História do MP Lafer ganha novo capítulo

ENCONTRO NACIONAL DO MP LAFER ADIADO EM FUNÇÃO DA CRISE MUNDIAL PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS.
ENCONTRO NACIONAL DO MP LAFER ADIADO EM FUNÇÃO DA CRISE MUNDIAL PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS.

Não é fácil propor mudanças em algo que é bem-sucedido. Porém, o imobilismo - quando o assunto é um passeio de automóvel em um grande grupo - não é o melhor caminho. Portanto, o Clube do MP Lafer apresenta um novo formato para sua reunião anual.

Em 2020 o MP Lafer completa 30 anos desde que sua produção foi definitivamente encerrada em 1990. Ou seja: na teoria todos os exemplares da marca, em bom estado de conservação e originalidade, terão direito à obtenção da placa de colecionador de autos antigos, que por muitos anos foi a desejada placa preta e agora, com o novo modelo imposto pelo Mercosul, ainda aguarda uma diferenciação maior em relação às placas convencionais.

Como já afirmamos neste site, no começo da década de 1990 o MP Lafer passou por um momento de certo ostracismo. Coube ao Clube MP Lafer Brasil, fundado em 1997, iniciar o resgate de sua bela trajetória. Em 1998, a agremiação realizou seu primeiro passeio, entre São Paulo e Serra Negra. Na sequência, o site mplafer.com foi apresentado na Internet, ajudando a aglutinar os entusiastas da marca em diversos países.

Modestamente demos nossa contribuição neste resgate, a partir de 2001, com uma web-page que seria o embrião do site mplafer.net no ano seguinte. Naquela época as informações sobre o MP Lafer eram tão escassas que, se alguém digitasse "MP Lafer" no Google, encontraria a gente no topo da primeira página de resultados da busca.

Parceria de sucesso


Nós fomos o primeiro site dedicado ao MP Lafer a divulgar previamente um passeio anual do Clube MP Lafer Brasil. Foi em 2002. Não haviam redes sociais. Não havia Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram. Nada disso. Mesmo assim, ajudamos a bater um record de participantes de um evento promovido pela entidade: 115 carros reunidos em Guarujá.

Os passeios do MP Lafer foram tão importantes na revalorização do modelo, que eles ganharam um capítulo à parte no livro "MP Lafer: a recriação de um ícone", lançado em 2012 como edição independente - um sucesso comprovado pela manutenção das vendas de exemplares até hoje.

Em 2016, durante o passeio realizado para Holambra, comemoramos o aniversário de 80 anos de Percival Lafer, o pai do MP. Foi um dos pontos altos desta linda história iniciada em 1972, prestes a completar meio século de existência. É um tempo respeitável.

Novos desafios


Porém, nada dura para sempre. A cada ano que passa, organizar um passeio com dezenas de MPs reunidos na estrada representa um desafio cada vez mais complexo. Buscar destinos diferentes, solicitar autorizações para os poderes públicos, pesquisar hospedagem eventual, vistoriar locais de refeição e, principalmente, agradar a maioria dos participantes: uma tarefa mais difícil a cada ano que passa.

As estradas merecem uma atenção especial: se há alguns anos era mais tranquilo guiar um carro antigo em comboio pelas rodovias de mão dupla, hoje temos que dividir espaço com um número crescente de caminhões e outros veículos de passeio, mesmo nos fins de semana. O tráfego intenso impede a formação da tradicional fila indiana de MPs, que tantos registros entusiasmantes produziram.

A duração variável dos passeios também impede que todos os participantes desfrutem plenamente da experiência, pois muitos pedem para os organizadores realizarem paradas no percurso, o que seria inviável. O mesmo se aplica aos postos de combustíveis onde as largadas dos eventos eram realizadas: se antes sobrava espaço nos pátios de estacionamento, hoje cada vaga é disputada com veículos convencionais.

Um recomeço


Então, quando a direção do Clube MP Lafer Brasil nos procurou para apresentar a nova forma de reunir os MPs, uma vez por ano, nós concordamos prontamente. O passeio do MP Lafer dá lugar a um encontro propriamente dito, realizado numa praça diante de um hotel - o que permite estender o evento de um para até três dias de duração.

Deste modo, cada participante pode se deslocar para o destino do evento no seu ritmo, no seu horário. Como o Clube do MP Lafer incentiva a hospedagem no hotel, a convivência entre as pessoas tende a ser mais efetiva, pois em apenas um dia de evento este item era um pouco prejudicado.

Existe fórmula perfeita de evento, que agrade a todos? Não. No entanto, para que a história do MP Lafer ganhe um novo capítulo, é preciso que ela se adeque aos novos tempos, sem romper plenamente com as tradições, mas criando novas. Esperamos que a cidade de Águas de Lindóia faça parte delas.

7 comentários:

  1. Creio ser uma excelente decisão. A meu ver, a quantidade de MPs se deslocando juntos, aumenta bastante o risco de acidentes pois alguns motoristas não respeitam. Nós dos Amigos do MP Lafer viajamos frequentemente para encontros de carros antigos. Os eventos de 2 ou 3 dias favorecem pois temos mais tempo para fazer e rever amizades, viajar com mais calma, geralmente em grupos menores. Conhecer as cidades, etc.
    Parabéns pela iniciativa. Certamente será um sucesso.

    Francisco Paz - Amigos do MP lafer - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Francisco, contamos com a presença dos Amigos do MP Lafer no próximo evento em Águas de Lindóia. Esse encontro permitirá passeios curtos durante os três dias de atividades. O Circuito das Águas de São Paulo é como se fosse um pequeno país a ser descoberto. Grande abraço!

      Excluir
  2. Infelizmente, quando me deparei com este novo formato , me desmotivou a participar. Torço para que não vingue e que a tradição prevaleça.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, a gente compreende e respeita sua opinião. Porém, nossa torcida é para dar certo, considerando o ponto de vista dos organizadores e de grande parte dos participantes.

      Excluir
  3. Gustavo Antonio Piatti15/2/20 11:38

    Quando será o passeio este ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, segue o link presente no grifo do último parágrafo do texto. Copie e cole em seu navegador:

      https://www.mplafer.net/2019/11/enamp2020.html

      Excluir
  4. Boa noite sou de curitibae possuo um lafer de carroceria nr 026

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.