Galeria 2012: de Lucca

Paulo de Lucca e seu MP Lafer 1975.

MP ORIGINAL E PRESERVADO

Paulo de Lucca é de São Paulo e escreveu um excelente relato de seu MP Lafer em ótimo estado de originalidade. A mensagem chegou em 09 de outubro de 2012. Confiram:

"Há aproximadamente três meses adquiri um MP Lafer 1975. O veículo era do Rio de Janeiro, praticamente ínico dono pois o cunhado de quem comprei co carro tirou ele zero quilômetro da concessionária em 1975 e vendeu para esta pessoa em 1977.

Para minha surpresa o veículo está praticamente original, digo isto porque o mesmo sofreu a atualização da lanterna traseira, que foi substituída a de Fuscão para a do MP. Dois vidros, o do motorista e a vigia do passageiro não eram originais, mas já as substitui pelos originais (Torgal).

O carro não tem e o antigo proprietário informou que nunca teve os faróis auxiliares, e em pesquisa na Internet e com o Toninho da Tony Car, descobri que era um opcional na época. De qualquer forma sendo ou não opcional consegui também os faróis originais que estão em restauração para serem instalados no veículo, pois acho que eles fazem o charme no carro.

Consegui o console com os instrumentos que também eram opcionais na época pois o painel preto como tinha o cinzeiro vinha apenas com 3 relógios de série no veículo."

O painel deste MP contém instrumentos de leitura opcionais de fábrica.

"Quando recebi o carro aqui em São Paulo o antigo proprietário mandou junto com ele todos os DUTs dos veículo desde 1977, e as chaves reservas. Pena que não possuía a nota fiscal de compra nem os manuais. Quanto a nota fiscal não tenho muito que fazer, mas consegui os manuais originais (do proprietário e o de revisões).

A capota do carro é original em vinil seda, as garras do para-choque dianteiro já tinha sido substituídas pelo modelo mais novo, ou seja, menores, e já corrigi isto também: coloquei as corretas.

O cajado da porta deste modelo é de madeira, como estavam em péssimo estado de conservação substituí pelo mais novo - que é um pouco maior o puxador da porta que o do 1975 mas já estão sendo confeccionados por um marceneiro para voltar a originalidade do modelo.

O assoalho ainda é o original onde o macaco encaixa em um tubo (antigo VW) e o envelope das ferramentas e as ferramentas são originais."

Já a ausência dos faróis auxiliares, não obrigatórios, confere um visual mais limpo na dianteira.

"Enfim o carro está muito original, inclusive já coloquei as placas pretas.

Gostaria de saber a uma coisa que não consegui ter certeza nas minhas pesquisas do modelo. A tampa do motor do 1975 tinha a entrada de ar moldada na própria fibra, como o dos primeiros que saíram ou já era a grelha de metal dos modelos mais novos?

O Toninho me disse que era moldada na própria fibra e os proprietários na época atualizavam as lanternas e a entrada de ar para o modelo ficar mais atual. No manual do proprietário o desenho desta entrada de ar aparenta ser na própria fibra, acompanhando o recorte do falso estepe.

Gostaria ainda de saber como faço para me cadastrar no clube para receber os informativos de enventos e passeios.

E apenas a título de curiosidade tenho ainda dois outros carros: um Puma GTS 1980 com o interior monocromático marrom, que está em fase final de restauração, e um Miura Sport 1980/81 que acabei de comprar: o carro está com 8.400 km originais."

A ponteira dupla do escapamento predominava nas primeiras unidades do MP Lafer.

Nossa resposta ao Paulo de Lucca:

"Obrigado pelo envio de seu relato e das fotos de seu maravilhoso MP Lafer em estado de originalidade ímpar, apesar de alguns poucos itens que não comprometem o conceito do carro.

Meu MP Lafer é de 1974 e também teve as lanternas traseiras trocadas, mas não vejo necessidade de refazer o serviço. Muitos MPs de 74 e 75 foram reformados no início do anos 80 e alguns com supervisão da própria Lafer, de modo que isto não prejudica a obtenção da placa preta, a exemplo do que aconteceu com seu carro.

Meu carro conta com a entrada de ar moldada na própria tampa do motor, mas esta solução não é a melhor. Tanto que a Lafer modificou este aspecto depois e, como o Toninho disse, alguns MPs receberam este “up-grade” nas oficinas. Eu mesmo terei problemas se quiser restaurar meu MP preservando as entradas de ar originais, pois elas estão numa região sujeitas às fissuras devido ao calor gerado pelo motor.

Já estou encaminhando seu e-mail para a diretoria do Clube MP Lafer Brasil.

A cor amarela é possivelmente a mais representativa do MP durante a década de 1970.

Anterior - Galeria 2012 - Próximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.