13º Passeio do MP Lafer - Águas de São Pedro 2009

Momento de ansiedadeNo posto do km 28 da Bandeirantes, a largada de mais um passeio: MPs a perder de vista.

No passeio do MP Lafer até Águas de São Pedro, São Pedro não mandou águas para o asfalto, somente algumas nuvens, um pouco acima, para atenuar a incidência de raios solares e deixar ainda mais prazerosa a experiência de viajar num automóvel de capota reclinada. O Clube MP Lafer Brasil marcou a data - sábado, 25 de abril - e o pessoal lá em cima parece ter agendado clima bom para essa turma que não pára de crescer. Também pudera: todo mundo se comportou direitinho no ano anterior.

A novidade para 2009 foi a inclusão, na carta convite, de sugestões para hospedagens em hotéis da cidade escolhida: Águas de São Pedro. Com isso, o tradicional evento, em sua 13º edição, ganhou uma programação mais extensa, com jantares dançantes e a possibilidade de conhecer melhor a cidade de destino, no dia seguinte - afinal de contas, trata-se de uma estância hidromineral de forte apelo turístico, uma vez que o município foi concebido urbanisticamente para tanto, ainda no início do século XX.

Tem espaço para todosOs conversíveis dividem espaço com veículos convencionais e caminhões. Cada qual na sua fila.

Comportamentos distintos.

O percurso até o destino final compreendia aproximadamente 170 quilômetros, e os primeiros 50, até a região de Jundiaí, foram os que exigiram mais atenção dos motoristas, devido ao tráfego intenso de caminhões - mesmo para um sábado - e a coincidência com outro evento, reunindo bólidos contemporâneos que são como ranchos: repletos de cavalos nos motores e cowboys destemidos nos volantes.

De repente um festival de luzes azuis e intermitentes tomou conta dos espelhos retrovisores. Os possantes ultrapassavam tanto pela esquerda como pela direita, incluindo o acostamento. Enquanto isso, caminhoneiros subiam no pedal do freio, para evitar toques nas traseiras dos carros que eventualmente os fechavam. Mas tão logo o entroncamento com a Rodovia Anhangüera surgiu e a situação se normalizou.

Interlagos fica na outra direçãoNa mesma data, outro evento, reunindo carros esportivos modernos. E tome controle sobre o espírito de emulsão.

A partir daí a pista ficou livre e convidativa para observar a paisagem rural. Com três faixas de rolamento de cada lado e excelentes condições de piso e sinalização, o trecho ampliado da Rodovia dos Bandeirantes permitiu que os integrantes do evento aumentassem a média de velocidade para cerca de 100 a 110 km/h (dentro do limite permitido), e que geralmente era de 80 a 90 km/h nas edições anteriores. Se por um lado isso mostra a saúde em dia dos motores VW refrigerados a ar, por outro perdeu-se um pouco do charme que sempre foi avistar uma grande fila contínua de MPs.

Rio cantado em prosa e versosCruzando o Rio de Piracicaba.

Quem vai de São Paulo até Águas de São Pedro precisa passar por Piracicaba, ao menos se utilizar um caminho lógico. Esta cidade é um exemplo da força do interior paulista, que embora tenha grande atividade econômica, ainda conserva valores culturais autênticos e o ambiente hospitaleiro, cada vez mais difícil de se encontrar nas capitais. Entre avenidas arborizadas e calçadas que margeiam importantes centros universitários, quem cruza a ponte sobre o rio que dá nome à cidade, começa a perceber a transposição do ritmo frenético da metrópole para um estilo de vida mais cadenciado, que a partir de então se reforça a cada esquina.

A gente pira e se acaba...As baratinhas percorrem avenidas do município de Piracicaba, antes do trecho final do percurso.

