Como foi: 6º Encontro Brasileiro de Autos Antigos - Águas de Lindóia 2019

O Bugatti de Águas de Lindóia: original ou réplica?
O Bugatti de Águas de Lindóia: original ou réplica?

Por Jean Tosetto

Eu me rendi ao encontro de carros antigos de Águas de Lindóia. E olha que já passei por várias fases deste evento, que visito desde 2002, quando ainda era organizado por outra equipe.

Serei sincero: em termos de qualidade dos carros, nada supera aqueles primeiros anos. Se havia menos gente para ver os veículos, eles eram realmente especiais, na média. Depois, o encontro foi ganhando em popularidade e alguns colecionadores deixaram de levar seus melhores brinquedos para a praça.

Faltei em algumas edições e, nas outras, me incomodei com alguns aspectos que perduram até hoje: falta de sanitários, comida cara, estacionamento caro. Mudou a organização e estas falhas continuaram. Cheguei a declarar que não iria mais para Águas de Lindóia em função deste encontro.

Então percebi que não vou mais para esta cidade para ver os carros antigos. Acho que já vi todos os automóveis que me importavam. Agora vou pelo carnaval, mesmo. E pelo prazer de guiar nas estradinhas que me levam até lá. O evento passou a ser uma desculpa: uma justificativa para interromper o trabalho, que cada vez mais toma o meu tempo.

Já passei da fase de escrever grandes relatos, também. As pessoas não querem mais ler textos compridos, se eles não ensinarem algo que elas querem aprender - como ganhar dinheiro, por exemplo. Não remarei contra a maré. Então resolvi gravar um vídeo narrado em tempo real, que você pode conferir a seguir.


Se você assistiu o vídeo até o final e ficou com curiosidade para saber sobre a origem do Bugatti, o Arnaldo Keller, mestre em gentefinisse, esclarece:

"Jean, bem legal o vídeo! O Bugatti é um Tipo 35 fabricado pela Pur Sang, fábrica argentina que fica na cidade de Paraná. Tudo é igual ao original, tudo, motor, câmbio, etc., e tudo fabricado por eles. Só a ignição é moderna. Motor 8 em linha com compressor. uns 140 cv. Anda pracarayo. Sou louco pra guiar um desses."

Ano que vem tem mais? Se der na telha, tem sim.

Veja também:


Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.