Peças alternativas para o MP

Os entusiastas do MP Lafer costumam defender a idéia de que ele é um carro com linhas clássicas que pode ser usado, sem muitas reservas, no dia-a-dia (isso não ocorre com vários outros modelos, confinados às garagens de colecionadores que só o utilizam em raras ocasiões). Uma das razões da despreocupação dos proprietários de MP é o fato de que a grande parte de suas peças ainda está disponível na praça, seja através das oficinas especializadas, seja no mercado de pulgas, atuante nos encontros cada vez mais numerosos.

Mas nem todas as peças são fáceis de encontrar, principalmente para quem vive longe do eixo Rio - São Paulo. Pode ser também que o preço cobrado por determinado item seja caro demais para quem quer apenas curtir um passeio com a capota abaixada - para estes, originalidade não é essencial. Por outro lado, existem aqueles que gostam de personalizar seu carro (com estilo, por descordar da estética de algum acessório), afinal de contas o MP é uma réplica, e como tal, “empresta” algumas peças de outros veículos. Foi pensando neste público que preparamos um pequeno guia com dicas de alternativas para a manutenção dos MPs:

Volante

Recebemos, certa vez, um e-mail de Leonardo da Silva Oliveira, de Pelotas, Rio Grande do Sul. Na ocasião ele solicitou possíveis contatos de pessoas que poderiam lhe vender um volante do MP, de madeira (os que ele havia encontrado estavam com preços absurdos). Como não temos fins comerciais, recomendamos que ele deixasse de procurar por um “volante do MP”. Explica-se: a Panther estampou sua marca nos primeiros volantes do conversível. A mesma oferecia modelos esportivos para outros carros da época, como Opala, Puma e Corcel. E foi justamente procurando por um “volante de madeira do Corcel” que o Leonardo resolveu seu problema! O resultado, segundo ele, ficou muito bom.

O volante original de três raios do MP, à esquerda, e o volante do Corcel I adaptado à direita.

Rodas

Eis aí um item extremamente difícil de encontrar, tanto para a versão Ti como para o primeiro modelo da versão tradicional. Para este último há uma boa saída: procurar pelas rodas da GM para o Opala Diplomata, dos anos oitenta. O desenho destas é bem semelhante ao das rodas originais do MP - guardam ao menos o mesmo princípio. Mas esta solução pede adaptações: a panela deve ser remarcada para receber cinco parafusos ao invés dos quatro habituais. Para os mais caprichosos recomenda-se a pintura das superfícies de fundo em tom negro, para destacar os “pseudo-raios” prateados. A logomarca octogonal do MP pode ser reproduzida na tampa do cubo por um torneiro mecânico voluntarioso.

O modelo da roda do MP, especialmente desenhado para ele, seguido pela alternativa similar da linha Chevrolet Opala.

Maçanetas

Antes da Lafer adotar, a partir de 1981, as mesmas maçanetas do Passat em seus carros, eram utilizadas maçanetas especiais, semelhantes às que vemos nos antigos Fordinhos da década de 1920. Elas podem ser encomendadas na Grande São Paulo (vide artigo “Perguntas e Respostas” deste site), mas não é exagero afirmar que “valem o seu peso em ouro”. Pelo preço de um CD duplo é possível comprar, até numa concessionária autorizada da Toyota, um par de maçanetas do jipe Bandeirante. Basta a troca do pino que encaixa na fechadura, e um furo adicional na porta para facilitar a fixação, intermediada por uma camada fina de borracha, recortada de uma câmara de ar.

Embora esteticamente diferenciadas, ambas as maçanetas combinam com as linhas clássicas do MP Lafer.

Retrovisores

O MP saía de fábrica equipado apenas com o retrovisor externo esquerdo, além do interno. Porém, é quase um consenso entre os sócios do Clube MP Lafer Brasil a instalação do retrovisor na porta direita (o mesmo da linha Opala e Caravan dos anos setenta). Acontece que neste caso há uma certa restrição para sua regulagem, devido à sua posição pouco privilegiada. Buscando uma eficiência maior neste quesito, nosso colega Nelson Ormezzano (o Barata), teve a idéia de adaptar os retrovisores do DKW na hastes cromadas do pára-brisas de seu carro, durante restauração na Tony-Car. A receptividade foi tão boa que muitos modelos hoje em dia saem da oficina desta maneira.

O espelho do MP é o circular, mas a solução ovalada do DKW cai bem no conjunto cromado das portas do conversível.

Pisca-pisca

Questão puramente estética. O pisca-pisca do MP é idêntico ao utilizado no Fusca, tamanha identificação de seu formato chega mesmo a incomodar alguns proprietários, que passam a procurar por alternativas mais elegantes, para ressaltem a beleza das linhas curvas do conversível. Mas é recorrendo ao pisca-pisca do mesmo Fusca, só que dos modelos mais antigos (fabricados até 1961), que se chega a uma configuração satisfatória. Detalhe: é preciso ter muita paciência para encontrar um par deste item que, para variar, não é barato. O mesmo se aplica a quem procurar por peças do próprio MG TD para adaptar.

Quando a origem das peças é mesma, embora de épocas diferentes, o resultado tende a ser coerente, como é o caso do pisca-pisca herdado do Volkswagen Sedan.

