ouve-se o reggae vindo das rádios jamaicanas, influenciando a cultura local.


Clipe de Marcelo Falcão, com a participação de Fauzi Beydoun, da banda maranhense Tribo de Jah, e de um belo MP Lafer.


Veja também:


Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.