(Alfa) Romeo & Giulietta

Alfa Romeo Giulietta Sprint 1954~1956.
Alfa Romeo Giulietta Sprint 1954~1956.

“Alfa Romeo não é um fabricante de carros comum e corrente. Se vive com inquietude já que é uma forma especial de perceber os automóveis. Sensações e paixões que têm mais relação com o coração do que com a mente.” Esta foi a definição de Orazio Satta Puliga – célebre desenhista da fabricante italiana.

Texto: María Noel Sánchez | Tradução: Jean Tosetto
Imagens: Alfa Romeo Argentina

Alfa é o que para muitos poderia se comparar com perder a cabeça por amor.

A fabricante italiana, fiel ao seu espírito, tem a sua “Giulietta” - apresentada com destaque no Salão do Automóvel de Turim em 1954, com a versão coupé Sprint, com linhas joviais e dinâmicas desenhadas por Bertone. Desde então ela foi batizada como “a noiva da Itália” e todos se renderam aos seus pés.

A Giulietta Berlina  foi produzida entre 1955 e 1964.
A Giulietta Berlina  foi produzida entre 1955 e 1964.

Por que Giulietta?

Seu nome foi sugerido pela Madame De Cousandier, esposa do poeta italiano Leonardo Sinisgalli, que segundo conta a lenda, comentou risonhamente, durante uma reunião junto com diretores da Alfa Romeo em 1953: “Aqui há muitos Romeos e nenhuma Julieta”. Comentava-se que era uma apaixonada pela marca, e para sua boa sorte foi ouvida, já que pouco tempo depois nasceu a Alfa Romeo Giulietta.

Entre suas qualidades mais destacadas estiveram suas dimensões reduzidas, que fizeram dela um carro pratico e ágil. Ambas as versões, berlina e spider, ganharam êxito imediato perante o público, por sua excelência mecânica e a sóbria elegância de suas linhas.

Em 1955 chegou a versão sedan e a famosa Spider desenhada por Pininfarina, transgressora por contar com um motor de 1300 cm³ - o menor da época (que a fez um dos carros mais leves do momento). Para o ano de 1959 saem para a luz a Sprint Speciale de Bertone e a SZ de Zagato, com um marcado perfil esportivo.

Giulietta Spider: a favorita da Itália entre 1955 e 1962.
Giulietta Spider: a favorita da Itália entre 1955 e 1962.

Na atualidade a Alfa Romeo Giulietta, “o carro mais premiado da Europa”, é capaz de combinar uma grande agilidade em caminhos exigentes e comodidade em ruas urbanas. Um compacto de cinco portas criado para aqueles que buscam rendimento dinâmico, estilo distinto e um alto nível de conforto.

Seu desenho esmerado a faz ser ainda mais atraente. A atenção aos detalhes e as qualidades dos materiais utilizados são as expressões mais avançadas do estilo italiano, que se vê refletido nesta máquina moderna.

Se, num dia como hoje, Romeo levasse a Giulietta para passear, o faria em seu Alfa.

A nova Giulietta, relançada em 2010.
A nova Giulietta, relançada em 2010.

Veja também:

2 comentários:

  1. Amigo Jean!

    Seus textos e resenhas estão cada dia melhores. Este artigo ficou sensacional!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Caro Rogerio,

    Desta vez fiz apenas a tradução do texto de uma jornalista argentina. Acrescentei as legendas e deixei as fotos mais leves para publicar na Internet.

    Logicamente a gente procura selecionar o material para que a leitura do mplafer.net seja sempre agradável.

    Abraços!

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.