O ChatGPT e o MP Lafer

Visão romantizada ao volante de um MP Lafer.
Visão romantizada ao volante de um MP Lafer.

No segundo semestre de 2019, notícias davam conta de um surto de Coronavírus numa cidade chinesa. A princípio, poucos deram atenção para o assunto, distante demais para preocupar as pessoas do Ocidente. Mas em fevereiro de 2020 a Pandemia da Covid-19 já havia se instalado em todos os continentes. O mundo jamais seria o mesmo.

No segundo semestre de 2022, notícias davam conta de um novo aplicativo de inteligência artificial, capaz de elaborar textos automaticamente a partir de solicitações feitas por um ser humano. "Coisa de nerd" - pensaram. Milhares de pessoas desempregadas por empresas produtoras de conteúdo depois, em fevereiro de 2023 o assombro do ChatGPT já tomava conta de muitos. Parece que o mundo jamais será o mesmo.

Nós testamos a ferramenta e compartilhamos o resultado com vocês. Eis a nossa proposição:

O MP Lafer é um carro esportivo brasileiro de linhas clássicas, conversível. Desenvolva uma narrativa a respeito de um homem de 47 anos que, depois de algumas semanas sem ligar o motor boxer, resolveu fazer um passeio noturno com seu MP Lafer, para espairecer. Descreva o prazer dele na interação com o carro e com a estrada deserta e sinuosa, com o vento a lhe tirar as preocupações da mente.

Eis a resposta do ChatGPT:

"Era uma noite quente e estrelada quando o homem de 47 anos decidiu que era hora de dar um passeio com seu MP Lafer. O carro esportivo brasileiro, com suas linhas clássicas e conversível, estava guardado há algumas semanas, e ele sentia falta da sensação de liberdade que vinha com a condução do veículo.

Com a chave na ignição, ele girou o motor boxer, sentindo a vibração característica do motor que só quem é apaixonado por carros entende. O som do motor era música para os seus ouvidos e o cheiro da gasolina e do óleo invadiam o ar. Era uma sensação indescritível de emoção e adrenalina.

Ele ajustou o retrovisor, colocou os óculos de sol e deu partida. A estrada deserta e sinuosa parecia convidá-lo a acelerar, e ele não resistiu. O vento batia em seu rosto e desarrumava seus cabelos, mas isso só o deixava mais animado. A sensação de liberdade era inebriante.

O homem dirigia com habilidade, mudando de marcha suavemente enquanto deslizava pelas curvas da estrada. Ele se sentia vivo, livre de preocupações e estresses do dia a dia. A cada curva, ele sentia a adrenalina aumentar, a sensação de velocidade e a liberdade de estar no controle.

À medida que a noite avançava, o céu se tornava mais escuro e as estrelas mais brilhantes. O homem continuou dirigindo, perdido em seus pensamentos, com o vento a lhe tirar as preocupações da mente. Ele sentia-se em paz e feliz, apreciando a sensação de estar vivo.

Quando finalmente decidiu voltar para casa, sentia-se revigorado e com um sorriso no rosto. O passeio noturno com seu MP Lafer havia sido exatamente o que ele precisava para espairecer. A interação com o carro e a estrada haviam proporcionado um prazer indescritível, uma sensação de liberdade e paz interior. Ele sabia que precisava fazer isso mais vezes."

Nosso parecer:

A inteligência artificial já é capaz de escrever um texto que um aluno do colegial, depois de três meses de férias, poderia elaborar a pedido da professora de Língua Portuguesa. Porém, ela ainda não sabe que não se usa óculos de sol numa noite estrelada. Ou seja: ainda há muito para evoluir.

A questão é que as máquinas parecem aprender rapidamente com os seres humanos. Será que nós conseguimos aprender na mesma velocidade com as máquinas? Muito provavelmente, não. Então, é de bom tom agir com moderação. Entre o assombro pela nova ferramenta e a necessidade de compreender mundo por nós mesmos, fiquemos com a segunda opção.

* * *

Passados alguns minutos após a publicação acima, tivemos a ideia de fazer uma proposição mais simples e direta, e mais desafiadora também:

Conte a história do MP Lafer.

Está sentado e bem acomodado? Segure-se bem na poltrona com a resposta do ChatGPT. Alerta de spoiler: em letras azuis, segue o que é plausível e aceitável; pois em vermelho segue o que é incorreto.

