MotorMachine: uma revista para colecionar

Revista MotorMachine: para ler e colecionar.
Revista MotorMachine: para ler e colecionar.

A comunidade de apaixonados por tudo que se move a partir de um motor ganhou uma nova publicação para apreciar. Em março de 2013 a Revista MotorMachine chegou nas casas dos primeiros assinantes, trazendo para o papel uma contra-tendência da mídia tradicional, que está migrando para a Internet, onde sobram sites e blogs sobre qualquer tema.

Para os empreendedores Horacio Zabala, de Timbó, e Sandro Rocha, de Balneário Camboriú, o mercado brasileiro estava carente de um veículo editorial voltado para o entusiasmo latente de uma geração que cresceu sonhando com máquinas que somente agora estão mais acessíveis.

O periódico, que será bimestral, está sendo impresso na Gráfica Gandrei, de Indaial, outra aprazível cidade de Santa Catarina. É a mesma empresa que cuidou da produção do livro "MP Lafer: a recriação de um ícone", cujo contato com o autor Jean Tosetto, no estado de São Paulo, foi possível justamente por intermédio do argentino Horacio Zabala, um fotográfo especialista em imagens automotivas, além de grande admirador do MP Lafer.

Esta aproximação também rendeu o convite de Zabala para que Jean Tosetto se tornasse um dos colaboradores da MotorMachine, através de uma coluna sobre carros antigos. Mas os assuntos da revista vão muito além dos carburadores e da tração traseira dos automóveis do século XX. Temas como aviação, náutica, turismo e indústria também são abordados, em matérias concisas e de fácil leitura.

A primeira edição saiu com 28 páginas, das quais as duas centrais formam um lindo poster. A qualidade das imagens e da diagramação contemporânea também chamam a atenção - o que aumenta a expectativa sobre os próximos números, que merecem ganhar reportagens especiais mais extensas e obviamente mais páginas.

O projeto da MotorMachine só foi possível pois seus editores praticaram a "pisoterapia", percorrendo as cidades do Vale do Itajaí em Santa Catarina em busca de anunciantes que acreditassem na seriedade do trabalho, claramente desenvolvido com muito empenho. Estas empresas tornaram-se verdadeiras patrocinadoras desta iniciativa, cujo retorno certamente será perene, uma vez que a revista, sendo colecionável, será sempre folheada pelo seu público alvo.

A distribuição da MotorMachine é direcionada para o meio automotivo e para entidades correlatas aos temas retratados. A revista pode ser encontrada em diversos pontos de venda de Santa Catarina, mas alcança o Brasil inteiro através das assinaturas. As seis edições anuais custam módicos 30 reais que incluem a postagem. Realmente não há desculpas para não assinar.

Visite o site:
www.MotorMachine.com.br

Encomende o seu exemplar do livro do MP Lafer!

2 comentários:

  1. Caro Jean Tosetto,
    Agradecemos pela crítica minuciosa e completa de nosso material, que constitui um argumento de valor inéstimável em nosso curriculo e altamente motivador para continuar tocando o projeto. A revista acabou indo da idéia para o papel, graças a um grupo dedicado e admirável de pessoas como você.

    O nosso muito obrigado e o abraço de sempre, na alegria de viver,

    Horacio Zabala e Sandro Rocha

    ResponderExcluir
  2. Caros Horacio Zabala e Sandro Rocha,
    Como autor e editor de um livro que considero como um filho, consigo imaginar o que vocês passaram para transformar a MotorMachine em realidade.
    Sei também da importância de algo ser comentado por terceiros e alcançar um público maior. Neste ponto sou muito grato por todos aqueles que dedicaram um tempo para tratar do meu trabalho, e a maneira que tenho para agradecer é fazer o mesmo pelos próximos.
    Desejo muito sucesso para vocês nesta empreitada e que ela seja duradoura. Se o trabalho não fosse bom, ele não seria mencionado aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.