Galeria 2015: Fonseca

O garotinho Sérgio, de apenas três anos, experimenta o volante do primeiro protótipo veicular da Lafer, apresentado no Salão do Automóvel de 1972.
O garotinho Sérgio, de apenas três anos, experimenta o volante do primeiro protótipo veicular da Lafer, apresentado no Salão do Automóvel de 1972.

O mesmo Sérgio, agora homem formado com 46 anos de idade, repete a cena, desta vez no MP Lafer 1977 que seu pai Darci acaba de comprar.
O mesmo Sérgio, agora homem formado com 46 anos de idade, repete a cena, desta vez no MP Lafer 1977 que seu pai Darci acaba de comprar.

CORRESPONDÊNCIA HISTÓRICA

Mensagem recebida em 28 de novembro de 2015:

"Olá Jean,

Estou em vias de adquirir um MP Lafer, ano 1977, placa preta, cor prata, capota preta, filiado ao Clube MP Lafer Brasil. O proprietário chama-se Marcos e reside em Santa Gertrudes, interior de São Paulo. Gostaria, se possível, de obter de você (caso conheça o carro), a informação sobre a boa procedência do veículo.

Uma questão que está me preocupando é esse carro não ter os raios das rodas cromados. São pintados de preto, como as anunciadas no Mercado Livre. Veja uma foto desse MP Lafer. Após a aquisição providenciarei para que ele continue filiado ao Clube do MP Lafer.

Uma curiosidade: possuo uma foto do MP Lafer no Salão do Automóvel de 1972, quando do lançamento, com meu filho dentro do carro. Havia uma pessoa responsável no stand que também está na foto, mas creio que não seja o Percival Lafer.

Antecipadamente grato e grande abraço do Darci Fonseca."

Nossa resposta no dia seguinte:

"Caro Darci Fonseca,

Não conheço este MP Lafer pessoalmente mas, a julgar pela foto, pela placa preta e pelo fato do carro estar cadastrado no Clube MP Lafer Brasil, não vejo empecilhos para você continuar com as negociações.

Com relação ao modelo das rodas não se preocupe: elas também saíam assim da fábrica, com os raios negros. Ocorre que nas restaurações muitas rodas ficaram apenas prateadas por causa dos processos de polimento ou diamantação, por isso é mais difícil ver rodas assim.

Se puder enviar a foto de seu filho no protótipo do MP Lafer eu ficaria muito grato ao publicar no site. Há mais de dez anos recebi uma imagem semelhante, mas naquela época tive um problema no computador que apagou grande parte dos e-mails arquivados.

Grande abraço!

Jean Tosetto"

O stand da Lafer no Salão do Automóvel de 1972 era vizinho do stand da Honda, que até então só comercializava motocicletas no Brasil.
O stand da Lafer no Salão do Automóvel de 1972 era vizinho do stand da Honda, que até então só comercializava motocicletas no Brasil.

Pai e filho juntos no MP Lafer. Sonho realizado depois de décadas.
Pai e filho juntos no MP Lafer. Sonho realizado depois de décadas.

Finalmente em 02 de dezembro de 2015:

"Olá Jean,

Seguem no anexo as fotos que lhe prometi, fotos feitas no Salão do Automóvel de 1972, o que você certamente poderá confirmar. O garoto no carro é meu filho, então com três anos e meio pois acredito que esse evento tenha ocorrido em novembro. A qualidade é ruim porque tive que escanear o diapositivo (slide), formato em que elas foram tiradas, o que era relativamente comum naquele tempo para exibição em projetor de slides.

Adquiri o MP Lafer, cinza, plaqueta de Santa Gertrudes. Fui então ao despachante para providenciar a transferência do documento para meu nome e também de cidade. Fui informado que terei que passar por uma vistoria aqui na cidade. E ainda que eu, novo proprietário, terei que apresentar documento comprovando ser sócio de um clube de autos antigos.

Claro que quero ser sócio do Clube do MP Lafer do Brasil, assim como o proprietário anterior o era, ainda que residindo em Santa Gertrudes. A carteirinha plastificada que o Marcos Antonio Antonello deixou comigo indica que ele o MP Lafer tem certificado de originalidade n.º 436.14, com validade até 21 de maio de 2019.

Devido à orientação dada pelo despachante, peço a você que me informe o que preciso fazer para me filiar, em caráter de urgência, ao Clube MP Lafer Brasil, obtendo a carteirinha cuja cópia será juntada aos documentos. Me foi dito pelo despachante que, caso eu não possua nenhuma filiação a clubes, o carro receberá nova placa e eu terei que, mais tarde, providenciar nova placa preta, enfrentando a burocracia que isso acarreta.

Eu gostaria de fazer o licenciamento mantendo a placa preta atual, assim como o Marcos conseguiu quando adquiriu o veículo há dois anos aproximadamente. O antigo dono residia em São Paulo.
No aguardo de informações deixo meu muito obrigado antecipado.