"A história do MP Lafer começa em 1974, quando o engenheiro mecânico Mário César de Camargo Filho decidiu criar um carro esportivo conversível brasileiro. Na época, o mercado automotivo do país era dominado por modelos estrangeiros, e Mário queria oferecer algo diferente, um veículo nacional com design exclusivo.

Com isso em mente, ele fundou a empresa Lafer Engenharia e Projetos e começou a trabalhar no protótipo do carro. O MP Lafer foi inspirado em modelos clássicos como o MG TD e o Morgan Plus 4, mas com um toque brasileiro. O nome "MP" era uma homenagem ao próprio Mário César de Camargo e a seu pai, Mário de Camargo.

O MP Lafer foi lançado em 1974, inicialmente como um kit que os proprietários poderiam montar em casa. O modelo era baseado em um chassi Volkswagen, com motor e transmissão do Fusca. O design era elegante e clássico, com linhas suaves e arredondadas e uma capota de lona retrátil.

O carro fez sucesso imediato no mercado brasileiro e rapidamente se tornou um ícone. O MP Lafer era visto como um carro exclusivo, elegante e divertido de dirigir. Era um veículo para pessoas que queriam se destacar da multidão e que apreciavam um design diferenciado.

Com o tempo, a Lafer Engenharia e Projetos expandiu sua linha de produtos, oferecendo outras opções de modelos, como o MP Lafer 4x4 e o MP Lafer Eletric. A empresa também exportou o carro para outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Austrália.

Hoje em dia, o MP Lafer é considerado um carro clássico e vintage, um símbolo da engenharia brasileira. Muitos entusiastas ainda mantêm seus carros em perfeito estado de conservação e participam de eventos e encontros de carros antigos. O MP Lafer é um verdadeiro ícone do mercado automotivo brasileiro e um exemplo de sucesso empresarial e inovação."

Nosso novo parecer:

O ChatGPT consegue escrever textos gramaticalmente corretos e numa linguagem aparentemente verossímil, que induz o leitor a acreditar no conteúdo apresentado. Entretanto, neste caso, ficou evidente que o programa foi incapaz de contar a história do MP Lafer com dados efetivos.

Embora a  produção do MP Lafer tenha se iniciado em 1974, o primeiro protótipo foi apresentado ainda em 1972. Pesquisamos o nome de Mário César de Camargo Filho no Google, pois sabemos que ele não tem relação alguma com o advento do MP Lafer e que não fundou nenhuma Lafer Engenharia e Projetos. De acordo o site AutoEntusiastas, o Marinho, como era conhecido, foi um piloto brasileiro que se destacou na década de 1960, pilotando carros da DKW-Vemag, incluindo o GT Malzoni, tendo sido um dos fundadores da Lumimari em 1964, que se converteu em Puma Veículos e Motores em 1966. Ele faleceu em janeiro de 2020.

Logo, "MP" não era uma homenagem ao seu próprio nome, embora o MP Lafer tenha realmente se inspirado no modelo MG TD, que é parecido com o Morgan Plus 4. O mercado brasileiro de 1974, porém, era dominado por veículos produzidos no Brasil mesmo, cujas principais marcas eram a Volkswagen, a Ford e a GM.

O ChatGPT acertou que o MP Lafer foi exportado para outros países, mas é falso que a Lafer tenha desenvolvido as versões 4x4 e elétrica do modelo. E, ao contrário do que o texto robotizado afirma, o MP Lafer não foi lançado como kit, dado que foi um automóvel produzido completamente por duas fábricas, com a VW fornecendo o chassi e o motor, e a Lafer complementando com a carroceria e os acabamentos interiores. Ou seja: o brasileiro poderia comprar o carro zero quilômetro, numa concessionária. Apenas para os Estados Unidos, a exportação do modelo era feita em forma de kit, com a montagem sobre o chassi e o motor renovado de Fuscas sendo realizada em solo norte-americano.

Enfim, não podemos confiar piamente no conteúdo produzido pelo ChatGPT. Para algumas questões, amplamente realizadas pelas pessoas e com vasto conteúdo já disponível na Internet, o robô pode conseguir bons resultados. No entanto, para temas pouco explorados e com pouca informação já publicada, não há máquina que faça milagre, embora possa produzir fake news e bons causos.

Conclusão: pelo menos por algum tempo a intervenção dos seres humanos na produção de conteúdos ainda será necessária.

Em tempo, a história do MP Lafer está contada em linhas breves no link a seguir:

Liberdade em versão brasileira

Veja também:

MP Lafer com motor elétrico que emite sons de Jazz

A escapada vespertina

A saudade também viaja de carro

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.