A publicidade pode ser mais criativa. E elegante.

Imagem capturada durante navegação no site da Revista Quatro Rodas.

A publicidade brasileira é reconhecida internacionalmente como criativa e irreverente, já há algumas décadas. Isto não significa que ela está imune à críticas, especialmente quando a irreverência cruza a linha do bom senso e resvala no simples deboche ou na falta de elegância, embora este conceito não esteja muito na moda atualmente.

Estávamos navegando pelo site da Revista Quatro Rodas, conferindo a cobertura fotográfica do II Salão de Veículos Antigos do Anhembi em São Paulo, organizado pelo Automóvel Clube do Brasil entre os dias 24 e 27 de novembro de 2011, quando nos deparamos com o inconfundível MP Lafer de Romeu Nardini, diretor do Clube MP Lafer Brasil.

Para nossa surpresa, um banner publicitário ocupou parte da imagem, com a seguinte mensagem: "Esse site pode ficar mais bonito. Espalhe as imagens do S60 por cima dos outros carros". O S60 é um modelo da Volvo, cujo logotipo curiosamente se parece muito com a sinalização para o sanitário masculino do Anhembi, estampada ao fundo da fotografia do ambiente.

O redator da peça usou corretamente o verbo "pode". O site PODE ficar mais bonito, admitindo-se a alternativa de que isso não ocorra. Mas quando ele solicita que o internauta "espalhe as imagens do S60 por cima dos outros carros" não há como defendê-lo. Isto é no mínimo, em nossa opinião, uma frase pedante, que não ajuda a vender o carro.

Atendemos à orientação do publicitário. E então? O site ficou mais bonito?

Todos nós, em algum momento da nossa trajetória profissional, somos vendedores ou publicitários de nós mesmos, quando precisamos concorrer a uma promoção na firma ou vaga de emprego, ou quem sabe fechar um contrato de prestação de serviços. Uma das coisas primordiais que aprendemos com os mais experientes, é que não devemos "vender o nosso peixe" estabelecendo comparação com o concorrente. Devemos apresentar nossas qualidades, sem que isso implique em rebaixar terceiros.

Não se vendem carros modernos apostando que eles sejam mais bonitos do que os carros antigos. Eles são mais seguros? Com certeza. Eles são mais velozes? Podem ser. Eles são mais confortáveis? Devem ser. Mas esteticamente não há como concorrer com linhas clássicas que não dependem puramente da aerodinâmica, pois a mesma transforma todos os carros de hoje numa enfadonha profusão de dianteiras em forma de cunhas.

Agora sim! Finalmente temos uma imagem livre da poluição visual, certo?

Não estamos proibindo ninguém de achar o S60 mais bonito do que o MP Lafer, mas entendemos que esta peça publicitária faria mais sentido se fosse veiculada em matérias sobre outros carros modernos. O que será que os donos de Audi, BMW e Mercedes (só para citar algumas marcas de prestígio) iriam pensar disso? Em todo caso, daremos a oportunidade para que os nossos leitores expressem a sua opinião. Aqui, na seção de comentários, ou quem sabe no site promocional da Volvo.

9 comentários:

  1. Jean, como vai? O seu texto já resume tudo. Não há como comparar uma coisa com outra e da mesma forma que não tem comparação, também não tem cabimento. Se isso não foi um erro da publicidade, foi de fato muito infeliz. Casa um gosta do que quiser e a publicidade não precisa denegrir nada. Basta que fale que o seu é melhor e ponto. Ponto negativo para eles que por um simples "erro" de publicidade poderá perder alguns compradores.

    Abraço,

    Ira~e

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise, Jean. Faltou à agência e ao anunciante um pouco de sensibilidade para entender a relação entre o público apreciador de carros antigos e os automóveis que aparecem na imagem. Como você aponta em seu texto, se esse banner estivesse sobreposto a imagens de carros modernos, contemporâneos do Volvo S60, seria apenas uma propaganda irreverente. No contexto em que foi veiculado, passou desse limite para se tornar antipático.

    ResponderExcluir
  3. Jean, já que a intenção é comparar, essa "idéia luminosa" pode ser usada de outra forma: "Espalhe as imagens do S60 por cima dos outros carros e veja a porcaria que a industria automobilistica faz atualmente"...
    Pois TODOS NÓS estamos cansados de saber que os carros antigos tinham uma coisa que os atuais NÃO tem: PERSONALIDADE.
    Abraço.
    Romeu

    ResponderExcluir
  4. Obrigado colegas!
    É bom saber que não estou sozinho nestas considerações. Pessoalmente não tenho nada contra os carros da Volvo, que sempre primaram pela segurança de seus modelos.
    Mas esse tipo de publicidade não combina com o histórico desta marca.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Paz15/12/11 23:48

    Jean. Parabéns pela matéria. Como sempre, expressando o pensamento da maioria com elegância e acima de tudo, muita educação.
    Lamentável e infeliz o apelo comercial da 4 Rodas. É básico na publicidade. Fale bem de seu produto sem criticar a concorrência. A comparação somente é válida quando os produtos são semelhantes. Não é o caso.
    Posso afirmar com toda "SEGURANÇA" que na minha opinião a página fica mil vezes melhor com a imagem do MP Lafer.
    Grande abraço.

    Francisco Paz - Amigos do MP Lafer.

    ResponderExcluir
  6. Caro Francisco, nesse caso a Quatro Rodas não tem culpa no cartório. Quem tem é a agência que fez isso para a Volvo (e particularmente o seu departamento de mídia, que definiu onde veicular o banner) além do próprio anunciante por ter aprovado essa idéia infeliz.

    ResponderExcluir
  7. Arnaldo Keller19/12/11 16:01

    Jean,

    nunca subestime a burrice alheia.
    Essa propaganda é, no mínimo, burra, pois provoca o leito a pegar bode do Volvo, que, coitado, é um carro razoavelente bom e não tem nada com isso.
    Deveriam trocar de agência publicitária.

    abraço

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você meu amigo Jean, Inclusive tive o prazer de ter os dois carros, O MP Lafer vermelho que você conhece e um VOLVO S60 T5 turbo Dourado.

    Os dois carros são maravilhosos, tanto que o MP ficou e o Volvo se foi.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Ricardo Marx, que saudade de você! Bom saber que ainda conserva seu MP Lafer vermelho. Faça uma força para participar do próximo passeio do clube. Abraços!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.