José Darci Fonseca Lima

P.S.: Estou aguardando a chegada do livro que você escreveu e que foi por mim adquirido. Espero que, em algum encontro, ele venha a ser autografado por você."

Ainda no mesmo dia o Fonseca complementou:

"Após enviar e-mail para você consegui contato por telefone com o Senhor  Walter Barbosa de Arruda, que me orientou quanto à filiação ao clube, sem maior burocracia. Talvez no início da próxima semana eu já estarei de posse da carteirinha de filiado, podendo dar sequência à transferência com manutenção da placa preta. Mais uma vez obrigado."

Nossa resposta veio em seguida:

"Agradeço imensamente pelo envio das imagens. Elas são históricas e sim, são de novembro de 1972, quando o primeiro protótipo da Lafer foi apresentado (o sujeito junto ao carro não é Percival Lafer).

Posso fazer uma sugestão? Vai depender de seu filho também. Tire novas fotos com ele no volante do MP Lafer que você acaba de comprar, em ângulos parecidos. Seria uma história linda para publicar no site mplafer.net - de deixar muita gente emocionada.

Fico feliz que o Walter já tenha lhe resolvido a questão da carteirinha do clube. Você fará parte de uma entidade ímpar. Espero que dê tudo certo.

Logicamente um dia vou autografar o livro para você, com prazer. Só não me lembro de ter lido seu nome no sistema de vendas do PagSeguro. Você deve ter comprado o livro com outra fonte. Deixe-me saber se houve um engano."

Ainda no segundo dia de dezembro:

"Fiquei emocionado com a sugestão das fotos. Ainda mais com a paixão com que você escreve sobre o MP Lafer, sobre o clube e os associados. Tenho certeza que o Sérgio vai topar. Ele ficou muito contente com a aquisição. Desta vez não participarei do almoço no dia 05, mas quem sabe eu consiga dar um pulo na Praça Charles Miller e encontrar o Walter.

De fato comprei o livro de outra fonte, do que já me arrependi pois deveria prestigiar o site da MP Lafer, do qual você é um expoente. Mas penso que o principal é conhecer as preciosas informações que você coletou e partilhar do amor que você tem pela criação do Percival Lafer.

Grande abraço do Darci."

A Senhora Fonseca ao volante do MP Lafer 1977 que veio de Santa Gertrudes.
A Senhora Fonseca ao volante do MP Lafer 1977 que veio de Santa Gertrudes.

Finalmente, em 05 de dezembro de 2015:

"Conforme prometido, seguem fotos do garoto, agora homem feito (46 anos) no MP Lafer que adquiri. Aproveito para lhe fazer duas perguntas:

1.ª) Onde eu poderia comprar um volante, senão original que se aproximasse pelo menos. Esse que está no carro é menor e possui apenas dois furos ao invés de três.

2.ª) O MP Lafer veio com escapamento Kadron, com aquele ronco característico e esportivo. Esse é o mais usado pelos laferistas? Pergunto porque penso que o escapamento normal combina mais com o carro, chamando menos a atenção. Penso que a beleza do automóvel já é suficiente e atrai bastante a atenção.

Abraço do Darci

P.S.: Seu livro é estupendo, leitura fascinante. Parabéns."

Respondemos dois dias depois:

"Bom dia Darci,

Obrigado pelo envio das imagens. Em breve elas serão publicadas no site e será fantástico divulgar as fotos em sequência.

Sobre os volantes, recomendo duas fabricantes artesanais excelentes: a Bulgarelli e a Lenker Rossetti.

Sobre o escapamento, preste atenção na saia da carenagem abaixo do motor. Se ela tiver uma reentrância na lateral, deixe o Kadron. Se ela tiver um par de reentrâncias no centro, troque pelo escapamento convencional. Se não houver reentrâncias, deixe tudo como está.

Grato também pela leitura do livro!

Jean Tosetto"

4 comentários:

  1. Olá, Jean, que emoção ver aquele momento inesquecível de 1972 aqui neste espaço dos laferistas. Exultante agradeço, eu, Leliane e o Sérgio. E o 'MP Prateado' está circulando por Atibaia, arrancando olhares curiosos e surpresos.
    Grande abraço do Darci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Darci,
      Fico feliz que tenha apreciado a publicação. Gosto muito da cidade de Atibaia: guardo boas lembranças das vezes em que estive nesta aprazível cidade. Deve ser muito bom passear de MP Lafer por suas belas alamedas. Abraços!

      Excluir
  2. Não conheço nenhum proprietário de MP que não tenha uma boa estória para contar o porquê de ter adquirido esse carrinho.
    Essa foi muito boa, dentre muitas que já ouvi, parabéns ao mais novo laferista e seja bem vindo ao nosso grupo. Um abraço Gilberto Martines

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Gilberto,
      De onde vem tanto carisma? Esse conversível tem, realmente, algo especial além de seus componentes de fibra, metal, borracha e madeira. Valeu!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.