Para evitar desvios de rota, a organização do passeio contou com a ajuda de quem já conhece o trajeto, se posicionando em pontos estratégicos da malha urbana de Piracicaba, com a função de deixar clara a direção a ser tomada na última perna do passeio, que seria realizada em pista simples. Mas gente disposta a mostrar o caminho não seria o problema: se alguém se perdesse bastaria perguntar a qualquer um na rua o acesso para São Pedro, não sem ter que informar antes qual é o nome do "calhambeque" - como o MP Lafer é mais conhecido do público em geral.

Laferrari - o carro madrinhaRomeu Nardini, diretor do Clube do MP, estaciona na bifurcação das vias para orientar os demais participantes.

Recepção calorosa.

As cidades escolhidas como destino dos passeios do MP costumam receber bem seus visitantes a bordo dessas máquinas de fazer gente sorrir, mas em poucas ocasiões a caravana de conversíveis foi tão bem acolhida como em Águas de São Pedro. Membros da secretaria de turismo davam as boas vindas já no portal do município, oferecendo um cartaz relativo ao encontro e doces (!) caseiros, com receita típica do local. Homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar davam escolta aos carros, interditando o trânsito convencional das ruas utilizadas pelo comboio.

Na Fórmula Indy também é assimNa entrada de Águas de São Pedro, o pessoal mais adiantado espera o reagrupamento dos carros.

Admiração que não tem idadeCrianças e idosos interrompem as práticas esportivas para observarem o desfile de MPs pelas principais ruas da cidade.

Nas varandas das casas e nas sacadas dos hotéis e pousadas, as pessoas acenavam para todos que por ali transitavam, que respondiam com toques de buzina. Lentamente os MPs se dirigiam pelas avenidas do centro (de uma cidade que não tem periferia...) chamando a atenção de quem fazia compras de malhas e artesanatos, nas diversas lojinhas que completam o cenário idílico, perfeito para se passar os fins de semana e as férias escolares.

Pic-nic em grande escalaA prefeitura da cidade reservou o gramado do Parque Doutor Octavio de Moura Andrade para os MPs estacionarem.

Uma festa - vários personagens.

Depois do almoço, deu-se início à programação da tarde com outra tradição: a troca de lembranças entre os sócios do Clube do MP. Pouco antes, o próprio prefeito Paulo Cesar Borges fez questão de agradecer a presença dos 110 MPs na cidade. Para se ter uma idéia do que isso representa, se contarmos que quase todos os carros estavam com os dois passageiros, tínhamos ali cerca de 200 turístas, o que equivale à mais de 10 % do número oficial de habitantes locais. Entre os visitantes estava o comentarista esportivo da TV Bandeirantes, Oscar Roberto Godói, árbitro de futebol que já atuou nos principais estádios brasileiros.

ParlatórioPalco montado para a confraternização do Clube MP Lafer Brasil, com os carros ao fundo e os amigos em primeiro plano.

Mas a grande estrela do dia foi Antonio Adolfo De Mitry, ex-funcionário da Lafer que desempenhou um papel fundamental no projeto do MP, ainda em 1972. Ao receber uma placa de homenagem da prefeitura de Águas de São Pedro, ele contou aos interlocutores que a equipe que desenvolveu o primeiro protótipo do MP Lafer - na época MGT - teve apenas 28 dias para concluir a tarefa a tempo de levar o modelo para o Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Atualmente, De Mitry é professor de desenho industrial.

Personagens da festaEm seqüência: o designer A. A. De Mitry, o restaurador Toninho da Tony-Car, o secretário de turismo Artur da Silva Neto e o prefeito Paulo Cesar Borges.

O que é bom dura pouco.

A tarde caía quando músicos começaram a se apresentar no palco. Os MPs dos integrantes do Clube que iriam pernoitar na cidade seriam levados para o pavilhão de eventos, para ali repousarem com total segurança. Para quem pôde se hospedar em Águas de São Pedro, a noite ainda seria longa e regada com boas conversas e muita descontração. Para outros tantos, porém, já era hora de partir. O retorno destes passeios costuma ser mais solitário, apenas com a companhia da pessoa ao lado - o que também não deixa de ser muito agradável. Especialmente se for alguém com quem se compartilha os sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.