O Mappin vendia até MP Lafer

Um MP Lafer no anúncio do Mappin, publicado nos principais jornais de São Paulo em meados de 1976.
Um MP Lafer no anúncio do Mappin, publicado nos principais jornais de São Paulo em meados de 1976.

Antes do advento do shopping center tomar conta das grandes e médias cidades do Brasil, eram as lojas de departamentos que atraíam o público consumidor, que fazia de suas compras também um evento de lazer. Famílias inteiras percorriam os andares das maiores lojas, entre elas algumas do Mappin, na Grande São Paulo.

A primeira loja brasileira do Mappin foi inaugurada no fim de 1913 por dois irmãos ingleses, que lhe emprestaram o sobrenome. Nos anos de 1950 a elite de São Paulo se encontrava na loja da Praça Ramos de Azevedo, mas com o tempo o Mappin se tornou uma rede mais popular e acessível, sendo uma das empresas pioneiras do Brasil na abertura de crediário.

O auge do Mappin ocorreu na década de 1970, quando vendia uma grande variedade de bens para a classe média paulista, que iam desde brinquedos, passando por roupas e eletrodomésticos, chegando aos móveis. Até um automóvel o Mappin ofertava neste período, no caso o MP Lafer - não por acaso fabricado por uma indústria de móveis que também vendia seus produtos naquele varejista.

A estagnação chegou na década seguinte, com o aumento do número de shoppings começando a lhe tirar clientes, sendo um fator aliado à recessão econômica e ao aumento da violência urbana. Com a decadência do centro de São Paulo, as lojas de departamento abertas diretamente para as ruas e avenidas - muitas delas sem estacionamento - foram fechando uma após a outra.

O Mappin faliu em 1999, junto com outra potência da época, a Mesbla. Tais empresas estavam sob o controle acionário do mesmo empresário, que não soube lidar com a modernização de um tradicional modelo de negócio, apesar da força de suas marcas.

Atualização em 13 de abril de 2024:


Por ocasião dos 50 anos do lançamento da linha de produção do MP Lafer em 05 de abril de 1974, publicamos uma mensagem comemorativa aqui no site e em nossa fanpage no Facebook. De lá reproduzimos este breve diálogo:

Rodolfo Bassi:

"Eu trabalhei no Mappin de 1967 até 1982 como comprador do setor automotivo, comprando todos os acessórios para os carros nacionais, motos Yamaha (o Mappin era concessionária da Yamaha), e também setor de bicicletas, na época o Mappin também vendia os MPs Lafer, e eu como comprador da loja ia até a fábrica da Lafer buscar os carros para ficarem expostos nos pontos de venda e serem vendidos. Resumo: todos os MPs vendidos zero km das lojas Mappin foram dirigidos por mim de São Bernardo do Campo até as devidas lojas."

MPLAFER.net:

"Muito legal seu depoimento! Você tem fotos dessa época? Seria legal compartilhar. Abraço!"

Rodolfo Bassi:

"Não, não tenho fotos dessa época, na época eu era jovem em torno 20/25 anos, agora já estou com quase 73, mas que foi muito bom retirar os veículos na fábrica da Lafer e parar para abastecer eu um posto bem próximo da fábrica para seguir até o centro de São Paulo, o mais legal era os frentistas, e os curiosos nas ruas pensando que eu era o proprietário daquele carro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.