Desencontros: de Águas para Vinhedo

A praça central de Águas de Lindóia é um belo palco para autos especiais.
A praça central de Águas de Lindóia é um belo palco para autos especiais.

Os organizadores dos encontros de carros antigos de Águas de Lindóia e Vinhedo merecem todos os elogios, mas será que eles precisam insistir na mesma data?

Por Jean Tosetto *

Durante mais de uma década o encontro paulista de autos antigos foi realizado com sucesso de público e crítica na cidade de Águas de Lindóia. Seus organizadores resolveram respirar outros ares em 2014, levando o evento para Campos do Jordão. Como a prefeitura de Águas de Lindóia não queria perder o encontro em seu calendário, resolveram dar espaço para outros organizadores preparar o que seria um evento de porte nacional, e que se revelou promissor.

Este MG TD 1952 estava disponível para venda.
Este MG TD 1952 estava disponível para venda.

Nasceu, então, uma espécie de rivalidade que se repetiu no ano seguinte: um grande encontro de carros antigos se realizou em 2015 em Águas de Lindóia e poucos dias depois Campos do Jordão também teve sua festa. O auge dessa disputa velada - e desnecessária - aconteceu em 2016: as duas equipes organizadoras resolveram promover seus eventos no mesmo fim de semana prolongado, entre 21 e 24 de abril, quando a cidade de Vinhedo entrou no lugar de Campos do Jordão.

Para nós não cabe tomar posição para este ou aquele lado. Nós torcemos, sinceramente, pelo fortalecimento da cultura antigomobilista em geral, que a cada ano aumenta a rede de colecionadores que sustentam mecânicos, restauradores, estofadores, eletricistas, importadores e comerciantes de artigos correlatos.

O MG TC foi produzido entre 1946 e 1949.
O MG TC foi produzido entre 1946 e 1949.

Não somos contra a cobrança de inscrição para participação com carros nestes eventos que movimentam o turismo nas cidades que os acolhem. Restaurantes, hotéis e lojas em geral também ganham com isso. É válido que o espaço para o mercado de pulgas nestes eventos seja cobrado, embora sejam atividades exercidas em locais públicos. Organizar eventos do porte dos encontros paulistas e nacionais dá muito trabalho, mas cabe afirmar que esta é uma iniciativa muito rentável, ao menos nestes casos específicos.

Por isso, era de se esperar que as duas organizações tivessem o bom senso de não bater de frente uma com a outra. Ao marcar dois dos maiores encontros brasileiros de autos antigos na mesma data, os organizadores acabaram dividindo a atenção de colecionadores, do público e dos lojistas, dado que nem todos tem condições de formar duas turmas para prestigiar dois eventos simultaneamente.

O parque da Festa da Uva de Vinhedo emprestou seu charme para os carros antigos.
O parque da Festa da Uva de Vinhedo emprestou seu charme para os carros antigos.

É curioso notar que a imprensa especializada no tema do antigomobilismo não toca incisivamente neste assunto. Jornalistas e blogueiros que cobrem estes eventos são gente polida demais para se indispor com este ou aquele promotor de eventos. Como nós estamos vendo esta situação de fora, não temos problema algum em cutucar o tema. Também não temos procuração de ninguém para defender este ou aquele. Repetimos: queremos o bem da cultura da qual fazemos parte, através do site mplafer.net

Tanto Águas de Lindóia como Vinhedo ficam na região de Campinas. Primando pela imparcialidade, resolvemos visitar os dois eventos no mesmo dia. De manhã fomos para o circuito das águas e de tarde descemos para a metrópole campineira. Vamos abrir mão de tentar eleger o melhor encontro: a questão principal não é esta.

Este Triumph TR3 de 1959 remete ao filme "La Dolce Vita".
Este Triumph TR3 de 1959 remete ao filme "La Dolce Vita".

O que se viu na sexta-feira, dia 22 de abril, foram dois eventos de primeira grandeza: belos e raros carros antigos e especiais, clima agradável, pessoas atenciosas, ambientes descontraídos e paisagens exuberantes. O verde misturado com os cromados tinha cheiro de saudade trazida por gente de todo o Brasil e de países vizinhos. Não teríamos, mesmo, como eleger um evento que fosse melhor que o outro.

O que nos cabe é colaborar. Nossa sugestão, para os distintos promotores dos encontros de autos antigos de Águas de Lindóia e Vinhedo, é que eles se entendam para fazer um evento em cada semestre. Deste modo, por exemplo, teríamos um grande evento em abril e seis meses depois, em outubro, outro grande evento. O Estado de São Paulo comporta perfeitamente os dois encontros, que poderiam concentrar, novamente, o interesse de todos.

O MG TF Avallone estaciona ao lado de um Jaguar.
O MG TF Avallone estaciona ao lado de um Jaguar.

Será que a FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos - ainda não pensou nisso, ou não quer interferir? Que outra associação teria autoridade para ordenar um calendário nacional neste sentido? Boas perguntas. Quem sabe, no ano que vem, teremos as respostas.

* Jean Tosetto é arquiteto desde 1999 e editor do site mplafer.net desde 2001. É também autor do livro “MP Lafer: a recriação de um ícone” - lançado em 2012.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.