Para se apaixonar: Alfa Romeo 4C

A Alfa Romeo retorna ao nicho dos esportivos com o modelo 4C, para deleite dos entusiastas.
A Alfa Romeo retorna ao nicho dos esportivos com o modelo 4C, para deleite dos entusiastas.

A Alfa Romeo - tradicional marca italiana, incorporada ao conglomerado liderado pela Fiat, do qual fazem parte também a Ferrari e a Maserati - retoma sua vocação para conceber modelos esportivos destinados a se tornarem clássicos de sua época. O premiado 4C segue neste rumo.

Por Jean Tosetto *
Imagens: Alfa Romeo Argentina

O leitor do site mplafer.net naturalmente aprecia modelos de linhas esportivas, para apenas dois ocupantes, com tração e motorização traseiras e peso frontal aliviado. Até aqui poderíamos descrever tanto um MP Lafer quanto o novo Alfa Romeo 4C. Se o ponto de partida é o mesmo, na primeira curva da história as comparações ganham enormes distorções - e se você é um laferista consciente não vai se importar com isso.

Sai a carroceria em fibra de vidro montada em chassi plano do MP Lafer e entra a estrutura em monobloco da Alfa Romeo, abusando da fibra de carbono, resultando em pesos semelhantes, abaixo dos 900 quilogramas. Os motores, apesar dos mesmos 4 cilindros, entregam potências muito diferentes: mais de 240 cavalos no 4C e pouco mais de 60 cavalos no MP. A velocidade final do 4C representa o dobro da atingida pelo MP em seus melhores dias: mais de 240 km/h.

De acordo com María Noel Sánchez, assessora de imprensa da Alfa Romeo Argentina, o alto rendimento do 4C "é consequência de seu motor 1.8 Turbo com 245 CV acompanhados por uma caixa de câmbio de última geração e dupla embreagem a seco. A isto se soma o seletor Alfa DNA, dispositivo que propõe diferentes comportamentos ao carro. O 4C incorpora o modo 'race' para os ousados e entendidos em direção esportiva".

O bólido Alfa Romeo 4C exposto durante premiação da revista alemã "Auto, Motor und Sport".
O bólido Alfa Romeo 4C exposto durante premiação da revista alemã "Auto, Motor und Sport".

Ficou com água na boca? Pois é, nós também. Por isso preparamos uma reportagem especial sobre o Alfa Romeo 4C, prevista para ser publicada na sétima edição da revista MotorMachine, entre março e abril de 2014. As imagens que selecionamos do 4C para o artigo são imperdíveis. Reserve o seu exemplar de MotorMachine com o editor Horacio Zabala, pelo e-mail horacio@motormachine.com.br



Leia mais artigos da coluna "Editor Volante".
* Jean Tosetto é arquiteto desde 1999 e editor do site mplafer.net desde 2001. É também autor do livro “MP Lafer: a recriação de um ícone” - lançado em 2012.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.