14º Passeio do MP Lafer - Águas de São Pedro 2010

 
O frentista Vastenil abastece mais um MP antes da largada do segundo passeio para Águas de São Pedro.

 
Um mar de camisas vermelhas do Clube do MP, no pátio do Posto BR do km 28 da Rodovia dos Bandeirantes.

A previsão do tempo era desanimadora: céu nublado com pancadas de chuvas ao longo de todo o final de semana. Não é preciso se alongar muito no que isto significa: muitos transtornos e dificuldades para se locomover numa grande cidade como São Paulo. Como resultado houve muitas desistências de gente que estava esperando há dias para participar do passeio do MP. 

Mas parece que a moça do clima, no telejornal, esqueceu de pronunciar uma última frase: "Para quem vai pegar a estrada com destino à Aguás de São Pedro, muito sol e calor". Foi exatamente o que os cerca de 60 teimosos que levaram seus MPs para o ponto de partida receberam de presente. Vale lembrar que muitos proprietários do modelo foram com seus carros "comuns", inclusive bravos entusiastas do Paraná.

 
O mestre Toninho se prepara para efetuar o socorro mecânico, que porventura possa ser necessário, durante o longo percurso até o interior.

Na prática, 60 ou 100 carros da mesma marca e modelo juntos numa pista, parecem provocar o mesmo resultado: muita emoção e uma pitada de tensão, devido ao excesso de caminhões e carros nos primeiros quilômetros, estrangulados por obras pontuais que reduziam o número de faixas de rodagem. Tensão que foi sendo aplacada em duas etapas: após o acesso para Jundiaí e após a bifurcação da Bandeirantes no município de Campinas.

 
Na praça de pedágio - o primeiro de vários que seriam percorridos - Geraldo entrega o troco da cobrança pelo serviço de manutenção da estrada.

Entre Campinas e o acesso da estrada que liga Americana à Piracicaba, a Bandeirantes - em seu trecho ampliado - oferece plenas condições para deslanchar o cabo do acelerador, algo que alguns motociclistas levaram um pouco além do limite da segurança. Felizmente a turma que prefere dirigir um conversível pensa um pouco diferente, ou pelo menos respeita os primeiros colocados da enorme fila de MPs, que ano após ano coleciona novos admiradores.  

 
O dentista Gilberto encosta seu carro para registrar uma seqüência aparentemente sem fim de MPs no asfalto. Um espetáculo que sempre emociona.

 
O presidente do Clube, Walter, é o primeiro da fila - com a função de moderar a velocidade média do comboio.

 
A prefeitura de Águas de São Pedro disponibilizou um autêntico "caminhão madrinha" - ou seria "pace truck"? De qualquer modo: obrigado, Gérson.

Como é sabido de todos os que receberam o convite para o passeio anual do MP, este ano a cidade de Águas de São Pedro quebrou a tradição do conceito itinerante que o evento tinha até então. Pela primeira vez um destino foi escolhido pelo segundo ano consecutivo. Mas há uma explicação bem lógica para tanto: a hospitalidade ímpar das autoridades e moradores da referida estância turística.

No ponto de partida, foram entregues sacolas com água mineral engarrafada e maçãs (sim, maçãs!) para os passageiros de cada veículo. Como brinde, um calendário de mesa e também algumas orientações sobre a guarda dos veículos daqueles que iriam pernoitar no município. Em retribuição, os participantes do passeio entregaram livros para uma campanha de educação e movimentaram o comércio da aprazível localidade.

 
Conversíveis versus convencionais: Durval, guiando o utilitário negro da esquerda, veio do Paraná com amigos e familiares, exclusivamente para acompanhar a festa.

 
Contornando a alça de acesso para a estrada de Piracicaba, Arthur, o secretário de turismo da estância hidromineral, participou da carreata em sua caminhonete.

 
Na saída do perímetro urbano de Piracicaba, transeuntes aproveitam a ocasião para fotografar as baratas coloridas.
  
A entrada de Águas de São Pedro é demarcada por um portal que parece avisar sobre a proximidade do destino final.

A empatia entre a secretaria de turismo de Águas de São Pedro e a diretoria do Clube do MP é tamanha que cogita-se a inclusão permanente do encontro anual da marca no calendário de eventos da cidade. Para aqueles que preferem uma cidade diferente a cada ano, não há razão para se preocupar, pois está sendo estudada a continuidade do passeio itinerante aliado ao encontro anual fixo, sendo que cada evento seria realizado em semestres distintos.

 
Na avenida que conduz ao centro, os MPs se reorganizam para chegarem juntos ao local de exposição, sob escolta da Guarda Civil da cidade.

 
Foguetório para saudar a chegada da fila indiana de "máquinas de fazer gente feliz", anunciando também a escolha da cidade para ser uma das sedes de treinamentos da Copa de 2014.

 
A demonstração maior de carinho ficou por conta da Corporação Musical Santa Cecília, que veio da cidade de Rio das Pedras para embelezar ainda mais o evento.

Pela segunda vez em 14 edições do passeio, os fãs do MP puderam contar com a presença do criador do modelo, que antecipou o retorno de uma outra viagem para prestigiar a notória reunião automotiva. Nas comunicações de praxe, os membros do Clube do MP ficaram sabendo que a agremiação foi reestruturada com vistas a se credenciar diretamente no DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) para assim poder continuar certificando as placas pretas para os veículos com mais de trinta anos, tendo ao menos 80% de originalidade.

 
Esta cena já é conhecida: dezenas de MPs agrupados numa paisagem verdejante e inspiradora. O clímax de mais um sábado para ficar na memória.

Centenas de quilômetros e milhares de fotografias depois, a injeção de entusiasmo e a energia positiva fluindo no ar continuam sendo marcas registradas dos passeios deste "carrinho danado de bom!" Por trás de cada volante é muito bom saber que existem histórias  e experiências tão interessantes quanto as ocasiões em que elas são expostas: numa mesa de restaurante, no balcão do café da manhã, nas caminhadas pelas alamedas e praças. Pena que tudo passa tão rápido.

O arquiteto e empresário Percival também vestiu a camisa do Clube: uma demonstração inequívoca de simpatia e atenção para com os entusiastas do MP. 

Vastenil, Antonio, Geraldo, Gilberto, Walter, Gérson, Durval, Arthur, Percival. Vários nomes que carregam diversas origens e ocupações, mas neste 24 de abril de 2010 todos eles - direta ou indiretamente - tiveram um sobrenome em comum: Lafer.

Por Renata & Jean

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.