Conclusão

Certas pessoas não admitem alterar os aspetos originais de seu MP, já outras preferem dar um toque pessoal à sua raridade - vide adornos sobre as grades frontais. Por vezes, a praticidade vai fala mais alto do que a falta de tempo para se dedicar ao veículo. De qualquer maneira o bom senso deve prevalecer – se a peça não for original, que pelo menos não destoe das características inerentes ao projeto do carro. O mais importante é zelar pela segurança e manter o MP em boas condições de funcionamento. Só assim se poderá desfrutar de cada passeio, sem maiores preocupações.

Texto e fotos: Jean Tosetto
Colaboração: Nelson "Barata" Ormezzano e Leonardo da Silva Oliveira
Primeira publicação no site mplafer.net: setembro 2003


38 comentários:

  1. Alô,
    Preciso das borrachas do vidro traseiro e dos reparos da abertura e fechamento dos vidros;alguém poderia me indicar onde conseguir?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cicio,
    Acesse os outros artigos da seção "Peças & Manutenção" cujo link está no final desta matéria.
    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/4/13 19:24

    Se você precisa de borrachas procure na borrachas da duque ou barão da borracha pelo menos em uma delas você encontrará borrachas para MP por metro, de ótima qualidade e pelo menos pela metade do preço das lojas especializadas em MP.

    ResponderExcluir
  4. Raffael Trapasso24/5/13 13:09

    Boa tarde, estou procurando as presilhas da capotado MP LAFER, se alguém souber onde as encontro poderia me enviar por email raffaelmarinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Procure na Tony car com Toninho-tel 11-4352-0901

      Excluir
  5. também estou procurando as presilhas da capotado MP LAFER,
    se alguém souber me mande email para
    marcellaamum@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Presilhas para capota do MP LAFER. Enviar informação para xavier.cardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Aos leitores desta página informamos que não vendemos peças e serviços. A recomendação é entrar em contato diretamente com os profissionais relacionados na seção "Peças & Manutenção" - que é também uma mera cortesia deste site.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, tenho um jogo de rodas originais do mp lafer para vender, são aro 14 da marca scorro e estão completas com as 4 calotinhas. Contato através do email gus4100@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. preciso de saber como faco para colocar a roda trazeira no buraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente a face externa da roda, desmembrada do restante de seu corpo, é afixada na tampa do motor.

      Excluir
  10. Boa tarde, estou precisando das dobradiças da porta do mp lafer.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, este site não comercializa peças de automóveis.

      Excluir
  11. boa tarde preciso da maçaneta do motorista
    alguem poderia ajudar?

    ResponderExcluir
  12. preciso da maçaneta da porta do lado do motorista tipo fordinho, MP 1977

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Navegue pelos artigos do link a seguir: http://www.mplafer.net/p/pecas.html

      Excluir
  13. Gostaria de saber qual melhor banco para adaptação no MP lafer? Pois estou fazendo interior bege....Obrigado pela atenção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do ponto de vista estrutural, pelo fato do chassi do MP Lafer ser da plataforma VW, os bancos mais fáceis de adaptar serão do Fusca ou Brasília, mas você pode optar por bancos do tipo "concha", de competição, que vão ficar muito bem num modelo de apelo esportivo. Lembre-se que a troca de bancos prejudica a obtenção futura da placa preta.

      Excluir
  14. Olá.
    Preciso da maçaneta externa esquerda com chave. Alguém sabe como conseguir? Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise em https://www.mplafer.net/p/pecas.html

      Excluir
  15. Preciso de um tanque de combustível, preferencialmente de aço inox, para meu MP Lafer

    ResponderExcluir
  16. Preciso de tanque de combustível, preferencialmente de aço inox, para meu Lafer. Alguma informação, apreciaria receber em meu whatsapp 054-984073008 Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    Preciso do par de maçaneta externa original do MPLafer e fechadura das portas, alguem sabe me indicar onde encontrar? Se souberem favor entrar em contato 31 999688762. Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Qual o tecido original dos bancos mp 1980?

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo meu nome é Albano, fabrico a armação da capota do MP lafer com pintura eletrostática, meu tel é (11)987547044, sou de SP capital
    Obrigado pela oportunidade

    ResponderExcluir
  20. Preciso do par de quebra vento do MP lafer

    ResponderExcluir
  21. Estou procurando os vidros laterais traseiros será que alguém consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia amigos, alguém sabe me dizer aonde eu encontro o kit de instrumentos do painel do MP lafer com a logo?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite
    Estou precisando comprar 2 bancos de couro da MP lafer. Poderia me ajudar a encontrar?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas peças são difíceis de encontrar em estado original. Pesquise por bancos esportivos de Fusca, Buggy ou de modelos de competição (tipo concha), que serão os mais fáceis de adaptar.

      Excluir
  24. Onde encontro bancos originais do lafer?

    ResponderExcluir
  25. Olá! Preciso dos pinos (buchas) das dobradiças das portas do MP. Originais ou alternativas. Qualquer dica vai me ajudar. Pode ser peça adaptável. marcosdcmf@yahoo.com.br. Obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Jorge Rocha30/6/23 20:06

    Tenho 01 par completo original de lanternas traseira do MP Lafer para vender jgrocha88@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou precisando desse par qual o valor
      Meu zap 12996451660

      Excluir
  27. Anônimo3/8/23 14:16

    Gente qual é o cabo do acelerador do Mp Laffer dupla carburação, o da Brasilia serve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve, mas precisa adaptar na hora da instalação.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.